Os valores civilizatórios afro-brasileiros e o jogo mancala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ernani Luiz Vittorazzi de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199279
Resumo: Para realização desta pesquisa construo um percurso de inserção numa comunidade quilombola apresentando a Mancala, jogo ancestral do continente africano e que é repleto de símbolos que referem saberes e fazeres desses povos, aos jovens educandos presentes daquele coletivo. A Mancala demanda do jogador a construção de fundamentos matemáticos para a elaboração de jogadas que resultem em vantagem para si, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e oportunizando uma atividade criativa e lúdica. Esta monografia recupera algumas lutas do Movimento Negro visando valorizar a obrigatoriedade da inserção no Ensino Fundamental e Médio de temas relacionados com a história e cultura da África. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa do tipo Participante que visou responder como o jogo Mancala pode ser utilizado como recurso pedagógico para instigar a reflexão sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros, e quais desses valores são percebidos pelos educandos. Concluo que os jovens se envolveram na ação desenvolvida refletindo e encontrando as conexões entre a Mancala e os valores civilizatórios, e que a inserção se configura como uma oportunidade de ação educativa que visa contribuir com a formação para um mundo menos desigual.
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