Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birck, Cristiane
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141507
Resumo: A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio.
id UFRGS-2_dafe5e6dd6e64d5b8baebd572b16a0de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Birck, CristianeDeus, Sandra Batista de2016-05-21T02:08:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/141507000991997A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio.The evolution of resources for information and communication technology have revolutionized the way most people got to relate to, seek information and knowledge. These new forms and possibilities emerge as an interesting means to supply to school, a privileged space for the organization of an education geared to a pedagogical practice that values and recognizes the potential of these technologies. Therefore, portraying the communication as the key to education, radio, seen as a technological artifact, or as a medium, constituting themselves as a means of dissemination and propagation of information, it is important pedagogical resource that can contribute and promote learning. So we try to present the radio and its possibilities for learning in the context of early childhood education, analyzing and reflecting on its use. It is through research how teachers use the radio in schools, analyzing what activities are developed based on their use and how often they occur, thus presenting proposals addressing learning opportunities through pedagogical practices using the radio.application/pdfporEducação infantilRádio (Comunicação)Tecnologia educacionalRadioCommunicationEducationPossibilitiesLearningRádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991997.pdf000991997.pdfTexto completoapplication/pdf417089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/1/000991997.pdf4688f979f582b199ec98c0b5daac4c15MD51TEXT000991997.pdf.txt000991997.pdf.txtExtracted Texttext/plain115344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/2/000991997.pdf.txt5eb8d808edadae818721a488f57c59a2MD52THUMBNAIL000991997.pdf.jpg000991997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/3/000991997.pdf.jpg5c0367ceadf05eccb0de92e931b22391MD5310183/1415072018-10-25 10:06:03.776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
title Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
spellingShingle Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
Birck, Cristiane
Educação infantil
Rádio (Comunicação)
Tecnologia educacional
Radio
Communication
Education
Possibilities
Learning
title_short Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
title_full Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
title_fullStr Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
title_full_unstemmed Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
title_sort Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
author Birck, Cristiane
author_facet Birck, Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birck, Cristiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Rádio (Comunicação)
Tecnologia educacional
topic Educação infantil
Rádio (Comunicação)
Tecnologia educacional
Radio
Communication
Education
Possibilities
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Radio
Communication
Education
Possibilities
Learning
description A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991997
url http://hdl.handle.net/10183/141507
identifier_str_mv 000991997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/1/000991997.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/2/000991997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/3/000991997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4688f979f582b199ec98c0b5daac4c15
5eb8d808edadae818721a488f57c59a2
5c0367ceadf05eccb0de92e931b22391
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789975817781248