Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Letícia Formoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martinez, Amalia Kusiak, Jacques, Jocelise Jacques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220884
Resumo: Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.
id UFRGS-2_d8bb2f629c94a8fdd210b5a19e7feaef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assunção, Letícia FormosoMartinez, Amalia KusiakJacques, Jocelise Jacques de2021-05-13T04:27:19Z20211982-615Xhttp://hdl.handle.net/10183/220884001125078Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.In this article, the symbolic values and discursive strategies present in fashion editorials produced by two different models of clothing companies are analyzed: one fast fashion brand and one slow fashion brand. To this end, the theoreticalmethodological apparatus of discursive semiotics developed by Algirdas Julien Greimas is used, with a view to raising interpretive hypotheses and apprehending the effects of meaning linked to the photographic images of these two business models. As a result, the readings of the visual elements that are part of the analyzed editorials suggest the promotion of distinct values that point to the possible ideological positions discursivized by the brands.application/pdfporModa palavra. Santa Catarina, UDESC. vol. 14, n. 32 (abr./jun. 2021), p. 73-97DesignModaSustentabilidadeSemióticaDiscursoFashionSustainabilityDiscursive semioticsDiscursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashionEthical and aesthetic discourses : a semiotic analysis of photo editorials of fast fashion and slow fashion brandsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125078.pdf.txt001125078.pdf.txtExtracted Texttext/plain43514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/2/001125078.pdf.txt78f65d4f4d80c3190c948feff98c1b39MD52ORIGINAL001125078.pdfTexto completoapplication/pdf553470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/1/001125078.pdfd4ec2eb06ddd5699e56e2516704ffcf8MD5110183/2208842022-03-26 05:11:14.30906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:11:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ethical and aesthetic discourses : a semiotic analysis of photo editorials of fast fashion and slow fashion brands
title Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
spellingShingle Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
Assunção, Letícia Formoso
Design
Moda
Sustentabilidade
Semiótica
Discurso
Fashion
Sustainability
Discursive semiotics
title_short Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
title_full Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
title_fullStr Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
title_full_unstemmed Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
title_sort Discursos éticos e estéticos : uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
author Assunção, Letícia Formoso
author_facet Assunção, Letícia Formoso
Martinez, Amalia Kusiak
Jacques, Jocelise Jacques de
author_role author
author2 Martinez, Amalia Kusiak
Jacques, Jocelise Jacques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Letícia Formoso
Martinez, Amalia Kusiak
Jacques, Jocelise Jacques de
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Moda
Sustentabilidade
Semiótica
Discurso
topic Design
Moda
Sustentabilidade
Semiótica
Discurso
Fashion
Sustainability
Discursive semiotics
dc.subject.eng.fl_str_mv Fashion
Sustainability
Discursive semiotics
description Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:27:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220884
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-615X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125078
identifier_str_mv 1982-615X
001125078
url http://hdl.handle.net/10183/220884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Moda palavra. Santa Catarina, UDESC. vol. 14, n. 32 (abr./jun. 2021), p. 73-97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/2/001125078.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220884/1/001125078.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78f65d4f4d80c3190c948feff98c1b39
d4ec2eb06ddd5699e56e2516704ffcf8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447741533257728