Turno integral na escola de ensino fundamental agrícola : é inovação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Lima Thomaz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35691
Resumo: Este trabalho tem como mote a Educação de tempo integral e a preservação ambiental, analisando uma escola de ensino fundamental de característica agrícola no estado do RGS e propõe uma reflexão da validade desta proposta à luz da legislação educacional vigente, bem como as possibilidades de desenvolver e ampliar propostas e políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação. Para isso, faz-se necessário além da reflexão sobre a Educação de tempo integral, a revisão da legislação educacional, o resgate histórico do ensino agrícola, bem como a história da Escola de Ensino Fundamental Canadá, para buscar caminhos alternativos a fim de entender e compreender o papel da gestão neste processo de estabelecimento de uma proposta educacional vinculada ao ensino agrícola. O presente trabalho pretende, ainda, apresentar um estudo de caso da Escola Canadá, fundada em 1957, uma Escola Pública de Ensino Fundamental que preserva a peculiaridade de sua localização, oferecendo uma proposta vinculada ao meio ambiente tendo em sua estrutura curricular o ensino agrícola. A Escola Canadá, a partir do ano de 2009, passou a oferecer aos alunos das séries iniciais o turno integral, onde alunos que antes frequentavam a Escola somente pela manhã ou pela tarde, passaram a frequentá-la o dia inteiro.
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