Estudo da influência de fibras naturais e cerâmicas no fenômeno de stick-slip em materiais de fricção automotivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Matheus de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251658
Resumo: Os sistemas de freios são um dos principais componentes em um veículo, e sua qualidade na operação é imprescindível. Dentre esses sistemas, dependo do material de fricção utilizado, podem surgir ruídos de baixa frequência devido às vibrações causadas em frenagens de baixa velocidade ou na iminência de partida do veículo. Estas vibrações estão associadas ao fenômeno do stick-slip, processo de agarramento e deslizamento que acontece entre a pastilha de freio e o disco. Frente às tendências de materiais de fricção ecológicos, este trabalho teve como objetivo estudar a aplicação de fibra natural, analisando o fenômeno de stick-slip. Para isso, foi comparada a ocorrência do stick-slip em uma pastilha de freio na qual utilizou fibra de Grewia Optiva em sua formulação, com uma pastilha com fibra cerâmica, material largamente utilizado como pastilha de freio. Também foi ensaiado uma formulação comercial para comparação. No trabalho, foram mensurados parâmetros relacionados ao stick-slip, com base em ensaios tribológicos. Com os parâmetros mensurados, observou-se que a pastilha comercial não apresentou stick-slip. Também se concluiu que a pastilha com fibra natural obteve coeficientes de atritos semelhantes à pastilha com fibra cerâmica, mas com menor presença de stick-slip, apresentando-se como um potencial uso como material de fricção.
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