Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141507 |
Resumo: | A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio. |
id |
UFRGS-2_dafe5e6dd6e64d5b8baebd572b16a0de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141507 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Birck, CristianeDeus, Sandra Batista de2016-05-21T02:08:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/141507000991997A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio.The evolution of resources for information and communication technology have revolutionized the way most people got to relate to, seek information and knowledge. These new forms and possibilities emerge as an interesting means to supply to school, a privileged space for the organization of an education geared to a pedagogical practice that values and recognizes the potential of these technologies. Therefore, portraying the communication as the key to education, radio, seen as a technological artifact, or as a medium, constituting themselves as a means of dissemination and propagation of information, it is important pedagogical resource that can contribute and promote learning. So we try to present the radio and its possibilities for learning in the context of early childhood education, analyzing and reflecting on its use. It is through research how teachers use the radio in schools, analyzing what activities are developed based on their use and how often they occur, thus presenting proposals addressing learning opportunities through pedagogical practices using the radio.application/pdfporEducação infantilRádio (Comunicação)Tecnologia educacionalRadioCommunicationEducationPossibilitiesLearningRádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991997.pdf000991997.pdfTexto completoapplication/pdf417089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/1/000991997.pdf4688f979f582b199ec98c0b5daac4c15MD51TEXT000991997.pdf.txt000991997.pdf.txtExtracted Texttext/plain115344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/2/000991997.pdf.txt5eb8d808edadae818721a488f57c59a2MD52THUMBNAIL000991997.pdf.jpg000991997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/3/000991997.pdf.jpg5c0367ceadf05eccb0de92e931b22391MD5310183/1415072018-10-25 10:06:03.776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
title |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
spellingShingle |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil Birck, Cristiane Educação infantil Rádio (Comunicação) Tecnologia educacional Radio Communication Education Possibilities Learning |
title_short |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
title_full |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
title_fullStr |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
title_sort |
Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil |
author |
Birck, Cristiane |
author_facet |
Birck, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Birck, Cristiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Deus, Sandra Batista de |
contributor_str_mv |
Deus, Sandra Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Rádio (Comunicação) Tecnologia educacional |
topic |
Educação infantil Rádio (Comunicação) Tecnologia educacional Radio Communication Education Possibilities Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radio Communication Education Possibilities Learning |
description |
A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141507 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991997 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141507 |
identifier_str_mv |
000991997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/1/000991997.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/2/000991997.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141507/3/000991997.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4688f979f582b199ec98c0b5daac4c15 5eb8d808edadae818721a488f57c59a2 5c0367ceadf05eccb0de92e931b22391 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509960749056 |