Shader tutor : an interactive tool for learning and exploring shader programming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Khin Emmanuel Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185063
Resumo: O aprendizado de programação de shaders comumente requer que o novato crie uma aplicação hospedeira completa, carregando manualmente modelos poligonais e texturas e lidando com detalhes da API gráfica. Esse processo pode ser bastante desencorajador, desviando a atenção da programação de shaders para o desenvolvimento da infraestrutura da aplicação. Para aliviar esse trabalho, ambientes de desenvolvimento de shaders foram criados por fabricantes de GPUs, como o FX Composer da NVIDIA e o RenderMonkey da AMD, mas ambos foram descontinuados há bastante tempo, e não oferecem suporte a linguagens modernas de shading. Recursos disponíveis on-line, como Shadertoy e Shdr, podem ser ferramentas valiosas para ajudar no aprendizado de programação de shaders, mas costumam ser difíceis de utilizar, possuem um conjunto de funcionalidades limitado e/ou não oferecem documentação adequada para iniciantes. Nós apresentamos um ambiente completo para o aprendizado e exploração de programação de shaders utilizando GLSL. Nosso ambiente, desenvolvido usando Vulkan, é capaz de suprir as necessidades de usuários iniciantes bem como experientes. Sua interface amigável permite que o usuário carregue modelos 3D e imagens sem dificuldade, além de modificar variáveis e texturas, aplicando as mudanças em tempo real.
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