Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152875 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil. |
id |
UFRGS-2_da1304fe49dc9ebac1ce53a05f675886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152875 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Krisley Pereira daMarcello, Fabiana de Amorim2017-02-21T02:26:56Z2016http://hdl.handle.net/10183/152875001013581O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil.application/pdfporEducação infantilCada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013581.pdf001013581.pdfTexto completoapplication/pdf2809563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/1/001013581.pdf8414e2ef6639a17d8bc0b3edd45c9ce3MD51TEXT001013581.pdf.txt001013581.pdf.txtExtracted Texttext/plain101499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/2/001013581.pdf.txt252b04017219f5a7c491afbb2dd56497MD5210183/1528752017-02-22 02:27:33.081697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
title |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
spellingShingle |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica Silva, Krisley Pereira da Educação infantil |
title_short |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
title_full |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
title_fullStr |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
title_sort |
Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica |
author |
Silva, Krisley Pereira da |
author_facet |
Silva, Krisley Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Krisley Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcello, Fabiana de Amorim |
contributor_str_mv |
Marcello, Fabiana de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil |
topic |
Educação infantil |
description |
O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-21T02:26:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152875 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013581 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152875 |
identifier_str_mv |
001013581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/1/001013581.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/2/001013581.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8414e2ef6639a17d8bc0b3edd45c9ce3 252b04017219f5a7c491afbb2dd56497 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447189240938496 |