Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253736 |
Resumo: | O Big Brother Brasil, reality show transmitido anualmente pela Rede Globo, teve uma grande repercussão na edição de 2020, esta que ficou conhecida como uma edição histórica. Dentre os participantes do programa, a já consolidada influenciadora digital Bianca Andrade aceitou o convite da emissora e utilizou o reality como uma vitrine para expor sua marca de maquiagens Boca Rosa Beauty. Como objetivo geral, busca-se compreender de que forma a participante do BBB 20, Bianca Andrade, aproveitou da visibilidade midiática proporcionada pelo reality para criar situações de comunicação da marca Boca Rosa Beauty no Instagram durante o programa. Para isso, considerou-se como objetivos específicos: a) identificar a presença da marca em diferentes situações dentro do reality show BBB 20; b) mapear e analisar as estratégias realizadas por Bianca em sua comunicação pessoal e da marca; e c) verificar como os perfis de Instagram da participante e da marca foram utilizados para estender essas ações de comunicação. Para o embasamento do trabalho, realiza-se uma pesquisa bibliográfica com aspectos importantes em relação à visibilidade midiática (THOMPSON, 2008), publicidade e entretenimento (COVALESKI, 2010), convergência midiática (JENKINS, 2009), narrativa transmídia (JENKINS, 2009), redes sociais on-line (SANTOS; PAIVA, 2017) e influenciadores digitais (KARHAWI, 2017; 2020). Tendo em vista o problema do trabalho, utiliza-se uma metodologia exploratória e descritiva de caráter qualitativo (GIL, 2002); enquanto para a etapa empírica propôs se uma análise de conteúdo (BARDIN, 1977) que possibilitasse a identificação de estratégias de comunicação e categorização das mesmas. Por fim, identificou-se que a influenciadora Bianca Andrade conseguiu aproveitar a visibilidade midiática conquistada com a participação no BBB 20 através de estratégias de comunicação que visavam publicizar a marca Boca Rosa Beauty e reposicionar sua imagem pessoal de influenciadora digital à empresária. Ainda que a comunicação da participante tenha enfrentado alguns ruídos durante o reality, os impactos repercutidos tanto para a marca Boca Rosa Beauty quanto para Bianca mostraram-se extremamente positivos e lucrativos. |
id |
UFRGS-2_dc04f07f3d2659316aff810d6b72a232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boelter, Alissa SosaBorba, Eduardo Zilles2023-01-17T05:03:24Z2022http://hdl.handle.net/10183/253736001157189O Big Brother Brasil, reality show transmitido anualmente pela Rede Globo, teve uma grande repercussão na edição de 2020, esta que ficou conhecida como uma edição histórica. Dentre os participantes do programa, a já consolidada influenciadora digital Bianca Andrade aceitou o convite da emissora e utilizou o reality como uma vitrine para expor sua marca de maquiagens Boca Rosa Beauty. Como objetivo geral, busca-se compreender de que forma a participante do BBB 20, Bianca Andrade, aproveitou da visibilidade midiática proporcionada pelo reality para criar situações de comunicação da marca Boca Rosa Beauty no Instagram durante o programa. Para isso, considerou-se como objetivos específicos: a) identificar a presença da marca em diferentes situações dentro do reality show BBB 20; b) mapear e analisar as estratégias realizadas por Bianca em sua comunicação pessoal e da marca; e c) verificar como os perfis de Instagram da participante e da marca foram utilizados para estender essas ações de comunicação. Para o embasamento do trabalho, realiza-se uma pesquisa bibliográfica com aspectos importantes em relação à visibilidade midiática (THOMPSON, 2008), publicidade e entretenimento (COVALESKI, 2010), convergência midiática (JENKINS, 2009), narrativa transmídia (JENKINS, 2009), redes sociais on-line (SANTOS; PAIVA, 2017) e influenciadores digitais (KARHAWI, 2017; 2020). Tendo em vista o problema do trabalho, utiliza-se uma metodologia exploratória e descritiva de caráter qualitativo (GIL, 2002); enquanto para a etapa empírica propôs se uma análise de conteúdo (BARDIN, 1977) que possibilitasse a identificação de estratégias de comunicação e categorização das mesmas. Por fim, identificou-se que a influenciadora Bianca Andrade conseguiu aproveitar a visibilidade midiática conquistada com a participação no BBB 20 através de estratégias de comunicação que visavam publicizar a marca Boca Rosa Beauty e reposicionar sua imagem pessoal de influenciadora digital à empresária. Ainda que a comunicação da participante tenha enfrentado alguns ruídos durante o reality, os impactos repercutidos tanto para a marca Boca Rosa Beauty quanto para Bianca mostraram-se extremamente positivos e lucrativos.The Big Brother Brasil, a reality show aired annually through Globo, had a lot of repercussions in 2020's edition, which became known as a legendary edition. Among the participants, the already known digital influencer, Bianca Andrade, accepts the invitation from the TV channel and uses the reality as a showcase to expose her makeup brand Boca Rosa Beauty. As a general objective, this research aims to understand in what ways the reality show participant, Bianca, might have taken advantage of her media visibility that BBB20 has enabled, to create Instagram marketing strategies throughout the show. In order to do that analysis, some specific objectives were considered: a) Identify the brand presence in different situations inside the reality show; b) Map and analyze Bianca's strategies in her personal communication and brand communication; c) Check how the participant's Instagram profiles and the brand profile were used to extend communication actions. For the endorsement of this work, a bibliographic research is done, taking into consideration some important aspects related to media visibility (THOMPSON, 2008), publicity and entertainment (COVALESKI, 