Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220884 |
Resumo: | Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas. |
id |
UFRGS-2_d8bb2f629c94a8fdd210b5a19e7feaef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220884 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assunção, Letícia FormosoMartinez, Amalia KusiakJacques, Jocelise Jacques de2021-05-13T04:27:19Z20211982-615Xhttp://hdl.handle.net/10183/220884001125078Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.In this article, the symbolic values and discursive strategies present in fashion editorials produced by two different models of clothing companies are analyzed: one fast fashion brand and one slow fashion brand. To this end, the theoreticalmethodological apparatus of discursive semiotics developed by Algirdas Julien Greimas is used, with a view to raising interpretive hypotheses and apprehending the effects of meaning linked to the photographic images of these two business models. As a result, the readings of the visual elements that are part of the analyzed editorials suggest the promotion of distinct values that point to the possible ideological positions discursivized by the brands.application/pdfporModa palavra. Santa Catarina, UDESC. vol. 14, n. 32 (abr./jun. 2021), p. 73-97DesignModaSustentabilidadeSemióticaDiscursoFashionSustainabilityDiscursive semioticsDiscursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashionEthical and aesthetic discourses : a semiotic analysis of photo editorials of fast fashion and slow fashion brandsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125078.pdf.txt001125078.pdf.txtExtracted Texttext/plain43514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/2/001125078.pdf.txt78f65d4f4d80c3190c948feff98c1b39MD52ORIGINAL001125078.pdfTexto completoapplication/pdf553470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/1/001125078.pdfd4ec2eb06ddd5699e56e2516704ffcf8MD5110183/2208842022-03-26 05:11:14.30906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:11:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ethical and aesthetic discourses : a semiotic analysis of photo editorials of fast fashion and slow fashion brands |
title |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
spellingShingle |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion Assunção, Letícia Formoso Design Moda Sustentabilidade Semiótica Discurso Fashion Sustainability Discursive semiotics |
title_short |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
title_full |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
title_fullStr |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
title_full_unstemmed |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
title_sort |
Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion |
author |
Assunção, Letícia Formoso |
author_facet |
Assunção, Letícia Formoso Martinez, Amalia Kusiak Jacques, Jocelise Jacques de |
author_role |
author |
author2 |
Martinez, Amalia Kusiak Jacques, Jocelise Jacques de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Letícia Formoso Martinez, Amalia Kusiak Jacques, Jocelise Jacques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Moda Sustentabilidade Semiótica Discurso |
topic |
Design Moda Sustentabilidade Semiótica Discurso Fashion Sustainability Discursive semiotics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fashion Sustainability Discursive semiotics |
description |
Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:27:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220884 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-615X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125078 |
identifier_str_mv |
1982-615X 001125078 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Moda palavra. Santa Catarina, UDESC. vol. 14, n. 32 (abr./jun. 2021), p. 73-97 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/2/001125078.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/1/001125078.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78f65d4f4d80c3190c948feff98c1b39 d4ec2eb06ddd5699e56e2516704ffcf8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447741533257728 |