As representações sociais nas dinâmicas territoriais do desenvolvimento rural : considerações a partir do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Ré, Mégui Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rambo, Anelise Graciele, Schneider, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222182
Resumo: A abordagem territorial, levada à condição de estratégia governamental, tornou os programas da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) inovadores. O presente trabalho pode ser compreendido como resultado dos esforços da SDT em articular poder público e sociedade civil nos territórios rurais, através da criação das Células de Acompanhamento e Informação (CAIs), compostas por pesquisadores cuja tarefa consiste em produzir conhecimentos sobre as dinâmicas do desenvolvimento. Este artigo faz parte das atividades da CAI do Território Zona Sul do RS, e aborda questões que surgiram por meio do exame inicial de dados obtidos através do Índice de Condições de Vida (ICV) e do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS). Com base nestes indicadores, pretende-se propor uma discussão introdutória acerca das representações sociais, no intuito de evidenciar a pertinência das percepções dos grupos sociais às políticas de desenvolvimento. Esta questão surge como lacuna a ser preenchida quando se atenta para a crescente importância que vem sendo atribuída à dimensão subjetiva nos atuais estudos sobre desenvolvimento. A partir das contribuições teóricas de Sen e de Moscovici, referentes às representações sociais, apresenta-se uma análise de como estas abordagens podem instigar interpretações dos resultados do ICV e do IDS. Aponta-se para a necessidade de construção de novas metodologias de pesquisa para compreender a forma com que a transformação social chega aos mais diversos contextos culturais. Além disso, sublinha-se a necessidade de criação de condições para se aferir e analisar os resultados deste processo, para o que uma metodologia de estudo das representações e dos aspectos cognitivos dos indivíduos torna-se uma ferramenta necessária.
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