Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Anderson Bride
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148475
Resumo: O processo de internacionalização das empresas abrange desde o atendimento a mercados externos por via de exportações até a realização de um investimento externo direto, sendo ela uma evolução natural da ocupação de mercados externos por meio de exportações, em um primeiro momento, para a instalação posterior de uma unidade produtiva, principalmente no que diz respeito às empresas multinacionais de países em desenvolvimento. Assim, os principais determinantes da internacionalização das empresas são a busca de recursos; a facilitação do comércio; o acesso a novos mercados; e os ganhos de eficiência. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de internacionalização de uma empresa produtora de instrumentos digitais, observando as motivações, modo de entrada e principais obstáculos enfrentados. Para isso, utilizamos a metodologia do estudo de caso, através de investigação em fontes primárias (por meio de entrevista semi-estruturada) e secundária (análise do website da empresa). A Full Gauge Controls produz uma variada linha de instrumentos digitais para sistemas de automação industrial, comercial e residencial, oferecendo continuamente, ao longo de mais de 30 anos, soluções para refrigeração, aquecimento e climatização. Os resultados indicam que a internacionalização é fundamental para os lucros da empresa, o que, hoje, consiste em cerca de 40% do lucro total. A proteção da volatilidade do mercado nacional, que foi um dos motivos indicados para a internacionalização, é um motivo observado em outros estudos envolvendo empresas que exportam seus produtos. A escolha do mercado levou em consideração, principalmente, a proximidade cultural, o que vai ao encontro de outras estratégias de entrada adotadas por empresas de exportação e os obstáculos relatados referem-se à qualificação profissional. No entanto, ainda existe espaço no mercado doméstico para crescimento, especialmente na obtenção de clientes em potencial pertencente aos concorrentes. Um contexto favorável nesse mercado pode limitar a expansão internacional.
id UFRGS-2_d8735cc463affc56060f21bb6add18d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148475
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coimbra, Anderson BrideZen, Aurora Carneiro2016-09-27T02:14:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/148475001002034O processo de internacionalização das empresas abrange desde o atendimento a mercados externos por via de exportações até a realização de um investimento externo direto, sendo ela uma evolução natural da ocupação de mercados externos por meio de exportações, em um primeiro momento, para a instalação posterior de uma unidade produtiva, principalmente no que diz respeito às empresas multinacionais de países em desenvolvimento. Assim, os principais determinantes da internacionalização das empresas são a busca de recursos; a facilitação do comércio; o acesso a novos mercados; e os ganhos de eficiência. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de internacionalização de uma empresa produtora de instrumentos digitais, observando as motivações, modo de entrada e principais obstáculos enfrentados. Para isso, utilizamos a metodologia do estudo de caso, através de investigação em fontes primárias (por meio de entrevista semi-estruturada) e secundária (análise do website da empresa). A Full Gauge Controls produz uma variada linha de instrumentos digitais para sistemas de automação industrial, comercial e residencial, oferecendo continuamente, ao longo de mais de 30 anos, soluções para refrigeração, aquecimento e climatização. Os resultados indicam que a internacionalização é fundamental para os lucros da empresa, o que, hoje, consiste em cerca de 40% do lucro total. A proteção da volatilidade do mercado nacional, que foi um dos motivos indicados para a internacionalização, é um motivo observado em outros estudos envolvendo empresas que exportam seus produtos. A escolha do mercado levou em consideração, principalmente, a proximidade cultural, o que vai ao encontro de outras estratégias de entrada adotadas por empresas de exportação e os obstáculos relatados referem-se à qualificação profissional. No entanto, ainda existe espaço no mercado doméstico para crescimento, especialmente na obtenção de clientes em potencial pertencente aos concorrentes. Um contexto favorável nesse mercado pode limitar a expansão internacional.The process of internationalization of companies ranges from the service to external markets through exports until a foreign direct investment, it is a natural evolution of the occupation of foreign markets through exports, at first, for subsequent installation a production unit, particularly with regard to multinational enterprises in developing countries. Thus, the determinants of international major companies are seeking resources; trade facilitation; access to new markets; and efficiency gains. The aim of this study is to analyze the trend of internationalization of a company producing digital instruments, observing the motivations, input mode and main troubles in the process. We use the case report, through research in primary sources (semi-structured interviews) and secondary (analysis of the company's website). The Full Gauge Controls was chosen. The company produces a broad line of digital instruments for industrial, commercial and residential automation systems, continuously offering, for over 30 years, solutions for