Potencialidades do Scratch para a aprendizagem de geometria analítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270508 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica, sob um viés da teoria construcionista. As atividades práticas foram realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para responder a pergunta “Quais as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica sob uma perspectiva construcionista?” adotamos o paradigma qualitativo de metodologia, e analisamos os dados apoiados na teoria do Construcionismo de Seymour Papert (1994) e na aprendizagem criativa de Mitchel Resnick (2007). Com esta pesquisa, fomos capazes de evidenciar como a construção de animações e jogos com Scratch pode proporcionar momentos de aprendizagem sobre conceitos de geometria analítica. |
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Veloso, Bruno ScarattiStormowski, Vandoir2023-12-23T03:28:04Z2023http://hdl.handle.net/10183/270508001189648Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica, sob um viés da teoria construcionista. As atividades práticas foram realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para responder a pergunta “Quais as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica sob uma perspectiva construcionista?” adotamos o paradigma qualitativo de metodologia, e analisamos os dados apoiados na teoria do Construcionismo de Seymour Papert (1994) e na aprendizagem criativa de Mitchel Resnick (2007). Com esta pesquisa, fomos capazes de evidenciar como a construção de animações e jogos com Scratch pode proporcionar momentos de aprendizagem sobre conceitos de geometria analítica.The purpose of this work is to investigate the potential of Scratch to the learning of analytic geometry, under the view of constructionism theory. The practical activities were applied with students from the third grade of the high school, at a municipal school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. To answer the guiding question "What are the potentialities of Scratch in learning analytic geometry under the perspective of Constructionism theory?" We choose the qualitative bias of methodology, and analyze the data based on the Constructionism theory of Seymour Papert (1985) and in Creativity Learning from Mitchel Resnick (2007). With this research, we were able to demonstrate how the construction of animations and games in Scratch can provide moments of learning of analytic geometry concepts.application/pdfporGeometria analíticaConstrucionismoAprendizagem da matemáticaScratchAnalytic geometryConstructionismMathematical learningPotencialidades do Scratch para a aprendizagem de geometria analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189648.pdf.txt001189648.pdf.txtExtracted Texttext/plain95153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270508/2/001189648.pdf.txt4e88a9475c4f8e0a5125a85c1926ae43MD52ORIGINAL001189648.pdfTexto completoapplication/pdf1803745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270508/1/001189648.pdf48db2a20f711e01992ec68f0ee2f0868MD5110183/2705082024-01-27 06:00:32.86846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:00:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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