O setor orizícola brasileiro : as políticas de comercialização e a inserção no cenário mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knorr, Gustavo de Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69976
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as principais políticas de comercialização utilizadas no setor orizícola brasileiro e suas influências na inserção do mesmo no cenário mundial. Através da caracterização da cadeia de arroz brasileira e da apresentação dos principais indicadores no período de 2000 a 2011 será possível situar-se na atual realidade do setor no Brasil. O cenário mundial também será caracterizado com o intuito de se poder visualizar a posição do Brasil frente ao mercado internacional do produto. A apresentação das políticas de comercialização e dos acordos regionais que influenciam no comércio internacional do cereal aliados aos indicadores percebidos no trabalho tem como objetivo identificar o nível de representatividade do setor brasileiro atualmente. Os resultados mostram que o Brasil tem participação importante neste mercado em nível de produção e consumo. No entanto, os atuais custos da lavoura arrozeira, a limitada pauta de exportações, o baixo valor do produto agregado exportado e os altos níveis de importação, apesar da autossuficiência na produção, mostram que nosso país ainda tem bastante a evoluir para competir com os principais produtores no mercado internacional.
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