cooling, heating and air conditioning. Upon performed interview, the company believes that internationalization is key to the company's profits, which today consists of about 40% of total profits. The protection of the volatility of the domestic market, which was one of the reasons given for internationalization, is a noted motif in other studies involving companies that export their products. The choice of the market took into account mainly the cultural proximity, which meets other entry strategies adopted by export companies and the reported obstacles relate to the professional qualification. However, there is still room for growth in the domestic market, especially in getting potential customers belonging to competitors. A favorable environment in this market may limit international expansion.application/pdfporInternacionalização de empresasInternationalizationMotivation for internationalizationExportTrajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controlsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002034.pdf001002034.pdfTexto completoapplication/pdf2550300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148475/1/001002034.pdff2a14f14a3adff058d9b67e2cda65352MD51TEXT001002034.pdf.txt001002034.pdf.txtExtracted Texttext/plain85187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148475/2/001002034.pdf.txtdbd8fe8f7fd8a14868b594a20cb5c8a7MD52THUMBNAIL001002034.pdf.jpg001002034.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148475/3/001002034.pdf.jpg16d8cfbfb874ef604fa7327c0a59e8dbMD5310183/1484752024-06-27 06:42:35.637764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148475Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-27T09:42:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
title Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
spellingShingle Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
Coimbra, Anderson Bride
Internacionalização de empresas
Internationalization
Motivation for internationalization
Export
title_short Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
title_full Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
title_fullStr Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
title_full_unstemmed Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
title_sort Trajetória de internacionalização de uma empresa de instrumentos digitais : o caso da Full Gauge Controls
author Coimbra, Anderson Bride
author_facet Coimbra, Anderson Bride
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Anderson Bride
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zen, Aurora Carneiro
contributor_str_mv Zen, Aurora Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de empresas
topic Internacionalização de empresas
Internationalization
Motivation for internationalization
Export
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization
Motivation for internationalization
Export
description O processo de internacionalização das empresas abrange desde o atendimento a mercados externos por via de exportações até a realização de um investimento externo direto, sendo ela uma evolução natural da ocupação de mercados externos por meio de exportações, em um primeiro momento, para a instalação posterior de uma unidade produtiva, principalmente no que diz respeito às empresas multinacionais de países em desenvolvimento. Assim, os principais determinantes da internacionalização das empresas são a busca de recursos; a facilitação do comércio; o acesso a novos mercados; e os ganhos de eficiência. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de internacionalização de uma empresa produtora de instrumentos digitais, observando as motivações, modo de entrada e principais obstáculos enfrentados. Para isso, utilizamos a metodologia do estudo de caso, através de investigação em fontes primárias (por meio de entrevista semi-estruturada) e secundária (análise do website da empresa). A Full Gauge Controls produz uma variada linha de instrumentos digitais para sistemas de automação industrial, comercial e residencial, oferecendo continuamente, ao longo de mais de 30 anos, soluções para refrigeração, aquecimento e climatização. Os resultados indicam que a internacionalização é fundamental para os lucros da empresa, o que, hoje, consiste em cerca de 40% do lucro total. A proteção da volatilidade do mercado nacional, que foi um dos motivos indicados para a internacionalização, é um motivo observado em outros estudos envolvendo empresas que exportam seus produtos. A escolha do mercado levou em consideração, principalmente, a proximidade cultural, o que vai ao encontro de outras estratégias de entrada adotadas por empresas de exportação e os obstáculos relatados referem-se à qualificação profissional. No entanto, ainda existe espaço no mercado doméstico para crescimento, especialmente na obtenção de clientes em potencial pertencente aos concorrentes. Um contexto favorável nesse mercado pode limitar a expansão internacional.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148475
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002034
url http://hdl.handle.net/10183/148475
identifier_str_mv 001002034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148475/1/001002034.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148475/2/001002034.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148475/3/001002034.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2a14f14a3adff058d9b67e2cda65352
dbd8fe8f7fd8a14868b594a20cb5c8a7
16d8cfbfb874ef604fa7327c0a59e8db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447182946336768