Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31602 |
Resumo: | Neste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, através da utilização de mídias digitais e recursos alternativos. O objetivo dessa proposta foi tornar mais significante o aprendizado dos ângulos, proporcionando exercícios mais atrativos, afim de que os alunos tivessem uma percepção adequada sobre o assunto e soubessem aplicar os conceitos estudados no dia-a-dia. Neste trabalho também é enfatizada a possibilidade de integrar a Matemática a outras áreas, considerando a contribuição que elas podem dar. Através de uma abordagem histórica, por exemplo, o estudo mostra o conhecimento do conceito de ângulos desde a antiguidade até hoje. Destacam-se ainda as aulas de artes desenvolvidas com os alunos do EJA, por contribuírem com a técnica dos desenhos e da perspectiva para que o conceito fosse melhor observado e compreendido. Além disso, uma revisão bibliográfica referente à Etnomatemática contribui para que professor e o aluno possam perceber o quanto suas histórias de vida, vivências, falas, análises e contribuições durante as aulas podem enriquecer um conteúdo didático e torná-lo importante e significativo. A análise de todo o levantamento feito, conciliando teoria e prática pedagógica, sala de aula e estudos bibliográficos, conduz à compreensão do quanto é importante o professor estar atualizado, buscando novos recursos e, neste caso, relativo às mídias digitais, enriquecendo suas aulas e, com isso, oferecendo motivação e dinamismo, oportunizando aos alunos maiores possibilidades de interesse e consequentemente de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_dc3d1c7656ad90bf2693390e682a69b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31602 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Mônica MariaCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/31602000783719Neste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, através da utilização de mídias digitais e recursos alternativos. O objetivo dessa proposta foi tornar mais significante o aprendizado dos ângulos, proporcionando exercícios mais atrativos, afim de que os alunos tivessem uma percepção adequada sobre o assunto e soubessem aplicar os conceitos estudados no dia-a-dia. Neste trabalho também é enfatizada a possibilidade de integrar a Matemática a outras áreas, considerando a contribuição que elas podem dar. Através de uma abordagem histórica, por exemplo, o estudo mostra o conhecimento do conceito de ângulos desde a antiguidade até hoje. Destacam-se ainda as aulas de artes desenvolvidas com os alunos do EJA, por contribuírem com a técnica dos desenhos e da perspectiva para que o conceito fosse melhor observado e compreendido. Além disso, uma revisão bibliográfica referente à Etnomatemática contribui para que professor e o aluno possam perceber o quanto suas histórias de vida, vivências, falas, análises e contribuições durante as aulas podem enriquecer um conteúdo didático e torná-lo importante e significativo. A análise de todo o levantamento feito, conciliando teoria e prática pedagógica, sala de aula e estudos bibliográficos, conduz à compreensão do quanto é importante o professor estar atualizado, buscando novos recursos e, neste caso, relativo às mídias digitais, enriquecendo suas aulas e, com isso, oferecendo motivação e dinamismo, oportunizando aos alunos maiores possibilidades de interesse e consequentemente de aprendizagem.In this work is developed a relative analysis of the angle teaching regarding a pedagogical approach based on didactic engineering which was implemented on EYA Youth and Adult Education, through the use of digital media and alternative resources. The aim of this proposal was to make learning more meaningful angles, providing more attractive exercises to facilitate understanding of angle, so that students have a good perception about them, and that the student knows how to apply the concepts studied during the day to day. In this work also is showed the possibility of integrate the mathematics to other areas considering the contribution they can give. Through the historic analysis, for example the study shows the knowledge of the concept of angles from ancient times until today. We can also underline arts classes developed with EYA students which contributed with the technical drawings and perspective to the concept would be better observed and understood. In addition a literature review concerning ethnomathematics amounted to teacher and student can see how their life stories and experiences, their speeches, analysis and contributions during lessons can enrich content and make it important and significant. The analysis of the entire survey, combining theory and practice, classroom and bibliographical studies, leads to an understanding of how important is the teacher being updated and seek new resources, in this case relating to digital media to enrich their lessons and this Offer motivation, dynamism contributing to students most likely to interest and therefore learning.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemEJAEducação de jovens e adultosÂngulo : Matemática : Ensino fundamentalProfessor : Formação : MatemáticaAnglesDigital mediaAdult educationEnsino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783719.pdf000783719.pdfTexto completoapplication/pdf1766654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31602/1/000783719.pdf42dccef286fdc85be70ad94a339c9e27MD51TEXT000783719.pdf.txt000783719.pdf.txtExtracted Texttext/plain66746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31602/2/000783719.pdf.txtf52528ba9c51be206bbd124b1f9be0d8MD52THUMBNAIL000783719.pdf.jpg000783719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31602/3/000783719.pdf.jpg4980365b83993f37f5c64525d9254ed0MD5310183/316022018-10-22 09:15:17.491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos Campos, Mônica Maria Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem EJA Educação de jovens e adultos Ângulo : Matemática : Ensino fundamental Professor : Formação : Matemática Angles Digital media Adult education |
title_short |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Campos, Mônica Maria |
author_facet |
Campos, Mônica Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Mônica Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem EJA Educação de jovens e adultos Ângulo : Matemática : Ensino fundamental Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem EJA Educação de jovens e adultos Ângulo : Matemática : Ensino fundamental Professor : Formação : Matemática Angles Digital media Adult education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Angles Digital media Adult education |
description |
Neste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, através da utilização de mídias digitais e recursos alternativos. O objetivo dessa proposta foi tornar mais significante o aprendizado dos ângulos, proporcionando exercícios mais atrativos, afim de que os alunos tivessem uma percepção adequada sobre o assunto e soubessem aplicar os conceitos estudados no dia-a-dia. Neste trabalho também é enfatizada a possibilidade de integrar a Matemática a outras áreas, considerando a contribuição que elas podem dar. Através de uma abordagem histórica, por exemplo, o estudo mostra o conhecimento do conceito de ângulos desde a antiguidade até hoje. Destacam-se ainda as aulas de artes desenvolvidas com os alunos do EJA, por contribuírem com a técnica dos desenhos e da perspectiva para que o conceito fosse melhor observado e compreendido. Além disso, uma revisão bibliográfica referente à Etnomatemática contribui para que professor e o aluno possam perceber o quanto suas histórias de vida, vivências, falas, análises e contribuições durante as aulas podem enriquecer um conteúdo didático e torná-lo importante e significativo. A análise de todo o levantamento feito, conciliando teoria e prática pedagógica, sala de aula e estudos bibliográficos, conduz à compreensão do quanto é importante o professor estar atualizado, buscando novos recursos e, neste caso, relativo às mídias digitais, enriquecendo suas aulas e, com isso, oferecendo motivação e dinamismo, oportunizando aos alunos maiores possibilidades de interesse e consequentemente de aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31602 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783719 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31602 |
identifier_str_mv |
000783719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31602/1/000783719.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31602/2/000783719.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31602/3/000783719.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42dccef286fdc85be70ad94a339c9e27 f52528ba9c51be206bbd124b1f9be0d8 4980365b83993f37f5c64525d9254ed0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062449225728 |