Geloteca de Viamão-RS: interação e envolvimento com a comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Vanessa Castilhos Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199602
Resumo: O presente estudo apresenta como investigação a percepção da comunidade na mediação de leitura em relação à Geloteca, localizada na Parada 42, de Viamópolis no município de Viamão/RS. Apresenta referencial teórico sobre a trajetória da leitura, delineando algumas formas de registro e leitura; a leitura como percepção de sentidos e significados, desenvolvendo uma visão mais pedagógica acerca da leitura; políticas públicas de leitura; destaca a Lei Nº 13.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita como referência; apresenta o contexto de estudo sobre a Cidade de Viamão, o Bairro Viamópolis e o Projeto da Geloteca. Metodologia de natureza básica, abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo, com procedimento de estudo de caso. Este estudo utiliza como instrumentos de coleta de dados a observação participante, na interação dos usuários com o acervo de leitura da Geloteca e a entrevista semiestruturada. Analisa o envolvimento da comunidade com leitura em relação à Geloteca e avalia as contribuições para novas aprendizagens por meio da leitura. Os sujeitos da pesquisa são pessoas da comunidade que interagiram com a Geloteca, de forma aleatória, escolhidos durante as observações. Conclui que a comunidade percebe a Geloteca como algo muito significativo, tanto no acesso e fomento à leitura quanto servindo de alimento para a alma, sendo um ponto de união entre as pessoas da comunidade, tornando-a mais próxima e socialmente participativa.
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