O currículo de matemática no ensino médio finlandês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liao, Tarliz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222160
Resumo: Este artigo intenciona permitir ao leitor tecer informações que viabilizem algumas comparações entre as grades curriculares de matemática finlandesa e brasileira, configuradas enquanto concepções materiais do Currículo. Traz uma reflexão acerca do “quantum” de matemática finlandês e brasileiro, e se este ou aquele é capaz de favorecer uma apropriação cognitiva relevante, que direcione um aluno a estudos posteriores, além do empoderamento do ferramental da linguagem matemática no diálogo crítico com diferentes setores e demandas da sociedade. Indica que o conhecimento matemático que se detém ao longo da escolaridade pré-universitária finlandesa se torna além daquele exigido nas testagens em larga escala e em especial, o PISA. E discorre ainda sobre o projeto finlandês de um desenvolvimento educacional eficaz que se promoveu junto a diversos fatores, como o apoio e envolvimento de pais de alunos, nos contextos sociais e culturais de aprendizagem, no respeito e a valorização docente pela Sociedade, entre outros.
id UFRGS-2_d5c00d4edc3cd5145846d6d8baa0f128
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222160
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Liao, TarlizDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:28:49Z20152238-2380http://hdl.handle.net/10183/222160000992628Este artigo intenciona permitir ao leitor tecer informações que viabilizem algumas comparações entre as grades curriculares de matemática finlandesa e brasileira, configuradas enquanto concepções materiais do Currículo. Traz uma reflexão acerca do “quantum” de matemática finlandês e brasileiro, e se este ou aquele é capaz de favorecer uma apropriação cognitiva relevante, que direcione um aluno a estudos posteriores, além do empoderamento do ferramental da linguagem matemática no diálogo crítico com diferentes setores e demandas da sociedade. Indica que o conhecimento matemático que se detém ao longo da escolaridade pré-universitária finlandesa se torna além daquele exigido nas testagens em larga escala e em especial, o PISA. E discorre ainda sobre o projeto finlandês de um desenvolvimento educacional eficaz que se promoveu junto a diversos fatores, como o apoio e envolvimento de pais de alunos, nos contextos sociais e culturais de aprendizagem, no respeito e a valorização docente pela Sociedade, entre outros.This article intends to allow the reader to weave information that enable some comparisons between Finnish and Brazilian curricula of mathematics, configured as material conceptions of Curriculum. Brings a reflection on the "quantum" of Finnish mathematics and Brazilian, and if this or that is able to foster relevant cognitive appropriation, which direct a student to further studies, in addition to the empowerment of the tools of mathematical language in critical dialogue with different sectors and demands of society. It indicates that the mathematical knowledge that stops along the Finnish pre-university education becomes beyond that required in testings on a large scale and in particular the PISA. And talks still on Finnish design an effective educational development that promoted next to several factors, such as support and involvement of parents of students in the social and cultural contexts of learning, respect and teacher appreciation by the Company, among others.application/pdfporRevista de Educação, Ciências e Matemática [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 117-128Educação MatemáticaCurrículo escolarEnsino médioFinlândiaMath educationSchool curriculumHigh schoolO currículo de matemática no ensino médio finlandêsMathematic curriculum in finnish secondary education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992628.pdf.txt000992628.pdf.txtExtracted Texttext/plain35135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222160/2/000992628.pdf.txt8e49972b190fe364631bde6b47be6e3dMD52ORIGINAL000992628.pdfTexto completoapplication/pdf264921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222160/1/000992628.pdfe360a1a45145e85695c3ca983cc742f9MD5110183/2221602021-08-18 04:39:05.078533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:39:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo de matemática no ensino médio finlandês
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematic curriculum in finnish secondary education
title O currículo de matemática no ensino médio finlandês
spellingShingle O currículo de matemática no ensino médio finlandês
Liao, Tarliz
Educação Matemática
Currículo escolar
Ensino médio
Finlândia
Math education
School curriculum
High school
title_short O currículo de matemática no ensino médio finlandês
title_full O currículo de matemática no ensino médio finlandês
title_fullStr O currículo de matemática no ensino médio finlandês
title_full_unstemmed O currículo de matemática no ensino médio finlandês
title_sort O currículo de matemática no ensino médio finlandês
author Liao, Tarliz
author_facet Liao, Tarliz
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liao, Tarliz
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Currículo escolar
Ensino médio
Finlândia
topic Educação Matemática
Currículo escolar
Ensino médio
Finlândia
Math education
School curriculum
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Math education
School curriculum
High school
description Este artigo intenciona permitir ao leitor tecer informações que viabilizem algumas comparações entre as grades curriculares de matemática finlandesa e brasileira, configuradas enquanto concepções materiais do Currículo. Traz uma reflexão acerca do “quantum” de matemática finlandês e brasileiro, e se este ou aquele é capaz de favorecer uma apropriação cognitiva relevante, que direcione um aluno a estudos posteriores, além do empoderamento do ferramental da linguagem matemática no diálogo crítico com diferentes setores e demandas da sociedade. Indica que o conhecimento matemático que se detém ao longo da escolaridade pré-universitária finlandesa se torna além daquele exigido nas testagens em larga escala e em especial, o PISA. E discorre ainda sobre o projeto finlandês de um desenvolvimento educacional eficaz que se promoveu junto a diversos fatores, como o apoio e envolvimento de pais de alunos, nos contextos sociais e culturais de aprendizagem, no respeito e a valorização docente pela Sociedade, entre outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T04:28:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222160
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-2380
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992628
identifier_str_mv 2238-2380
000992628
url http://hdl.handle.net/10183/222160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Educação, Ciências e Matemática [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 117-128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222160/2/000992628.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222160/1/000992628.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e49972b190fe364631bde6b47be6e3d
e360a1a45145e85695c3ca983cc742f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020559589376