Rádio Guaíba: a reformatação da emissora entre 2014 e 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157369 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações no formato da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, entre o segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2016, durante a gestão de Nando Gross na gerência de Jornalismo da emissora. São vistos aspectos da programação da rádio no período e analisados os reflexos na construção de uma identidade da estação. Para tal, toma-se como base a economia política da comunicação, a partir de Mosco (1998). No caso específico da indústria cultural representada pelo rádio, conforme Bolaño (2012), Ferraretto (2012) e Brittos (2002), utilizam-se conceitos e proposições de Ferraretto (2014). A metodologia utilizada é a histórica, desenvolvida através do método bibliográfico, no levantamento de informações referentes ao período estudado; e de história oral e entrevistas em profundidade para os depoimentos de profissionais envolvidos na implantação do modelo em questão. A partir da chegada de Nando Gross à gerência da Guaíba, a rádio passou a adotar uma série de ações, cujos reflexos mostram uma readequação do formato da emissora dentro do segmento jornalístico, com mudanças na programação, na plástica sonora e nos recursos humanos da rádio. |
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Chagas, Gustavo MonteiroFerraretto, Luiz Artur2017-05-04T02:37:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/157369001013343O presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações no formato da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, entre o segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2016, durante a gestão de Nando Gross na gerência de Jornalismo da emissora. São vistos aspectos da programação da rádio no período e analisados os reflexos na construção de uma identidade da estação. Para tal, toma-se como base a economia política da comunicação, a partir de Mosco (1998). No caso específico da indústria cultural representada pelo rádio, conforme Bolaño (2012), Ferraretto (2012) e Brittos (2002), utilizam-se conceitos e proposições de Ferraretto (2014). A metodologia utilizada é a histórica, desenvolvida através do método bibliográfico, no levantamento de informações referentes ao período estudado; e de história oral e entrevistas em profundidade para os depoimentos de profissionais envolvidos na implantação do modelo em questão. A partir da chegada de Nando Gross à gerência da Guaíba, a rádio passou a adotar uma série de ações, cujos reflexos mostram uma readequação do formato da emissora dentro do segmento jornalístico, com mudanças na programação, na plástica sonora e nos recursos humanos da rádio.This paper aims to study the changes in the format of Radio Guaíba, from Porto Alegre, between the second half of 2014 and the second half of 2016, during the Nando Gross’ term in the station’s journalism management. Are seen aspects of the radio's programming in the period and analyzed the reflexes in the construction of an identity. For this, will be taken as basis the political economy of communication from Mosco (1998). In the specific case of the cultural industry represented by the radio, according to Bolaño (2012), Ferraretto (2012) and Brittos (2002), are used concepts and propositions of Ferraretto (2014). The methodology used is the historical one, developed through the bibliographic method, in the collection of information regarding the studied period; And oral history and in-depth interviews for the statements of professionals involved in the implementation of the model in question. Since the arrival of Nando Gross to the management of Guaíba, the radio has adopted a series of actions, which reflect a readjustment of the format of the radio station within the journalistic segment, with changes in programming, sound and human resources of the radio.application/pdfporRádio (Comunicação)Rádio GuaíbaRadiojournalismRadio historyPolitical economy of communicationRadio formatRádio GuaíbaRádio Guaíba: a reformatação da emissora entre 2014 e 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013343.pdf001013343.pdfTexto completoapplication/pdf1517405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157369/1/001013343.pdf8bd93665aea3da0e6090fa961f3cd397MD51TEXT001013343.pdf.txt001013343.pdf.txtExtracted Texttext/plain247594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157369/2/001013343.pdf.txt7e37d9e622ea242a7a9e2ce5e8b8d94dMD5210183/1573692018-06-07 02:32:38.547484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157369Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-06-07T05:32:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações no formato da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, entre o segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2016, durante a gestão de Nando Gross na gerência de Jornalismo da emissora. São vistos aspectos da programação da rádio no período e analisados os reflexos na construção de uma identidade da estação. Para tal, toma-se como base a economia política da comunicação, a partir de Mosco (1998). No caso específico da indústria cultural representada pelo rádio, conforme Bolaño (2012), Ferraretto (2012) e Brittos (2002), utilizam-se conceitos e proposições de Ferraretto (2014). A metodologia utilizada é a histórica, desenvolvida através do método bibliográfico, no levantamento de informações referentes ao período estudado; e de história oral e entrevistas em profundidade para os depoimentos de profissionais envolvidos na implantação do modelo em questão. A partir da chegada de Nando Gross à gerência da Guaíba, a rádio passou a adotar uma série de ações, cujos reflexos mostram uma readequação do formato da emissora dentro do segmento jornalístico, com mudanças na programação, na plástica sonora e nos recursos humanos da rádio. |
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