Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem : fortalecendo a aprendizagem
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264410 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019. Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura, processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística para a organização dos materiais e simuladores. Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os docentes. |
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Vaccari, AlessandraFarias, Gabriela FigueiredoPorto, Débora Schimitt2023-09-12T03:33:58Z20200102-6933http://hdl.handle.net/10183/264410001114587Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019. Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura, processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística para a organização dos materiais e simuladores. Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os docentes.Objective: To describe the experience of implementing a lesson plan model for skills training as a learning tool in undergraduate nursing. Method: An experience report on the implementation of a structured plan model for skills training in a nursing laboratory at a public university in southern Brazil. The activities were developed between May/2018 and April/2019. Results: The implementation process was divided into stages: literature review, work process, division of tasks, validation, pilot test, reformulation, dissemination and use. There was a growing link between professors and the laboratory staff regarding planning and management of classes, as well as the improvement of logistics for the organization of materials and simulators. Conclusion: The implementation of lesson plans represented an important contribution to the qualification of the teaching and learning process for students and professors.Objetivo: Describir la experiencia de implementación de un modelo de planes de clase para la capacitación de habilidades como herramienta de aprendizaje en la graduación en enfermería. Método: informe de experiencia sobre la implementación de un modelo de planes de clase estructurado para la capacitación de habilidades en un laboratorio de enfermería en una universidad pública del sur de Brasil. Las actividades se desarrollaron entre mayo/2018 y abril/2019. Resultados: El proceso de implementación se dividió en etapas: revisión de la literatura, proceso de trabajo, división de tareas, validación, prueba piloto, reformulación, divulgación y utilización. Se observó una creciente conexión entre los docentes y el equipo del laboratorio en relación a la planificación y gestión de las clases, así como el perfeccionamiento de la logística para la organización de los materiales y simuladores. Conclusión: La implementación del plan de clase representó una importante contribución en la calificación del proceso de enseñanza y aprendizaje para los estudiantes y los profesores.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Vol. 41, n. esp. (2020), e20190174SimulaçãoDestreza motoraMateriais de ensinoTecnologia educacionalEducação em enfermagemEducação superiorSimulationMotor skillsTeaching materialsEducational technologyNursing educationHigher educationSimulaciónDestreza motoraMateriales de enseñanzaTecnología educacionalEducación en enfermeríaEducación superiorImplementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem : fortalecendo a aprendizagemImplementation of a lesson plan model in the nursing laboratory : strengthening learningImplementación de un modelo para planes de clase en el laboratorio de enfermería : fortalecer el aprendizajeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114587.pdf.txt001114587.pdf.txtExtracted Texttext/plain23541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264410/2/001114587.pdf.txt01caf06c7aeebfb74e371e6058ecd43eMD52ORIGINAL001114587.pdfTexto completoapplication/pdf364027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264410/1/001114587.pdf0a617388113bff5b03f90deb9ac9adc6MD5110183/2644102023-09-13 03:30:45.251664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:30:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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