Comportamento de voo de aves em resposta ao uso de sinalizadores em linhas de transmissão de energia elétrica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198015 |
Resumo: | Como consequência da ampliação do setor energético e da instalação de novas linhas de transmissão de energia (LTs), as aves estão expostas a um risco crescente de mortalidade direta em virtude da colisão com essas estruturas. Com o propósito de minimizar as colisões, sinalizadores de avifauna são instalados nos cabos para-raios das LTs. Buscamos testar a efi ciência dos sinalizadores por meio de observações da alteração no comportamento de voo de aves avaliado em nível de famílias taxonômicas. Consideramos duas variáveis de exposição ao risco de colisão - posição do voo de transposição da linha e distância perpendicular em relação aos cabos – observadas em vãos sinalizados e não sinalizados de uma LT localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul – Brasil. Realizamos o teste Qui- Quadrado (α = 0,05) para as duas variáveis de risco e para cada família em separado. Das famílias analisadas (n = 13), somente uma (Hirundinidae) apresentou alteração do comportamento de voo na presença dos sinalizadores. Apesar da sinalização dos cabos ser indicada como a medida mais apropriada para a mitigação dessas fatalidades, nossos resultados não revelaram isso quando avaliados em nível de família. No entanto, antes de abandonar essa estratégia de mitigação, nós discutimos a necessidade da aplicação de meta-análises para verifi car a efetividade desses dispositivos nas LTs instaladas no Brasil, assim como a necessidade de aperfeiçoamento nos desenhos amostrais dos estudos de monitoramentos dessas infraestruturas. |
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Biasotto, Larissa DonidaSilveira, André BarcellosAgne, Carlos Eduardo QuevedoKindel, Andreas2019-08-15T02:30:13Z20170073-4721http://hdl.handle.net/10183/198015001093709Como consequência da ampliação do setor energético e da instalação de novas linhas de transmissão de energia (LTs), as aves estão expostas a um risco crescente de mortalidade direta em virtude da colisão com essas estruturas. Com o propósito de minimizar as colisões, sinalizadores de avifauna são instalados nos cabos para-raios das LTs. Buscamos testar a efi ciência dos sinalizadores por meio de observações da alteração no comportamento de voo de aves avaliado em nível de famílias taxonômicas. Consideramos duas variáveis de exposição ao risco de colisão - posição do voo de transposição da linha e distância perpendicular em relação aos cabos – observadas em vãos sinalizados e não sinalizados de uma LT localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul – Brasil. Realizamos o teste Qui- Quadrado (α = 0,05) para as duas variáveis de risco e para cada família em separado. Das famílias analisadas (n = 13), somente uma (Hirundinidae) apresentou alteração do comportamento de voo na presença dos sinalizadores. Apesar da sinalização dos cabos ser indicada como a medida mais apropriada para a mitigação dessas fatalidades, nossos resultados não revelaram isso quando avaliados em nível de família. No entanto, antes de abandonar essa estratégia de mitigação, nós discutimos a necessidade da aplicação de meta-análises para verifi car a efetividade desses dispositivos nas LTs instaladas no Brasil, assim como a necessidade de aperfeiçoamento nos desenhos amostrais dos estudos de monitoramentos dessas infraestruturas.Bird fl ight behavior in response to marked wire use in power transmission lines. As a result of the expansion of the energy sector and the subsequent installation of new power transmission lines (LTs), birds are increasingly exposed to the risk of direct mortality due to collision with these structures. In order to minimize collisions, bird fl ight diverters are fi xed in the static wire. We tested, with an indirect measure, the eff ectiveness of this dispositive by means of observations of the alteration of the fl ight behavior in distinct bird families. We considered two risk variables - position of the line transposition fl ight and fl ight distance in relation to the cables - observed on mitigated and unmitigated spans of a LT located on the north coast of Rio Grande do Sul, Brazil. We used chi-square test (α = 0.05) for the two risk variables and for each family separately to test for diff erences in behavior responses to fl ight diverters. Out of 13 families, only Hirundinidae showed risk avoidance fl ight behavior on mitigated lines. Despite the wire marking be indicated as the most appropriate measure to mitigate these fatalities, our behavioral study do not supported this claim, at the family level. However, before their abandonment we discuss the need of a meta-analysis of their eff ectiveness on Brazilian TLs as well improvements needed in monitoring study designs.application/pdfporIheringia. Série Zoologia. Porto Alegre. Vol. 107, e2017047, p. 1-7Energia elétrica : Alta voltagemHirundinidaeMitigaçãoHigh voltage linesHirundinidaeMitigationcollision riskComportamento de voo de aves em resposta ao uso de sinalizadores em linhas de transmissão de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093709.pdf.txt001093709.pdf.txtExtracted Texttext/plain33286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198015/2/001093709.pdf.txtbb436b3a76edbf883feb662cf6daa3c8MD52ORIGINAL001093709.pdfTexto completoapplication/pdf777652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198015/1/001093709.pdf70af40031fde3129fba90e89c58835d9MD5110183/1980152019-08-16 02:31:11.510864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198015Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-08-16T05:31:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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