Por uma concepção dionisíaca de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71577 |
Resumo: | A partir da obra nietzschiana, A Origem da Tragédia, aparece-nos uma proposta de visão de mundo, completamente avessa às categorias filosóficas tradicionais de análise da realidade. Nietzsche apresenta de forma surreal a experiência vivida pelo homem grego através da intensidade mitológica. Como propósito investigativo, no campo da crise referencial no contexto da educação contemporânea, nossa proposta é instigada pela busca de um caminho hermenêutico interpretativo. Caminho esse que, devido aos rumos da obra nietzschiana, se aplica como possibilidade de uma concepção de educação dionisíaca, na perspectiva de experiências vivenciadas e aplicadas neste sentido. Isto, sem deixar de lado o ponto de vista de diferentes autores e comentadores que, por sua vez, apontam para essa proposta de educação. Desta forma, a educação como tragédia apresenta-se como um paradigma para pensar, sentir e intuir, mas também como uma problemática. |
id |
UFRGS-2_d8f23f0b8beba9fb4c0046c1bed05336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71577 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rios, Marcelo Roberto da SilvaPereira, Marcelo de Andrade2013-05-16T01:42:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/71577000879263A partir da obra nietzschiana, A Origem da Tragédia, aparece-nos uma proposta de visão de mundo, completamente avessa às categorias filosóficas tradicionais de análise da realidade. Nietzsche apresenta de forma surreal a experiência vivida pelo homem grego através da intensidade mitológica. Como propósito investigativo, no campo da crise referencial no contexto da educação contemporânea, nossa proposta é instigada pela busca de um caminho hermenêutico interpretativo. Caminho esse que, devido aos rumos da obra nietzschiana, se aplica como possibilidade de uma concepção de educação dionisíaca, na perspectiva de experiências vivenciadas e aplicadas neste sentido. Isto, sem deixar de lado o ponto de vista de diferentes autores e comentadores que, por sua vez, apontam para essa proposta de educação. Desta forma, a educação como tragédia apresenta-se como um paradigma para pensar, sentir e intuir, mas também como uma problemática.application/pdfporFilosofiaTragédiaNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900Por uma concepção dionisíaca de educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879263.pdf000879263.pdfTexto completoapplication/pdf320433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/1/000879263.pdfc55fe7db03586cd5b7b1c1d3fb0499edMD51TEXT000879263.pdf.txt000879263.pdf.txtExtracted Texttext/plain61953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/2/000879263.pdf.txt5985c73e2f0e63bdbeb84e76a147c8cbMD52THUMBNAIL000879263.pdf.jpg000879263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/3/000879263.pdf.jpg98723198b6d1b0d4a476d80b70ef5eddMD5310183/715772018-10-17 07:38:20.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71577Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:38:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
title |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
spellingShingle |
Por uma concepção dionisíaca de educação Rios, Marcelo Roberto da Silva Filosofia Tragédia Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 |
title_short |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
title_full |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
title_fullStr |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
title_full_unstemmed |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
title_sort |
Por uma concepção dionisíaca de educação |
author |
Rios, Marcelo Roberto da Silva |
author_facet |
Rios, Marcelo Roberto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Marcelo Roberto da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo de Andrade |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcelo de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Tragédia Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 |
topic |
Filosofia Tragédia Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 |
description |
A partir da obra nietzschiana, A Origem da Tragédia, aparece-nos uma proposta de visão de mundo, completamente avessa às categorias filosóficas tradicionais de análise da realidade. Nietzsche apresenta de forma surreal a experiência vivida pelo homem grego através da intensidade mitológica. Como propósito investigativo, no campo da crise referencial no contexto da educação contemporânea, nossa proposta é instigada pela busca de um caminho hermenêutico interpretativo. Caminho esse que, devido aos rumos da obra nietzschiana, se aplica como possibilidade de uma concepção de educação dionisíaca, na perspectiva de experiências vivenciadas e aplicadas neste sentido. Isto, sem deixar de lado o ponto de vista de diferentes autores e comentadores que, por sua vez, apontam para essa proposta de educação. Desta forma, a educação como tragédia apresenta-se como um paradigma para pensar, sentir e intuir, mas também como uma problemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-16T01:42:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71577 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000879263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71577 |
identifier_str_mv |
000879263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/1/000879263.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/2/000879263.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/3/000879263.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c55fe7db03586cd5b7b1c1d3fb0499ed 5985c73e2f0e63bdbeb84e76a147c8cb 98723198b6d1b0d4a476d80b70ef5edd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447106257682432 |