As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Delonice da Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259480
Resumo: A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de figuras na prática educativa geográfica, tendo como ponto de partida, a seguinte problematização: identificar as metodologias e os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental, no município de Seberi/RS. Compuseram os objetivos específicos conhecer como os professores usam as figuras como recurso didático; identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia; identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas. A pesquisa foi realizada no município de Seberi, no estado do Rio Grande do Sul, com entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam o componente curricular de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, da educação básica. Pode-se concluir que todas as professoras que participaram da pesquisa utilizam algum tipo de figura no processo de ensino/aprendizagem, procuram deixar as aulas mais dinâmicas, a fim de que os alunos consigam compreender o conteúdo. Contudo, mesmo com todo o empenho, destaca-se que as docentes encontram algum grau de dificuldade, seja pela falta de equipamentos nas escolas, ou falta de interesse dos alunos.
id UFRGS-2_db0870129998cd452065a8e4a52fa93d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259480
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Delonice da RosaVieira, Lucimar de Fátima dos SantosFett Júnior, Ney2023-06-26T03:31:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/259480001171888A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de figuras na prática educativa geográfica, tendo como ponto de partida, a seguinte problematização: identificar as metodologias e os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental, no município de Seberi/RS. Compuseram os objetivos específicos conhecer como os professores usam as figuras como recurso didático; identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia; identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas. A pesquisa foi realizada no município de Seberi, no estado do Rio Grande do Sul, com entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam o componente curricular de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, da educação básica. Pode-se concluir que todas as professoras que participaram da pesquisa utilizam algum tipo de figura no processo de ensino/aprendizagem, procuram deixar as aulas mais dinâmicas, a fim de que os alunos consigam compreender o conteúdo. Contudo, mesmo com todo o empenho, destaca-se que as docentes encontram algum grau de dificuldade, seja pela falta de equipamentos nas escolas, ou falta de interesse dos alunos.The present research approaches the use of figures in geographical educational practice, having as a starting point the following problematization: to identify the methodologies and didactic-pedagogical resources used by Geography teachers in the final years of elementary school in the municipality from Seberi/RS. The specific objectives were to know how teachers use pictures as a didactic resource; identify the methodologies used by Geography teachers; identify the didactic resources used in the classes. The research was carried out in the municipality of Seberi, in the state of Rio Grande do Sul, with semi-structured interviews with teachers who teach the curricular component of Geography in the final years of elementary school, basic education. It can be concluded that all the teachers who participated in the research use some type of figure in the teaching/learning process, they try to make the classes more dynamic, so that the students can understand the content. However, even with all the effort, it is noteworthy that the teachers encounter some degree of difficulty, either due to the lack of equipment in the schools, or lack of interest from the students.application/pdfporGeografia : EnsinoEnsino fundamental : Séries finaisProfessoresSeberi (RS)Geography teachingFiguresFinal yearsAs figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171888.pdf.txt001171888.pdf.txtExtracted Texttext/plain89261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259480/2/001171888.pdf.txta28f5804fed6a7159d6d11d1029f42d2MD52ORIGINAL001171888.pdfTexto completoapplication/pdf876304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259480/1/001171888.pdffa30d8738b2b2575ed0644e68887dfd2MD5110183/2594802023-06-27 03:33:05.005169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:33:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
title As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
spellingShingle As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
Barbosa, Delonice da Rosa
Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries finais
Professores
Seberi (RS)
Geography teaching
Figures
Final years
title_short As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
title_full As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
title_fullStr As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
title_full_unstemmed As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
title_sort As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
author Barbosa, Delonice da Rosa
author_facet Barbosa, Delonice da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Delonice da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fett Júnior, Ney
contributor_str_mv Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos
Fett Júnior, Ney
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries finais
Professores
Seberi (RS)
topic Geografia : Ensino
Ensino fundamental : Séries finais
Professores
Seberi (RS)
Geography teaching
Figures
Final years
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Figures
Final years
description A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de figuras na prática educativa geográfica, tendo como ponto de partida, a seguinte problematização: identificar as metodologias e os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental, no município de Seberi/RS. Compuseram os objetivos específicos conhecer como os professores usam as figuras como recurso didático; identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia; identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas. A pesquisa foi realizada no município de Seberi, no estado do Rio Grande do Sul, com entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam o componente curricular de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, da educação básica. Pode-se concluir que todas as professoras que participaram da pesquisa utilizam algum tipo de figura no processo de ensino/aprendizagem, procuram deixar as aulas mais dinâmicas, a fim de que os alunos consigam compreender o conteúdo. Contudo, mesmo com todo o empenho, destaca-se que as docentes encontram algum grau de dificuldade, seja pela falta de equipamentos nas escolas, ou falta de interesse dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T03:31:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259480
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171888
url http://hdl.handle.net/10183/259480
identifier_str_mv 001171888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259480/2/001171888.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259480/1/001171888.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a28f5804fed6a7159d6d11d1029f42d2
fa30d8738b2b2575ed0644e68887dfd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447343813623808