Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Führ, Daiane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127214
Resumo: Nas últimas décadas, o Brasil sofreu mudanças importantes e, dentre elas, está transição nutricional. Os dados publicados sobre o excesso de peso são alarmantes e mostram a necessidade de intervenções mais efetivas e da integração entre os setores para prevenção de doenças e promoção da saúde. A inserção do tema alimentação e nutrição no cotidiano da escola é fundamental para que se obtenham resultados a longo prazo, já que o aumento da obesidade infantil é preocupante e a escola é considerada um local privilegiado para ações de promoção de saúde. O presente trabalho buscou analisar se duas coleções de livros didáticos de Ciências destinadas ao 2°, 3° e 4° anos do ensino fundamental, em seus conteúdos sobre alimentação e nutrição, abrangem as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino sobre “Saúde” e “Meio Ambiente”. Trata-se de uma pesquisa exploratória documental tendo como base de estudo livros didáticos de Ciências de 2° ao 4° ano do ensino fundamental de duas distintas coleções. Foram coletados seis livros didáticos em duas escolas públicas municipais. Selecionaram-se os conteúdos previstos nos PCNs relacionados a alimentação e nutrição e, após, os conteúdos abordados nos livros foram relacionados a estes PCNs em uma tabela para análise. A Coleção 1 traz um conteúdo reduzido de informações que se relacionem aos PCNs, além de ter um enfoque em prevenção de doenças através da higiene. Entretanto, na Coleção 1, as propostas de exercícios são fortemente relacionadas à experimentação e à interação com o meio ambiente. A Coleção 2 aborda mais conteúdos relacionados aos trechos de PCNs, dentre eles estão questões relacionadas à higiene e à alimentação como fonte de energia e crescimento. Nesta coleção, os exercícios são basicamente descritivos e voltados ao estudo dos alimentos e seus nutrientes em figuras mostradas nos livros. Assuntos mais atuais como as propagandas de alimentos, a obesidade, as relações familiares, os alimentos regionais, a imagem corporal, a agricultura, o guia alimentar, os agrotóxicos, os determinantes de saúde, entre outros, poderiam ganhar mais espaço nos livros didáticos. Existe uma necessidade de atualização dos documentos de PCNs e dos conteúdos de alimentação e nutrição contidos nos livros didáticos. O convite a profissionais de áreas tão importantes, como a de saúde, seria oportuno para a elaboração de propostas de livros, já que atualmente tanto se fala em intersetorialidade.
id UFRGS-2_dba19cf8642edf060fba623c4031b092
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127214
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Führ, DaianeRamos, Maurem2015-09-29T10:53:48Z2015http://hdl.handle.net/10183/127214000973611Nas últimas décadas, o Brasil sofreu mudanças importantes e, dentre elas, está transição nutricional. Os dados publicados sobre o excesso de peso são alarmantes e mostram a necessidade de intervenções mais efetivas e da integração entre os setores para prevenção de doenças e promoção da saúde. A inserção do tema alimentação e nutrição no cotidiano da escola é fundamental para que se obtenham resultados a longo prazo, já que o aumento da obesidade infantil é preocupante e a escola é considerada um local privilegiado para ações de promoção de saúde. O presente trabalho buscou analisar se duas coleções de livros didáticos de Ciências destinadas ao 2°, 3° e 4° anos do ensino fundamental, em seus conteúdos sobre alimentação e nutrição, abrangem as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino sobre “Saúde” e “Meio Ambiente”. Trata-se de uma pesquisa exploratória documental tendo como base de estudo livros didáticos de Ciências de 2° ao 4° ano do ensino fundamental de duas distintas coleções. Foram coletados seis livros didáticos em duas escolas públicas municipais. Selecionaram-se os conteúdos previstos nos PCNs relacionados a alimentação e nutrição e, após, os conteúdos abordados nos livros foram relacionados a estes PCNs em uma tabela para análise. A Coleção 1 traz um conteúdo reduzido de informações que se relacionem aos PCNs, além de ter um enfoque em prevenção de doenças através da higiene. Entretanto, na Coleção 1, as propostas de exercícios são fortemente relacionadas à experimentação e à interação com o meio ambiente. A Coleção 2 aborda mais conteúdos relacionados aos trechos de PCNs, dentre eles estão questões relacionadas à higiene e à alimentação como fonte de energia e crescimento. Nesta coleção, os exercícios são basicamente descritivos e voltados ao estudo dos alimentos e seus nutrientes em figuras mostradas nos livros. Assuntos mais atuais como as propagandas de alimentos, a obesidade, as relações familiares, os alimentos regionais, a imagem corporal, a agricultura, o guia alimentar, os agrotóxicos, os determinantes de saúde, entre outros, poderiam ganhar mais espaço nos livros didáticos. Existe uma necessidade de atualização dos documentos de PCNs e dos conteúdos de alimentação e nutrição contidos nos livros didáticos. O convite a profissionais de áreas tão importantes, como a de saúde, seria oportuno para a elaboração de propostas de livros, já que atualmente tanto se fala em intersetorialidade.In recent decades, Brazil has undergone major changes and, among them, is nutritional transition. Published data on overweight are alarming and show the need for more effective interventions and integration between sectors for disease prevention and health promotion. The insertion of the theme food and nutrition in the school routine is crucial in order to obtain long-term results, since the rise in childhood obesity is alarming and the school is considered a prime location for health promotion actions. This study aimed to examine whether two collections of Science Didatic Books intended for 2nd, 3rd and 4th years of primary school, in its contents on food and nutrition, covering the recommendations of the National Curriculum Parameters (NCPs) for teaching about "Health" and "Environment". It is a documental exploratory research having as study base the Science Didatic Books for 2nd to the 4th year of elementary school in two different collections. We collected six Science Didatic Books in two public schools. They selected the content provided in the NCPs related to food and nutrition, and after, the content