Por uma concepção dionisíaca de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Marcelo Roberto da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71577
Resumo: A partir da obra nietzschiana, A Origem da Tragédia, aparece-nos uma proposta de visão de mundo, completamente avessa às categorias filosóficas tradicionais de análise da realidade. Nietzsche apresenta de forma surreal a experiência vivida pelo homem grego através da intensidade mitológica. Como propósito investigativo, no campo da crise referencial no contexto da educação contemporânea, nossa proposta é instigada pela busca de um caminho hermenêutico interpretativo. Caminho esse que, devido aos rumos da obra nietzschiana, se aplica como possibilidade de uma concepção de educação dionisíaca, na perspectiva de experiências vivenciadas e aplicadas neste sentido. Isto, sem deixar de lado o ponto de vista de diferentes autores e comentadores que, por sua vez, apontam para essa proposta de educação. Desta forma, a educação como tragédia apresenta-se como um paradigma para pensar, sentir e intuir, mas também como uma problemática.
id UFRGS-2_d8f23f0b8beba9fb4c0046c1bed05336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71577
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rios, Marcelo Roberto da SilvaPereira, Marcelo de Andrade2013-05-16T01:42:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/71577000879263A partir da obra nietzschiana, A Origem da Tragédia, aparece-nos uma proposta de visão de mundo, completamente avessa às categorias filosóficas tradicionais de análise da realidade. Nietzsche apresenta de forma surreal a experiência vivida pelo homem grego através da intensidade mitológica. Como propósito investigativo, no campo da crise referencial no contexto da educação contemporânea, nossa proposta é instigada pela busca de um caminho hermenêutico interpretativo. Caminho esse que, devido aos rumos da obra nietzschiana, se aplica como possibilidade de uma concepção de educação dionisíaca, na perspectiva de experiências vivenciadas e aplicadas neste sentido. Isto, sem deixar de lado o ponto de vista de diferentes autores e comentadores que, por sua vez, apontam para essa proposta de educação. Desta forma, a educação como tragédia apresenta-se como um paradigma para pensar, sentir e intuir, mas também como uma problemática.application/pdfporFilosofiaTragédiaNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900Por uma concepção dionisíaca de educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879263.pdf000879263.pdfTexto completoapplication/pdf320433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/1/000879263.pdfc55fe7db03586cd5b7b1c1d3fb0499edMD51TEXT000879263.pdf.txt000879263.pdf.txtExtracted Texttext/plain61953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/2/000879263.pdf.txt5985c73e2f0e63bdbeb84e76a147c8cbMD52THUMBNAIL000879263.pdf.jpg000879263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/3/000879263.pdf.jpg98723198b6d1b0d4a476d80b70ef5eddMD5310183/715772018-10-17 07:38:20.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71577Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:38:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma concepção dionisíaca de educação
title Por uma concepção dionisíaca de educação
spellingShingle Por uma concepção dionisíaca de educação
Rios, Marcelo Roberto da Silva
Filosofia
Tragédia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
title_short Por uma concepção dionisíaca de educação
title_full Por uma concepção dionisíaca de educação
title_fullStr Por uma concepção dionisíaca de educação
title_full_unstemmed Por uma concepção dionisíaca de educação
title_sort Por uma concepção dionisíaca de educação
author Rios, Marcelo Roberto da Silva
author_facet Rios, Marcelo Roberto da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Marcelo Roberto da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcelo de Andrade
contributor_str_mv Pereira, Marcelo de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Tragédia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
topic Filosofia
Tragédia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
description A partir da obra nietzschiana, A Origem da Tragédia, aparece-nos uma proposta de visão de mundo, completamente avessa às categorias filosóficas tradicionais de análise da realidade. Nietzsche apresenta de forma surreal a experiência vivida pelo homem grego através da intensidade mitológica. Como propósito investigativo, no campo da crise referencial no contexto da educação contemporânea, nossa proposta é instigada pela busca de um caminho hermenêutico interpretativo. Caminho esse que, devido aos rumos da obra nietzschiana, se aplica como possibilidade de uma concepção de educação dionisíaca, na perspectiva de experiências vivenciadas e aplicadas neste sentido. Isto, sem deixar de lado o ponto de vista de diferentes autores e comentadores que, por sua vez, apontam para essa proposta de educação. Desta forma, a educação como tragédia apresenta-se como um paradigma para pensar, sentir e intuir, mas também como uma problemática.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-16T01:42:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71577
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879263
url http://hdl.handle.net/10183/71577
identifier_str_mv 000879263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/1/000879263.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/2/000879263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71577/3/000879263.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c55fe7db03586cd5b7b1c1d3fb0499ed
5985c73e2f0e63bdbeb84e76a147c8cb
98723198b6d1b0d4a476d80b70ef5edd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106257682432