O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180401 |
Resumo: | Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A metodologia de pesquisa foi a entrevista narrativa, analisada na perspectiva dos estudos culturais. Os jovens entrevistados frequentavam a oitava série, sendo a última oferecida pela escola, e se deparavam com a necessidade de pensar o que fazer no “ano que vem”. Como resultados, a escola continua se mostrando como um importante lugar para a construção de um futuro de sucesso. A escolarização como imperativo se fixa, então, na certificação, no status e nos acessos que, supostamente, viabiliza. |
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Andrade, Sandra dos Santos2018-07-12T02:26:11Z20170102-4698http://hdl.handle.net/10183/180401001070515Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A metodologia de pesquisa foi a entrevista narrativa, analisada na perspectiva dos estudos culturais. Os jovens entrevistados frequentavam a oitava série, sendo a última oferecida pela escola, e se deparavam com a necessidade de pensar o que fazer no “ano que vem”. Como resultados, a escola continua se mostrando como um importante lugar para a construção de um futuro de sucesso. A escolarização como imperativo se fixa, então, na certificação, no status e nos acessos que, supostamente, viabiliza.The article analyzes what youngsters say about future. The main objective is to reflect on the possibilities of articulating time, youth and schooling, with empirical material produced in a public school from Porto Alegre/RS. The research methodology was the narrative interview, analyzed from the cultural studies approach. The interviewed youngsters attended the eighth grade, being the last offered by the school, and faced the need to think of what to do “next year”.As results, the school keeps showing itself as an important place to build a successful future. Schooling as an imperative is determined, then, in the certification, in status, and in the accesses that supposedly enables.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 33 (jun. 2017), e158274, p. 1-26EscolarizaçãoJuventudeTempoEstudos culturaisYouthTimeSchoolingCultural studiesO que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escolaWhat to do next year? articulations between youth, time and schoolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070515.pdf001070515.pdfTexto completoapplication/pdf730390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180401/1/001070515.pdf9fd061fdd7b4b899f1aaea04135989eeMD51TEXT001070515.pdf.txt001070515.pdf.txtExtracted Texttext/plain69446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180401/2/001070515.pdf.txt7ea377fa9912d243ead99328196fd52aMD5210183/1804012023-10-28 03:33:53.73033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180401Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-10-28T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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