Qualificação de monitores de telecentros Porto Alegre : uma análise da experiência realizada pela FABICO/UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67823 |
Resumo: | O trabalho aborda a percepção dos monitores dos Telecentros Comunitários de Porto Alegre sobre o curso oferecido a eles em 2002, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (PROCEMPA). Descreve a importância dos projetos de inclusão digital diante da realidade brasileira, enfatizando os telecentros comunitários como uma das iniciativas de combate à brecha digital. Explica o programa Sampa.org iniciado e desenvolvido com a comunidade carente de Capão Redondo de São Paulo e o programa de Telecentros Porto Alegre (TC-POA). Justifica e explica o uso de software livre nos projetos de inclusão digital, no caso do seu uso no Sampa.org e TC-POA. Comenta a importância das atividades que os monitores desenvolveram junto aos telecentros, seu papel de mediação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com a comunidade desprovida de informações e a necessidade de qualificação dos monitores diante o uso das TICs. Comenta e explica os módulos de Gestão de Serviços para Qualidade, Informação em Rede e Produção de Conteúdo Informacional do curso que a FABICO organizou. Explica a importância do monitor ser da própria comunidade para trabalhar no telecentro. A metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram levantados através de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas, transcritas e analisadas. Através da análise de conteúdo dessas entrevistas pode-se perceber que os ex-alunos despertaram maior interesse pelos módulos do curso que iam além da tecnologia, tratando também dos aspectos sociais. Como resultado desse estudo foi possível perceber os conhecimentos que os monitores adquiriram antes e depois da realização do curso. Verifica a contribuição que cada monitor ofereceu a comunidade na hora de esclarecer e explicar as dúvidas destes sobre o uso das TICs. Aborda qual dos ex-alunos do curso de qualificação continuam exercendo as atividades de monitor e quais trocaram de atividade e se esta envolve algum conhecimento adquirido no curso. Identifica o motivo da desistência dos ex-alunos nas atividades dos telecentros e a falta de políticas que preservem o funcionamento dos telecentros. Investiga o quanto cada monitor conseguiu se inserir no mundo digital após a realização do curso de qualificação. |
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Coelho, Fabiana AlvesCaregnato, Sonia ElisaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2013-03-20T01:42:38Z2004http://hdl.handle.net/10183/67823000550136O trabalho aborda a percepção dos monitores dos Telecentros Comunitários de Porto Alegre sobre o curso oferecido a eles em 2002, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (PROCEMPA). Descreve a importância dos projetos de inclusão digital diante da realidade brasileira, enfatizando os telecentros comunitários como uma das iniciativas de combate à brecha digital. Explica o programa Sampa.org iniciado e desenvolvido com a comunidade carente de Capão Redondo de São Paulo e o programa de Telecentros Porto Alegre (TC-POA). Justifica e explica o uso de software livre nos projetos de inclusão digital, no caso do seu uso no Sampa.org e TC-POA. Comenta a importância das atividades que os monitores desenvolveram junto aos telecentros, seu papel de mediação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com a comunidade desprovida de informações e a necessidade de qualificação dos monitores diante o uso das TICs. Comenta e explica os módulos de Gestão de Serviços para Qualidade, Informação em Rede e Produção de Conteúdo Informacional do curso que a FABICO organizou. Explica a importância do monitor ser da própria comunidade para trabalhar no telecentro. A metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram levantados através de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas, transcritas e analisadas. Através da análise de conteúdo dessas entrevistas pode-se perceber que os ex-alunos despertaram maior interesse pelos módulos do curso que iam além da tecnologia, tratando também dos aspectos sociais. Como resultado desse estudo foi possível perceber os conhecimentos que os monitores adquiriram antes e depois da realização do curso. Verifica a contribuição que cada monitor ofereceu a comunidade na hora de esclarecer e explicar as dúvidas destes sobre o uso das TICs. Aborda qual dos ex-alunos do curso de qualificação continuam exercendo as atividades de monitor e quais trocaram de atividade e se esta envolve algum conhecimento adquirido no curso. Identifica o motivo da desistência dos ex-alunos nas atividades dos telecentros e a falta de políticas que preservem o funcionamento dos telecentros. Investiga o quanto cada monitor conseguiu se inserir no mundo digital após a realização do curso de qualificação.The work approaches the perception of the monitors of the Communitarian of the Telecenters of Porto Alegre on the offered course they in 2002, for the College of Biblioteconomia and Comunicação (FABICO) of the Federal University of the Rio Grande Do Sul (UFRGS) in partnership with the Company of Data Processing of the City of Porto Alegre (PROCEMPA). Describes the importance of the projects of digital inclusion It ahead Brazilian reality, emphasizing the Communitaries Telecenters as one of the initiatives of combat to the digital breach. It explains the Sampa.org program initiated and developed with the devoid community of Capão Redondo of São Paulo and the program of Telecenters Porto Alegre (Tc-poa). It justifies and it explains the use of free software in the projects of digital inclusion, in the case of its use in the Sampa.org and Tc-poa. It comments the importance of the activities that the monitors had developed together to the telecenters, its paper of mediation ahead enters the Technologies of Information and Communication (TICs) with the community unprovided of information and the necessity of qualification of the monitors of relation the TICs. It comments and it explains the modules of Management of Services for Quality, Information in Net and Production of Informacional Content of the course that the FABICO organized. It explains the importance of the monitor to be of the proper community to work in telecenter. The used methodology for the development of the work was to the exploratory research, characterizing the data raised through half-structuralized interview, it is that had been recorded, transcribing and analyzed. Through the analysis of content of these interviews it can be perceived that the former-pupils manifested bigger interest for the modules of the course that went beyond the technology, also dealt with the social aspects. As result of this study was possible to perceive the knowledge that the monitors had acquired before and after the accomplishment of the course. It verifiesthe contribution that each monitor offered the community in the hour to clarify and to explain the doubts of these on the use of TICs. It approaches which of the formerpupils of the qualification course continue exerting the activities of monitor and which had changed of activity and if this involves some knowledge acquired in the course and the reason of the desistance of the former-pupils in the activities of the telecenters. The work evidences the lack of politics that preserve the functioning of the telecenters. It investigates how much each monitor obtained to after insert in the digital world, the accomplishment of the qualification course.application/pdfporSistema de informaçãoTelecentros comunitáriosTecnologia da informaçãoTelecenterDigital inclusionCourse of qualification of monitorsQualificação de monitores de telecentros Porto Alegre : uma análise da experiência realizada pela FABICO/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550136.pdf000550136.pdfTexto completoapplication/pdf350103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67823/1/000550136.pdf5570c86915a997bf46e863446777533fMD51TEXT000550136.pdf.txt000550136.pdf.txtExtracted Texttext/plain100073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67823/2/000550136.pdf.txt230f0812b874d0744a261328225eac91MD52THUMBNAIL000550136.pdf.jpg000550136.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67823/3/000550136.pdf.jpg2f057b706861c04bfbbfa1d8445daf00MD5310183/678232018-10-15 07:52:32.496oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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