Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiano Bedin da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Marcos da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237025
Resumo: O texto discute o currículo a partir de seu deslocamento e de sua transformação na cena dramática da aula. Por meio da imagem de uma razão antropofágica, a experiência de formação docente é vinculada a procedimentos de autoatualização via assimilação crítica da alteridade por intermédio da palavra. A escrita toma como matéria tanto a revisão bibliográfica quanto a prática concreta de ensino no contexto das licenciaturas de duas universidades federais brasileiras, transversalizando-as. As discussões orientam-se por uma poética do menos, a qual é entendida como artifício de criação em meio a dispositivos macropolíticos de regulação curricular e subjetiva. Por fim, faz-se a defesa da aula como entre-lugar de um canto ex-cêntrico de apropriação e transcriação: ensino e aprendizagem amalgamados a um princípio de desejo, resistência e tradição de ruptura.
id UFRGS-2_d926f9348babdcb6160bb8afbb18a57f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237025
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Cristiano Bedin daOliveira, Marcos da Rocha2022-04-12T04:44:08Z20211645-1384http://hdl.handle.net/10183/237025001136940O texto discute o currículo a partir de seu deslocamento e de sua transformação na cena dramática da aula. Por meio da imagem de uma razão antropofágica, a experiência de formação docente é vinculada a procedimentos de autoatualização via assimilação crítica da alteridade por intermédio da palavra. A escrita toma como matéria tanto a revisão bibliográfica quanto a prática concreta de ensino no contexto das licenciaturas de duas universidades federais brasileiras, transversalizando-as. As discussões orientam-se por uma poética do menos, a qual é entendida como artifício de criação em meio a dispositivos macropolíticos de regulação curricular e subjetiva. Por fim, faz-se a defesa da aula como entre-lugar de um canto ex-cêntrico de apropriação e transcriação: ensino e aprendizagem amalgamados a um princípio de desejo, resistência e tradição de ruptura.The text discusses the curriculum from its displacement and its transformation in the dramatic class environment. Through the image of anthropophagic reasoning, the experience of teacher education is linked to self-actualization procedures via critical thinking of otherness through the word. Writing transversely takes as its subject both the literature review and the concrete teaching practice in the context of teaching degrees from two Brazilian federal universities. The discussions are guided by minus poetry, understood as an artifice of creation amid macropolitical agencies of curricular and subjective regulation. Finally, the class is defended as a space in-between an ex-centric chant of appropriation and transcreation: teaching and learning amalgamated with a principle of desire, resistance and tradition of rupture.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2021), p. 1468-1485CurrículoFormação de professoresCurriculumTeacher educationSpace in-betweenAnthropophagic reasoningAo pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menosEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136940.pdf.txt001136940.pdf.txtExtracted Texttext/plain59859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237025/2/001136940.pdf.txt033ca494c021d4d0d8c0876e06e49201MD52ORIGINAL001136940.pdfTexto completoapplication/pdf397832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237025/1/001136940.pdf24d8cf7bd8c88d4bb9c4d83989ea4186MD5110183/2370252022-04-20 04:56:22.40471oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:56:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
title Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
spellingShingle Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
Costa, Cristiano Bedin da
Currículo
Formação de professores
Curriculum
Teacher education
Space in-between
Anthropophagic reasoning
title_short Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
title_full Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
title_fullStr Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
title_full_unstemmed Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
title_sort Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
author Costa, Cristiano Bedin da
author_facet Costa, Cristiano Bedin da
Oliveira, Marcos da Rocha
author_role author
author2 Oliveira, Marcos da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristiano Bedin da
Oliveira, Marcos da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação de professores
topic Currículo
Formação de professores
Curriculum
Teacher education
Space in-between
Anthropophagic reasoning
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Teacher education
Space in-between
Anthropophagic reasoning
description O texto discute o currículo a partir de seu deslocamento e de sua transformação na cena dramática da aula. Por meio da imagem de uma razão antropofágica, a experiência de formação docente é vinculada a procedimentos de autoatualização via assimilação crítica da alteridade por intermédio da palavra. A escrita toma como matéria tanto a revisão bibliográfica quanto a prática concreta de ensino no contexto das licenciaturas de duas universidades federais brasileiras, transversalizando-as. As discussões orientam-se por uma poética do menos, a qual é entendida como artifício de criação em meio a dispositivos macropolíticos de regulação curricular e subjetiva. Por fim, faz-se a defesa da aula como entre-lugar de um canto ex-cêntrico de apropriação e transcriação: ensino e aprendizagem amalgamados a um princípio de desejo, resistência e tradição de ruptura.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T04:44:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237025
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136940
identifier_str_mv 1645-1384
001136940
url http://hdl.handle.net/10183/237025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2021), p. 1468-1485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237025/2/001136940.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237025/1/001136940.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 033ca494c021d4d0d8c0876e06e49201
24d8cf7bd8c88d4bb9c4d83989ea4186
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225053458661376