2010), media convergence (JENKINS, 2009), transmedia narrative (JENKINS, 2009), online social networks (SANTOS; PAIVA, 2017) and digital influencers (KARHAWI, 2017; 2020). Given this work proposed problem, a qualitative exploratory-descriptive methodology was chosen (GIL, 2002); while for the empirical stage, a content analysis was proposed (BARDIN, 1977), in which it would be possible to identify communication strategies and its categories. Finally, this research identified that the digital influencer, Bianca Andrade, managed to avail the media visibility, conquered with her participation in BBB20 through communication strategies that enabled publicizing her own brand, Boca Rosa Beauty, and also to reposition her character from digital influencer to businesswoman. Although the participant's communication might have suffered some "noise" during the show, the impacts, both for the brand, Boca Rosa Beauty, and for Bianca, were very positive and profitable.application/pdfporRedes sociaisGestão de marcasBig Brother Brasil (Programa de televisão)Reality showMedia visibilityDigital social networksBig Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beautyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157189.pdf.txt001157189.pdf.txtExtracted Texttext/plain194888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253736/2/001157189.pdf.txt57f041014333751d1433d37e5f69dbf8MD52ORIGINAL001157189.pdfTexto completoapplication/pdf4751658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253736/1/001157189.pdf647a4ac0c4eae331e8d415196b9708cbMD5110183/2537362023-01-18 06:01:10.146532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:01:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
title |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
spellingShingle |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty Boelter, Alissa Sosa Redes sociais Gestão de marcas Big Brother Brasil (Programa de televisão) Reality show Media visibility Digital social networks |
title_short |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
title_full |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
title_fullStr |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
title_full_unstemmed |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
title_sort |
Big Brother Brasil como vitrine para exposição de marcas: um estudo de caso de Bianca Andrade e sua marca Boca Rosa Beauty |
author |
Boelter, Alissa Sosa |
author_facet |
Boelter, Alissa Sosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boelter, Alissa Sosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borba, Eduardo Zilles |
contributor_str_mv |
Borba, Eduardo Zilles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Gestão de marcas Big Brother Brasil (Programa de televisão) |
topic |
Redes sociais Gestão de marcas Big Brother Brasil (Programa de televisão) Reality show Media visibility Digital social networks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reality show Media visibility Digital social networks |
description |
O Big Brother Brasil, reality show transmitido anualmente pela Rede Globo, teve uma grande repercussão na edição de 2020, esta que ficou conhecida como uma edição histórica. Dentre os participantes do programa, a já consolidada influenciadora digital Bianca Andrade aceitou o convite da emissora e utilizou o reality como uma vitrine para expor sua marca de maquiagens Boca Rosa Beauty. Como objetivo geral, busca-se compreender de que forma a participante do BBB 20, Bianca Andrade, aproveitou da visibilidade midiática proporcionada pelo reality para criar situações de comunicação da marca Boca Rosa Beauty no Instagram durante o programa. Para isso, considerou-se como objetivos específicos: a) identificar a presença da marca em diferentes situações dentro do reality show BBB 20; b) mapear e analisar as estratégias realizadas por Bianca em sua comunicação pessoal e da marca; e c) verificar como os perfis de Instagram da participante e da marca foram utilizados para estender essas ações de comunicação. Para o embasamento do trabalho, realiza-se uma pesquisa bibliográfica com aspectos importantes em relação à visibilidade midiática (THOMPSON, 2008), publicidade e entretenimento (COVALESKI, 2010), convergência midiática (JENKINS, 2009), narrativa transmídia (JENKINS, 2009), redes sociais on-line (SANTOS; PAIVA, 2017) e influenciadores digitais (KARHAWI, 2017; 2020). Tendo em vista o problema do trabalho, utiliza-se uma metodologia exploratória e descritiva de caráter qualitativo (GIL, 2002); enquanto para a etapa empírica propôs se uma análise de conteúdo (BARDIN, 1977) que possibilitasse a identificação de estratégias de comunicação e categorização das mesmas. Por fim, identificou-se que a influenciadora Bianca Andrade conseguiu aproveitar a visibilidade midiática conquistada com a participação no BBB 20 através de estratégias de comunicação que visavam publicizar a marca Boca Rosa Beauty e reposicionar sua imagem pessoal de influenciadora digital à empresária. Ainda que a comunicação da participante tenha enfrentado alguns ruídos durante o reality, os impactos repercutidos tanto para a marca Boca Rosa Beauty quanto para Bianca mostraram-se extremamente positivos e lucrativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-17T05:03:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253736 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157189 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253736 |
identifier_str_mv |
001157189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253736/2/001157189.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253736/1/001157189.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57f041014333751d1433d37e5f69dbf8 647a4ac0c4eae331e8d415196b9708cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224649288187904 |