O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Fernando Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178547
Resumo: O presente estudo tem como tema o marketing, através da promoção de marcas, em plataformas digitais, como o YouTube, a partir do merchandising editorial em vlogs. Como objetivo geral, é visado compreender quais as estratégias comunicacionais são utilizadas pelo vlog Jout Jout Prazer em vídeos de merchandising no YouTube, e como tais estratégias caracterizam o “merchan do amor”. A pesquisa utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se os conceitos de marketing, promoção de marca, merchandising, internet, ciberespaço, convergência midiática, redes digitais e plataformas online, atores sociais e YouTube. Com isso, se tem a base teórica para o desenvolvimento da análise de conteúdo, cujo objeto empírico são os 5 vídeos com maior visibilidade da playlist “merchans do amor” do vlog Jout Jout Prazer. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e de entrevista semiestruturada. Por fim, identificam-se os formatos e características dos merchandisings descritos e analisados e apontam-se novas perspectivas para futuros estudos na área de promoção de marca por meio de youtubers.
id UFRGS-2_da4be35b71c87cc3a4a32b170d4adca9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178547
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gabriel Fernando MartinsAlves, Denise Avancini2018-05-18T02:28:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/178547001062811O presente estudo tem como tema o marketing, através da promoção de marcas, em plataformas digitais, como o YouTube, a partir do merchandising editorial em vlogs. Como objetivo geral, é visado compreender quais as estratégias comunicacionais são utilizadas pelo vlog Jout Jout Prazer em vídeos de merchandising no YouTube, e como tais estratégias caracterizam o “merchan do amor”. A pesquisa utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se os conceitos de marketing, promoção de marca, merchandising, internet, ciberespaço, convergência midiática, redes digitais e plataformas online, atores sociais e YouTube. Com isso, se tem a base teórica para o desenvolvimento da análise de conteúdo, cujo objeto empírico são os 5 vídeos com maior visibilidade da playlist “merchans do amor” do vlog Jout Jout Prazer. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e de entrevista semiestruturada. Por fim, identificam-se os formatos e características dos merchandisings descritos e analisados e apontam-se novas perspectivas para futuros estudos na área de promoção de marca por meio de youtubers.This study has marketing as it’s main subject, through brand promotion, in digital platforms, like YouTube, starting from editorial merchandising in vlogs. As a main goal, it is intended to comprehend which communicational strategies are used by the Jout Jout Prazer vlog in merchandising videos on YouTube, and how those strategies qualify as “merchan do amor”. The study uses bibliographic and documental research as well as content analysis. By means of the bibliographic research, addressing the concepts of marketing, brand advertising, merchandising, internet, cyberspace, media convergence, digital networks and online platforms, social actors and Youtube. Thus, having the theoretical basis to develop a content analysis, whose empirical purpose are the five videos with the highest visibility from the playlist “merchans do amor” from Jout Jout Prazer’s vlog. The research was conducted on the basis of document analysis and structured interviews. Finally, the formats and caracteristics of the merchandising depicted and reviewed are identified and new perspectives to future studies on brand promotion through youtubers are point out.application/pdfporGestão de marcasMerchandisingYouTube (Site)Jout JoutYoutubeBrand promotionMerchandisingMarketingO merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062811.pdf001062811.pdfTexto completoapplication/pdf1836797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178547/1/001062811.pdf7e30415da1916fd0a884927e727366fcMD51TEXT001062811.pdf.txt001062811.pdf.txtExtracted Texttext/plain165339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178547/2/001062811.pdf.txtffa25a107f42f15a0def5ca91e2eae5bMD5210183/1785472018-06-07 02:30:59.371285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
title O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
spellingShingle O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
Santos, Gabriel Fernando Martins
Gestão de marcas
Merchandising
YouTube (Site)
Jout Jout
Youtube
Brand promotion
Merchandising
Marketing
title_short O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
title_full O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
title_fullStr O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
title_full_unstemmed O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
title_sort O merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazer
author Santos, Gabriel Fernando Martins
author_facet Santos, Gabriel Fernando Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Fernando Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Merchandising
YouTube (Site)
topic Gestão de marcas
Merchandising
YouTube (Site)
Jout Jout
Youtube
Brand promotion
Merchandising
Marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Jout Jout
Youtube
Brand promotion
Merchandising
Marketing
description O presente estudo tem como tema o marketing, através da promoção de marcas, em plataformas digitais, como o YouTube, a partir do merchandising editorial em vlogs. Como objetivo geral, é visado compreender quais as estratégias comunicacionais são utilizadas pelo vlog Jout Jout Prazer em vídeos de merchandising no YouTube, e como tais estratégias caracterizam o “merchan do amor”. A pesquisa utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se os conceitos de marketing, promoção de marca, merchandising, internet, ciberespaço, convergência midiática, redes digitais e plataformas online, atores sociais e YouTube. Com isso, se tem a base teórica para o desenvolvimento da análise de conteúdo, cujo objeto empírico são os 5 vídeos com maior visibilidade da playlist “merchans do amor” do vlog Jout Jout Prazer. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e de entrevista semiestruturada. Por fim, identificam-se os formatos e características dos merchandisings descritos e analisados e apontam-se novas perspectivas para futuros estudos na área de promoção de marca por meio de youtubers.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-18T02:28:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178547
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062811
url http://hdl.handle.net/10183/178547
identifier_str_mv 001062811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178547/1/001062811.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178547/2/001062811.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e30415da1916fd0a884927e727366fc
ffa25a107f42f15a0def5ca91e2eae5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224550736723968