Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200411 |
Resumo: | Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do marketing na divulgação desse novo produto. Por fim, comparamos duas rádios que possuem programação diária, além das transmissões dos jogos: Rádio Colorada, que é do Internacional, e Rádio CAP, que é do Athletico Paranaense. Para isso, foram feitas entrevistas com profissionais que trabalham nesses veículos e escutas de todos os programas. |
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Mello, Lucas dos SantosDeus, Sandra de Fatima Batista de2019-10-10T03:50:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/200411001101404Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do marketing na divulgação desse novo produto. Por fim, comparamos duas rádios que possuem programação diária, além das transmissões dos jogos: Rádio Colorada, que é do Internacional, e Rádio CAP, que é do Athletico Paranaense. Para isso, foram feitas entrevistas com profissionais que trabalham nesses veículos e escutas de todos os programas.This monograph studies a new vehicle that has been gaining space in the journalistic market in recent years in Brazilian football: the official radios of the clubs. The cut used to analyze them is the teams that competed in the Brazilian Championship Series A in 2018. Through research, we seek to bring data about the associations that have this vehicle to retain the fan - in addition to the digital ranking of these teams. In addition, with theoretical basis, we analyze the great role of marketing in the dissemination of this new product. Finally, we compare two radios that have daily programming, in addition to the broadcasts of the games: Radio Colorada, which belongs to Internacional, and Radio CAP, which belongs to Athletico Paranaense. For this, interviews were conducted with professionals working on these vehicles and listening to all programs.application/pdfporJornalismo esportivoRadiojornalismoSports journalismRadioFootball clubsBrazilian 2018MarketingRadio ColoradaCAP RadioClubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101404.pdf.txt001101404.pdf.txtExtracted Texttext/plain128598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200411/2/001101404.pdf.txt39d314138e574366e7203ca3eff65d87MD52ORIGINAL001101404.pdfTexto completoapplication/pdf545550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200411/1/001101404.pdf5094b13e492abd275244e0f32794df4cMD5110183/2004112019-10-11 03:55:27.7888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200411Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-10-11T06:55:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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