covered in the books were related to these NCPs on a table for analysis. Collection 1 brings a reduced content of information that relate to the NCPs, and has a focus on disease prevention through hygiene. However, the Collection 1, the proposed exercises are closely related to experimentation and interaction with the environment. Collection 2 covers more content related to NCPs excerpts, among them are issues related to hygiene and food for energy and growth. In this collection, the exercises are basically descriptive and geared to the study of food and its nutrients figures shown in the books. Current issues such as food advertisements, obesity, family relations, regional food, body image, agriculture, food guide, pesticides, health determinants, among others, could make more space in Science Didatic Books. There is a need to update the NCPs documents and food and nutrition content contained in Science Didatic Books. The invitation to professionals in such important areas as health, it would be appropriate to draw up proposals for books, as currently much talk on intersectionality.capplication/pdfporEducação alimentar e nutricionalLivro didáticoNational curriculum parametersTransversal themesFood and nutrition educationScience didatic booksTema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2015Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973611.pdf000973611.pdfTexto completoapplication/pdf651108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127214/1/000973611.pdf77b28bf6a029e44d5949f18d6d41d00bMD51TEXT000973611.pdf.txt000973611.pdf.txtExtracted Texttext/plain130631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127214/2/000973611.pdf.txt5ca5c0be79f57e33ee0b07c67a675b6bMD52THUMBNAIL000973611.pdf.jpg000973611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127214/3/000973611.pdf.jpg806893320b85c3b1379eba52da2f7e3aMD5310183/1272142018-10-16 09:14:25.568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127214Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:14:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
title Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
spellingShingle Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
Führ, Daiane
Educação alimentar e nutricional
Livro didático
National curriculum parameters
Transversal themes
Food and nutrition education
Science didatic books
title_short Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
title_full Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
title_fullStr Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
title_full_unstemmed Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
title_sort Tema alimentação nos parâmetros curriculares nacionais e em livros didáticos
author Führ, Daiane
author_facet Führ, Daiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Führ, Daiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurem
contributor_str_mv Ramos, Maurem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional
Livro didático
topic Educação alimentar e nutricional
Livro didático
National curriculum parameters
Transversal themes
Food and nutrition education
Science didatic books
dc.subject.eng.fl_str_mv National curriculum parameters
Transversal themes
Food and nutrition education
Science didatic books
description Nas últimas décadas, o Brasil sofreu mudanças importantes e, dentre elas, está transição nutricional. Os dados publicados sobre o excesso de peso são alarmantes e mostram a necessidade de intervenções mais efetivas e da integração entre os setores para prevenção de doenças e promoção da saúde. A inserção do tema alimentação e nutrição no cotidiano da escola é fundamental para que se obtenham resultados a longo prazo, já que o aumento da obesidade infantil é preocupante e a escola é considerada um local privilegiado para ações de promoção de saúde. O presente trabalho buscou analisar se duas coleções de livros didáticos de Ciências destinadas ao 2°, 3° e 4° anos do ensino fundamental, em seus conteúdos sobre alimentação e nutrição, abrangem as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino sobre “Saúde” e “Meio Ambiente”. Trata-se de uma pesquisa exploratória documental tendo como base de estudo livros didáticos de Ciências de 2° ao 4° ano do ensino fundamental de duas distintas coleções. Foram coletados seis livros didáticos em duas escolas públicas municipais. Selecionaram-se os conteúdos previstos nos PCNs relacionados a alimentação e nutrição e, após, os conteúdos abordados nos livros foram relacionados a estes PCNs em uma tabela para análise. A Coleção 1 traz um conteúdo reduzido de informações que se relacionem aos PCNs, além de ter um enfoque em prevenção de doenças através da higiene. Entretanto, na Coleção 1, as propostas de exercícios são fortemente relacionadas à experimentação e à interação com o meio ambiente. A Coleção 2 aborda mais conteúdos relacionados aos trechos de PCNs, dentre eles estão questões relacionadas à higiene e à alimentação como fonte de energia e crescimento. Nesta coleção, os exercícios são basicamente descritivos e voltados ao estudo dos alimentos e seus nutrientes em figuras mostradas nos livros. Assuntos mais atuais como as propagandas de alimentos, a obesidade, as relações familiares, os alimentos regionais, a imagem corporal, a agricultura, o guia alimentar, os agrotóxicos, os determinantes de saúde, entre outros, poderiam ganhar mais espaço nos livros didáticos. Existe uma necessidade de atualização dos documentos de PCNs e dos conteúdos de alimentação e nutrição contidos nos livros didáticos. O convite a profissionais de áreas tão importantes, como a de saúde, seria oportuno para a elaboração de propostas de livros, já que atualmente tanto se fala em intersetorialidade.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-29T10:53:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127214
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973611
url http://hdl.handle.net/10183/127214
identifier_str_mv 000973611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127214/1/000973611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127214/2/000973611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127214/3/000973611.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 77b28bf6a029e44d5949f18d6d41d00b
5ca5c0be79f57e33ee0b07c67a675b6b
806893320b85c3b1379eba52da2f7e3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224490071359488