A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Débora dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256907
Resumo: As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e podem auxiliar nos processos de ensino nas várias modalidades disponíveis, como o ensino híbrido, que foi adotado por diversas instituições de ensino com o surgimento da pandemia de coronavírus. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, analisando a gamificação como proposta metodológica no processo de ensino contemporâneo de Biologia no Ensino Médio. Buscou-se avaliar como este tipo de metodologia de ensino pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e engajamento dos estudantes do Ensino Médio. Para este fim utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como método de análise de dados do tipo análise de conteúdo refletindo e descrevendo sobre conteúdos da área de ensino que desenvolveram pesquisas sobre as aulas de Biologia neste nível educacional e relataram as contribuições da gamificação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O método de revisão integrativa permite incluir pesquisas experimentais e não experimentais, obtendo a combinação de dados empíricos e teóricos que podem direcionar à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. Desta forma, como resultados do estudo podemos relatar que a gamificação como metodologia ativa para o Ensino de Biologia constitui uma ferramenta eficaz visto que os alunos mostram-se muito mais engajados e motivados no processo de aprendizagem dos conteúdos desta disciplina.
id UFRGS-2_d72ac401499eae5d22af06fe0b8911c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitz, Débora dos SantosMotta, Amanda de Souza daPittol, Michele2023-04-12T03:25:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/256907001160416As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e podem auxiliar nos processos de ensino nas várias modalidades disponíveis, como o ensino híbrido, que foi adotado por diversas instituições de ensino com o surgimento da pandemia de coronavírus. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, analisando a gamificação como proposta metodológica no processo de ensino contemporâneo de Biologia no Ensino Médio. Buscou-se avaliar como este tipo de metodologia de ensino pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e engajamento dos estudantes do Ensino Médio. Para este fim utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como método de análise de dados do tipo análise de conteúdo refletindo e descrevendo sobre conteúdos da área de ensino que desenvolveram pesquisas sobre as aulas de Biologia neste nível educacional e relataram as contribuições da gamificação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O método de revisão integrativa permite incluir pesquisas experimentais e não experimentais, obtendo a combinação de dados empíricos e teóricos que podem direcionar à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. Desta forma, como resultados do estudo podemos relatar que a gamificação como metodologia ativa para o Ensino de Biologia constitui uma ferramenta eficaz visto que os alunos mostram-se muito mais engajados e motivados no processo de aprendizagem dos conteúdos desta disciplina.Digital technologies are part of the daily lives of most people and can help in teaching processes in the various available modalities, such as hybrid teaching, which was adopted by several educational institutions with the emergence of the coronavirus pandemic. The general objective of this work was to carry out a bibliographical review, analyzing gamification as a methodological proposal in the contemporary teaching process of Biology in High School. We sought to assess how this type of teaching methodology can help in the teaching-learning process and the engagement of high school students. For this purpose, bibliographic research was used as a method of data analysis of the content analysis type reflecting and describing the contents of the teaching area that developed research on Biology classes at this educational level and reported the contributions of gamification in improving the teaching-learning process. The integrative review method allows for the inclusion of experimental and non-experimental research, obtaining a combination of empirical and theoretical data that can lead to the definition of concepts, identification of gaps in the areas of study, review of theories and methodological analysis of studies on a given topic. Thus, as a result of the study, we can report that gamification as an active methodology for teaching Biology is an effective tool since students are much more engaged and motivated in the process of learning the contents of this discipline.application/pdfporGamificaçãoBiologiaEnsinoGamificationTeachingBiologyA metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográficaActive gamification methodology in Biology teaching : a bibliographic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160416.pdf.txt001160416.pdf.txtExtracted Texttext/plain31780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256907/2/001160416.pdf.txt24da83cdd2bae7f5d6546f536f7c2f34MD52ORIGINAL001160416.pdfTexto completoapplication/pdf461856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256907/1/001160416.pdff69056bb4b0cf91a5a26435237c4bf87MD5110183/2569072023-08-03 03:33:29.120445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Active gamification methodology in Biology teaching : a bibliographic review
title A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
spellingShingle A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
Schmitz, Débora dos Santos
Gamificação
Biologia
Ensino
Gamification
Teaching
Biology
title_short A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
title_full A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
title_fullStr A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
title_sort A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica
author Schmitz, Débora dos Santos
author_facet Schmitz, Débora dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Débora dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Amanda de Souza da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pittol, Michele
contributor_str_mv Motta, Amanda de Souza da
Pittol, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Biologia
Ensino
topic Gamificação
Biologia
Ensino
Gamification
Teaching
Biology
dc.subject.eng.fl_str_mv Gamification
Teaching
Biology
description As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e podem auxiliar nos processos de ensino nas várias modalidades disponíveis, como o ensino híbrido, que foi adotado por diversas instituições de ensino com o surgimento da pandemia de coronavírus. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, analisando a gamificação como proposta metodológica no processo de ensino contemporâneo de Biologia no Ensino Médio. Buscou-se avaliar como este tipo de metodologia de ensino pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e engajamento dos estudantes do Ensino Médio. Para este fim utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como método de análise de dados do tipo análise de conteúdo refletindo e descrevendo sobre conteúdos da área de ensino que desenvolveram pesquisas sobre as aulas de Biologia neste nível educacional e relataram as contribuições da gamificação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O método de revisão integrativa permite incluir pesquisas experimentais e não experimentais, obtendo a combinação de dados empíricos e teóricos que podem direcionar à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. Desta forma, como resultados do estudo podemos relatar que a gamificação como metodologia ativa para o Ensino de Biologia constitui uma ferramenta eficaz visto que os alunos mostram-se muito mais engajados e motivados no processo de aprendizagem dos conteúdos desta disciplina.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160416
url http://hdl.handle.net/10183/256907
identifier_str_mv 001160416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256907/2/001160416.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256907/1/001160416.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24da83cdd2bae7f5d6546f536f7c2f34
f69056bb4b0cf91a5a26435237c4bf87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224656777117696