Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Lucas dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200411
Resumo: Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do marketing na divulgação desse novo produto. Por fim, comparamos duas rádios que possuem programação diária, além das transmissões dos jogos: Rádio Colorada, que é do Internacional, e Rádio CAP, que é do Athletico Paranaense. Para isso, foram feitas entrevistas com profissionais que trabalham nesses veículos e escutas de todos os programas.
id UFRGS-2_d6cb204d91dcbec03f63397148139612
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200411
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Lucas dos SantosDeus, Sandra de Fatima Batista de2019-10-10T03:50:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/200411001101404Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do marketing na divulgação desse novo produto. Por fim, comparamos duas rádios que possuem programação diária, além das transmissões dos jogos: Rádio Colorada, que é do Internacional, e Rádio CAP, que é do Athletico Paranaense. Para isso, foram feitas entrevistas com profissionais que trabalham nesses veículos e escutas de todos os programas.This monograph studies a new vehicle that has been gaining space in the journalistic market in recent years in Brazilian football: the official radios of the clubs. The cut used to analyze them is the teams that competed in the Brazilian Championship Series A in 2018. Through research, we seek to bring data about the associations that have this vehicle to retain the fan - in addition to the digital ranking of these teams. In addition, with theoretical basis, we analyze the great role of marketing in the dissemination of this new product. Finally, we compare two radios that have daily programming, in addition to the broadcasts of the games: Radio Colorada, which belongs to Internacional, and Radio CAP, which belongs to Athletico Paranaense. For this, interviews were conducted with professionals working on these vehicles and listening to all programs.application/pdfporJornalismo esportivoRadiojornalismoSports journalismRadioFootball clubsBrazilian 2018MarketingRadio ColoradaCAP RadioClubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101404.pdf.txt001101404.pdf.txtExtracted Texttext/plain128598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200411/2/001101404.pdf.txt39d314138e574366e7203ca3eff65d87MD52ORIGINAL001101404.pdfTexto completoapplication/pdf545550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200411/1/001101404.pdf5094b13e492abd275244e0f32794df4cMD5110183/2004112019-10-11 03:55:27.7888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200411Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-10-11T06:55:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
title Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
spellingShingle Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
Mello, Lucas dos Santos
Jornalismo esportivo
Radiojornalismo
Sports journalism
Radio
Football clubs
Brazilian 2018
Marketing
Radio Colorada
CAP Radio
title_short Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
title_full Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
title_fullStr Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
title_full_unstemmed Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
title_sort Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
author Mello, Lucas dos Santos
author_facet Mello, Lucas dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Lucas dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo esportivo
Radiojornalismo
topic Jornalismo esportivo
Radiojornalismo
Sports journalism
Radio
Football clubs
Brazilian 2018
Marketing
Radio Colorada
CAP Radio
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports journalism
Radio
Football clubs
Brazilian 2018
Marketing
Radio Colorada
CAP Radio
description Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do marketing na divulgação desse novo produto. Por fim, comparamos duas rádios que possuem programação diária, além das transmissões dos jogos: Rádio Colorada, que é do Internacional, e Rádio CAP, que é do Athletico Paranaense. Para isso, foram feitas entrevistas com profissionais que trabalham nesses veículos e escutas de todos os programas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T03:50:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200411
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101404
url http://hdl.handle.net/10183/200411
identifier_str_mv 001101404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200411/2/001101404.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200411/1/001101404.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39d314138e574366e7203ca3eff65d87
5094b13e492abd275244e0f32794df4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824426910474567680