Confiança e agregação de valor em carnes com indicação geográfica
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77081 |
Resumo: | O aumento da procura por produtos agroalimentares com certificação relacionada à origem geográfica tem ocorrido, buscando atender nichos específicos de mercado. Nesse sentido, este trabalho identificou a percepção dos consumidores brasileiros com relação às indicações geográficas e sua disposição em pagar por esse atributo. Como método, realizou-se uma survey utilizando-se o software Sphinx, via internet, com 272 consumidores de carne bovina. Constatou-se que a percepção do consumidor sobre as indicações geográficas em carnes é, de maneira geral, positiva, sendo este atributo reconhecido como um indicador de qualidade. Os consumidores entrevistados acreditam que essas carnes oferecem maior segurança alimentar e são mais confiáveis que o produto sem a indicação de origem geográfica, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Além disso, o consumidor valorizou esse atributo e está disposto a pagar mais pelas carnes com selo de indicação geográfica. |
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Brandão, Fernanda ScharnbergCeolin, Alessandra CarlaCanozzi, Maria Eugênia AndrighettoRevillion, Jean Philippe PalmaBarcellos, Julio Otavio Jardim2013-08-15T01:44:59Z20120102-0935http://hdl.handle.net/10183/77081000835404O aumento da procura por produtos agroalimentares com certificação relacionada à origem geográfica tem ocorrido, buscando atender nichos específicos de mercado. Nesse sentido, este trabalho identificou a percepção dos consumidores brasileiros com relação às indicações geográficas e sua disposição em pagar por esse atributo. Como método, realizou-se uma survey utilizando-se o software Sphinx, via internet, com 272 consumidores de carne bovina. Constatou-se que a percepção do consumidor sobre as indicações geográficas em carnes é, de maneira geral, positiva, sendo este atributo reconhecido como um indicador de qualidade. Os consumidores entrevistados acreditam que essas carnes oferecem maior segurança alimentar e são mais confiáveis que o produto sem a indicação de origem geográfica, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Além disso, o consumidor valorizou esse atributo e está disposto a pagar mais pelas carnes com selo de indicação geográfica.The increased demand for agrifood products with certification related to the geographical origin has occurred on both global and national levels, seeking to meet specific market niches. In this sense, this article aims to identify consumer perceptions with respect to geographical indicators and their willingness to pay for this attribute. As a method, there was an internet survey among 272 consumers of beef with the help of the Sphinx software. It was found that consumer perception on geographical indications in meat is generally positive, and this attribute is recognized as a quality indicator. Consumers believe that this meat offers security and is more reliable than the product that doesn’t mention source, and you can add value to these differences. In addition, consumers value this attribute and are willing to pay more for meat with the seal of geographical indication.application/pdfporArquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia. Vol. 64, no. 2, (abr. 2012), p. 458-467Carne bovinaCarne de bovinoIndicação geográficaCertificaçãoConsumo alimentarProdução animalDifferentiationConsumer behaviorBeefCertificationBrazilConfiança e agregação de valor em carnes com indicação geográficaTrust and added value on meat with geographic indication info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000835404.pdf.txt000835404.pdf.txtExtracted Texttext/plain20112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77081/2/000835404.pdf.txtd592244f366fe3394490c28e70cad1d7MD52ORIGINAL000835404.pdf000835404.pdfTexto completoapplication/pdf169754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77081/1/000835404.pdf5996d52cd0fc97d80a4cb2d415c60895MD51THUMBNAIL000835404.pdf.jpg000835404.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77081/3/000835404.pdf.jpgaff2284c61b1b71165a21485c4e32d29MD5310183/770812019-10-06 03:52:27.769192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77081Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-10-06T06:52:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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