Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Krisley Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152875
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil.
id UFRGS-2_da1304fe49dc9ebac1ce53a05f675886
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152875
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Krisley Pereira daMarcello, Fabiana de Amorim2017-02-21T02:26:56Z2016http://hdl.handle.net/10183/152875001013581O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil.application/pdfporEducação infantilCada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013581.pdf001013581.pdfTexto completoapplication/pdf2809563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/1/001013581.pdf8414e2ef6639a17d8bc0b3edd45c9ce3MD51TEXT001013581.pdf.txt001013581.pdf.txtExtracted Texttext/plain101499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/2/001013581.pdf.txt252b04017219f5a7c491afbb2dd56497MD5210183/1528752017-02-22 02:27:33.081697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
title Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
spellingShingle Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
Silva, Krisley Pereira da
Educação infantil
title_short Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
title_full Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
title_fullStr Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
title_full_unstemmed Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
title_sort Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
author Silva, Krisley Pereira da
author_facet Silva, Krisley Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Krisley Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
contributor_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
description O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T02:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152875
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013581
url http://hdl.handle.net/10183/152875
identifier_str_mv 001013581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/1/001013581.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152875/2/001013581.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8414e2ef6639a17d8bc0b3edd45c9ce3
252b04017219f5a7c491afbb2dd56497
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524209848320