O Nuevo Cine Latinoamericano, de 1958 a 1977, sob a lente decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brundo, Clara Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275751
Resumo: Este trabalho tem como tema o Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), projeto que inicia em meados dos anos 1950 e consolida-se na década seguinte. Sendo um movimento influenciado pelas insurgências do Terceiro Mundo, a pergunta que norteia a pesquisa é: o projeto do NCL, entre 1958 e 1977, foi um movimento de resistência em uma tentativa de firmar uma identidade regional anti-imperialista? Nesse sentido, o objetivo é investigar a identidade decolonial do movimento, a fim de compreender de que modo esses aspectos contra-hegemônicos foram expressados, não apenas pelas produções cinematográficas lançadas na época, mas principalmente através dos manifestos dos próprios cineastas — com um foco nos argentinos Fernando Birri, Octavio Getino e Fernando Solanas e no brasileiro Glauber Rocha. Para tal, a pesquisa adota como metodologia a revisão de literatura de caráter qualitativo, utilizando autores que discorrem sobre esse período da história do cinema latino-americano. Além disso, é feita uma análise de discurso a partir dos manifestos e declarações selecionados, produzidos pelos protagonistas do projeto. A partir da revisão e da análise dos documentos, entendeu-se que o NCL foi essencial para o surgimento de um cinema com identidade latino-americana que denunciasse a realidade social e política nos países. Ao mesmo tempo, verificou-se que o projeto possuía limitações e enfrentou dificuldades de alcançar o grande público, tanto pelo cenário de instabilidade e repressão política quanto pelas estratégias e linguagens utilizadas.
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