John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüdiger, Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172589
Resumo: John Hobson concebeu estudo pioneiro do que viria a ser chamado de propaganda, em que, pela primeira vez, quem sabe, emprega a figura da agulha hipodérmica, não obstante a relativize criticamente, situando seus termos em relação à sua célebre teoria do imperialismo e a uma primitiva reflexão sobre as bases históricas da cultura de massas. Analisando como o autor desenvolve esse raciocínio em The Psychology of Jingoism (1901), revelamos no artigo a contribuição altamente original deste pioneiro aos estudos críticos de mídia. O argumento desenvolvido em conclusão é o de que, embora sua obra mostre que os meios exercem uma influência que depende do contexto histórico e das forças que nele intervêm, esta influência não tem um sentido inexorável, necessariamente favorável seja aos donos do poder e da imprensa, como demonstra, vista de forma distanciada, própria cobertura da Guerra dos Boers.
id UFRGS-2_dcde5a0ce486f0070214e9dc3b2bf3b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172589
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rüdiger, Francisco2018-02-16T02:29:48Z20131808-2599http://hdl.handle.net/10183/172589000892833John Hobson concebeu estudo pioneiro do que viria a ser chamado de propaganda, em que, pela primeira vez, quem sabe, emprega a figura da agulha hipodérmica, não obstante a relativize criticamente, situando seus termos em relação à sua célebre teoria do imperialismo e a uma primitiva reflexão sobre as bases históricas da cultura de massas. Analisando como o autor desenvolve esse raciocínio em The Psychology of Jingoism (1901), revelamos no artigo a contribuição altamente original deste pioneiro aos estudos críticos de mídia. O argumento desenvolvido em conclusão é o de que, embora sua obra mostre que os meios exercem uma influência que depende do contexto histórico e das forças que nele intervêm, esta influência não tem um sentido inexorável, necessariamente favorável seja aos donos do poder e da imprensa, como demonstra, vista de forma distanciada, própria cobertura da Guerra dos Boers.During the heyday of the press age, John Hobson drafted one of the first critical analyzes of what would be called propaganda, inside which, equally as a pioneer, he employed the figure of the hypodermic needle to understand the phenomena. Composing its terms with a theory of imperialism and the elements of an early reflection on the historical basis of mass culture, he nevertheless could mitigate this schema. Analyzing how the author develops those ideas in The Psychology of jingoism (1901), the article revealed the highly original contribution to the study of the media offered by this forerunner of the critical approach. The argument developed in conclusion is that, although his work shows that the media exert an influence that depends on the historical context and the forces involved in it, this influence does not have an inexorable sense necessarily in favor of those in power, to be owners of the press, as shown, being seen in a broader historical view, the same coverage of the Boer War, the case studied by Hobson.John Hobson ha redactado, en el auge de la era de la prensa, una de las primeras criticas de lo que vendría a llamarse propaganda. En el contexto de esta crítica empleo, también de forma pionera, la metáfora de la aguja hipodérmica, comedida por su teoría del imperialismo y la reflexión por el esbozada sobre las bases históricas y psicológicas de la naciente cultura de masas. Mediante análisis de la manera como el autor desarrolla este argumento en La psicología de lo jingoísmo (1901), el artículo revela la contribución muy original al estudio de los medios propuesta por este primeiro crítico de los medios. El argumento desarrollado en conclusión es que, a pesar de que su trabajo demuestra que los medios de comunicación ejercen una influencia que depende del contexto histórico y de las fuerzas que intervienen en ella, esta influencia no tiene que ser siempre favorable a aquellos en el poder, o para los dueños de la prensa, como muestra, vista en una perspectiva histórica más amplia, la propia cobertura de la guerra de Boer, el caso estudiado por Hobson.application/pdfporE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 16, n. 1, (jan./abr. 2013), p. 1-17Teoria da comunicaçãoPropagandaHistóriaCritical communication studies: historical rootsJohn Hobson: The psychology of jingoismHistory of communicative thinkingEstudios críticos de la comunicaciónJohn Hobson: The psychology of jingoismHistória de lo pensamiento comunicacionalJohn Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propagandaJohn Hobbes and the psychology of jingoism : the metaphor of the hypodermic needle and the origins of critical propagandaJohn Hobson y la psicologia del jingoísmo : la metáfora de la aguja hipodérmica y los orígenes de la teoría crítica de la propagandainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892833.pdf000892833.pdfTexto completoapplication/pdf157569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172589/1/000892833.pdf2a73fd655ba67cfa020551ffd1333ab7MD51TEXT000892833.pdf.txt000892833.pdf.txtExtracted Texttext/plain53366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172589/2/000892833.pdf.txt74dd9237065781d6234adea3f2f6479cMD52THUMBNAIL000892833.pdf.jpg000892833.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172589/3/000892833.pdf.jpg186178ab55801377f55951bd09667feeMD5310183/1725892018-10-26 10:23:10.025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:23:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
dc.title.alternative.en.fl_str_mv John Hobbes and the psychology of jingoism : the metaphor of the hypodermic needle and the origins of critical propaganda
dc.title.alternative.es.fl_str_mv John Hobson y la psicologia del jingoísmo : la metáfora de la aguja hipodérmica y los orígenes de la teoría crítica de la propaganda
title John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
spellingShingle John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
Rüdiger, Francisco
Teoria da comunicação
Propaganda
História
Critical communication studies: historical roots
John Hobson: The psychology of jingoism
History of communicative thinking
Estudios críticos de la comunicación
John Hobson: The psychology of jingoism
História de lo pensamiento comunicacional
title_short John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
title_full John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
title_fullStr John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
title_full_unstemmed John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
title_sort John Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propaganda
author Rüdiger, Francisco
author_facet Rüdiger, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rüdiger, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da comunicação
Propaganda
História
topic Teoria da comunicação
Propaganda
História
Critical communication studies: historical roots
John Hobson: The psychology of jingoism
History of communicative thinking
Estudios críticos de la comunicación
John Hobson: The psychology of jingoism
História de lo pensamiento comunicacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical communication studies: historical roots
John Hobson: The psychology of jingoism
History of communicative thinking
dc.subject.spa.fl_str_mv Estudios críticos de la comunicación
John Hobson: The psychology of jingoism
História de lo pensamiento comunicacional
description John Hobson concebeu estudo pioneiro do que viria a ser chamado de propaganda, em que, pela primeira vez, quem sabe, emprega a figura da agulha hipodérmica, não obstante a relativize criticamente, situando seus termos em relação à sua célebre teoria do imperialismo e a uma primitiva reflexão sobre as bases históricas da cultura de massas. Analisando como o autor desenvolve esse raciocínio em The Psychology of Jingoism (1901), revelamos no artigo a contribuição altamente original deste pioneiro aos estudos críticos de mídia. O argumento desenvolvido em conclusão é o de que, embora sua obra mostre que os meios exercem uma influência que depende do contexto histórico e das forças que nele intervêm, esta influência não tem um sentido inexorável, necessariamente favorável seja aos donos do poder e da imprensa, como demonstra, vista de forma distanciada, própria cobertura da Guerra dos Boers.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-16T02:29:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172589
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-2599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892833
identifier_str_mv 1808-2599
000892833
url http://hdl.handle.net/10183/172589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv E-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 16, n. 1, (jan./abr. 2013), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172589/1/000892833.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172589/2/000892833.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172589/3/000892833.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a73fd655ba67cfa020551ffd1333ab7
74dd9237065781d6234adea3f2f6479c
186178ab55801377f55951bd09667fee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487365498437632