Potencialidades do Scratch para a aprendizagem de geometria analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Bruno Scaratti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270508
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica, sob um viés da teoria construcionista. As atividades práticas foram realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para responder a pergunta “Quais as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica sob uma perspectiva construcionista?” adotamos o paradigma qualitativo de metodologia, e analisamos os dados apoiados na teoria do Construcionismo de Seymour Papert (1994) e na aprendizagem criativa de Mitchel Resnick (2007). Com esta pesquisa, fomos capazes de evidenciar como a construção de animações e jogos com Scratch pode proporcionar momentos de aprendizagem sobre conceitos de geometria analítica.
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