Rádio Guaíba: a reformatação da emissora entre 2014 e 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Gustavo Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157369
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações no formato da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, entre o segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2016, durante a gestão de Nando Gross na gerência de Jornalismo da emissora. São vistos aspectos da programação da rádio no período e analisados os reflexos na construção de uma identidade da estação. Para tal, toma-se como base a economia política da comunicação, a partir de Mosco (1998). No caso específico da indústria cultural representada pelo rádio, conforme Bolaño (2012), Ferraretto (2012) e Brittos (2002), utilizam-se conceitos e proposições de Ferraretto (2014). A metodologia utilizada é a histórica, desenvolvida através do método bibliográfico, no levantamento de informações referentes ao período estudado; e de história oral e entrevistas em profundidade para os depoimentos de profissionais envolvidos na implantação do modelo em questão. A partir da chegada de Nando Gross à gerência da Guaíba, a rádio passou a adotar uma série de ações, cujos reflexos mostram uma readequação do formato da emissora dentro do segmento jornalístico, com mudanças na programação, na plástica sonora e nos recursos humanos da rádio.
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