Estimativa do custo de capital próprio para empresas do mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Hugo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235760
Resumo: Buscou-se por meio deste estudo, verificar se os dois fatores adicionados no Three Factor Model Model (FAMA et al., 1995) deveriam adicionados ao CAPM (SHARPE, 1964) para a definição do custo de capital próprio de empresas brasileiras. O CAPM é o método mais utilizado para a definição do custo de capital próprio, porém, foi comprovado no mercado dos Estados Unidos que os fatores tamanho e o índice BE/ME são representativos para o modelo. Neste contexto, buscou-se testar os mesmos dois fatores para o Brasil. Com esse objetivo foi realizada uma série de análises estatísticas dos dados da bolsa brasileira, avaliando se os retornos não explicados pelo CAPM tem correlação com os fatores propostos no Three Factor Model. O mercado de capitais brasileiro se mostrou pouco maduro nas análises, tanto no que tange a quantidade de informações, quanto na coerência e relevância estatística dos resultados apresentados, sendo mais vantajoso utilizar dados de mercados mais desenvolvidos e maduros para a análise e definição do custo de capital próprio. Ainda, foram identificados padrões opostos aos propostos no Three Factor Model, como a relação entre retorno e tamanho. Fatores levantados por Neto et al. (2008) e Sanvitto (2017) podem ajudar a explicar a correlação evidenciada, como a volatilidade, a burocracia e a baixa liberdade do ambiente de negócios brasileiro, além da imaturidade do mercado. Assim, torna-se relevante analisar as particularidades do mercado sob análise ao definir os parâmetros do custo de capital de uma empresa.
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