Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradini, Odaci Luiz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112216
Resumo: A pesar da diversidade dos problemas metodológicos suscitados nos usos de informações estatísticas pelas ciências sociais, o presente texto está centrado num outro eixo geral de problemas. Trata-se das relações entre as classificações sociais e as modalidades de imposição de princípios de legitimação, particularmente aqueles associados às classificações ocupacionais e à escolarização e respectivas categorias e suas implicações para a análise do espaço de posições sociais. As bases empíricas consistem no aproveitamento parcial de um trabalho com uma temática mais ampla, no qual foram analisados os processos de importação e de adaptação de esquemas de classificação estatística no Brasil e seus efeitos para a análise do espaço de posições sociais. Portanto, frente à abrangência do tema, a opção adotada foi a de privilegiar um eixo da problemática, além de abrir mão das demonstrações empíricas mais detalhadas.
id UFRGS-2_dd1ed96baf885a6adb10fd0e88c6d2d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112216
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coradini, Odaci Luiz2015-03-19T01:58:03Z20130327-4829http://hdl.handle.net/10183/112216000954968A pesar da diversidade dos problemas metodológicos suscitados nos usos de informações estatísticas pelas ciências sociais, o presente texto está centrado num outro eixo geral de problemas. Trata-se das relações entre as classificações sociais e as modalidades de imposição de princípios de legitimação, particularmente aqueles associados às classificações ocupacionais e à escolarização e respectivas categorias e suas implicações para a análise do espaço de posições sociais. As bases empíricas consistem no aproveitamento parcial de um trabalho com uma temática mais ampla, no qual foram analisados os processos de importação e de adaptação de esquemas de classificação estatística no Brasil e seus efeitos para a análise do espaço de posições sociais. Portanto, frente à abrangência do tema, a opção adotada foi a de privilegiar um eixo da problemática, além de abrir mão das demonstrações empíricas mais detalhadas.This article presents the results of a study regarding the processes of adaptation of statistical classification schemes in Brazil. The major aspects first concern the relationship between social classification schemes and official statistics. Second, the problems related to the expansion of international statistical classification schemes and their effects on developing societies such as Brazil are discussed. Third, specific problems regarding the relationships between sociology and the formulation and use of statistical classification schemes are analyzed. In general, this paper hypothesizes that, aside from the major weaknesses of sociology compared with other disciplines (e.g., economics and statistics) and the instrumental nature regarding governmental policies of data collection and use, the major problem in these relationships arise from the unidimensionality of the schemes used to define and classify. This unidimensional nature of the statistical classification schemes tends to increase with the growing adoption of codes originated in the ILO (International Labor Organization). Thus, although statistical classification schemes, especially those related to occupations, tend to assert themselves in an increasingly unidimensional way, the problems related to multidimensionality in analyses of social structures are central to the majority of sociological theories.Este artículo presenta los resultados de una investigación que estudia los procesos de adaptación de los esquemas de clasificación estadística en Brasil. Los aspectos principales se refieren, en primer lugar, a la relación entre los esquemas de clasificación social y las estadísticas oficiales. En segundo lugar, se discuten aquellos problemas relacionados con la expansión de los sistemas internacionales de clasificación estadística y sus efectos en sociedades en desarrollo como Brasil. En tercer lugar, se analizan aquellos problemas específicos relativos a las relaciones entre la sociología y la formulación y el uso de los sistemas de clasificación estadística. Este trabajo plantea la hipótesis de que, además de las principales debilidades de la sociología en comparación con otras disciplinas (por ejemplo, la economía y la estadística) y el carácter instrumental respecto de las políticas gubernamentales de recopilación y uso de datos, los principales problemas de estas relaciones surgen de la unidimensionalidad de los esquemas empleados para definir y clasificar. Esta naturaleza unidimensional de los esquemas de clasificación estadística se tiende a incrementar con la creciente adopción de códigos originados en la OIT (Organización Internacional del Trabajo). Así, mientras los esquemas estadísticos de clasificación, especialmente aquellos relacionados con las ocupaciones, tienden a reafirmarse de un modo cada vez más unidimensional, los problemas relacionados con la multidisciplinariedad en los análisis de las estructuras sociales son centrales para la mayoría de las teorías sociológicas.application/pdfporPropuesta educativa. Buenos Aires, Argentina. Vol. 22, n. 40 (nov. 2013), p. 32-47EducaçãoEstratificação socialOcupaçãoPosição socialStatistical and social classificationsStatistical classifications and social sciencesCultural importSocial stratificationSocial position and occupationsClasificaciones sociales y estadísticasClasificaciones estadísticas y ciencias socialesImportación culturalEstratificación socialPosiciones sociales y ocupacionesTitulação escolar, classificações ocupacionais e importação culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954968.pdf000954968.pdfTexto completoapplication/pdf1393061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/1/000954968.pdf9e72819133cf77357eb36f2c23cacb80MD51TEXT000954968.pdf.txt000954968.pdf.txtExtracted Texttext/plain76400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/2/000954968.pdf.txt2776489d325de7cd03538d2385990746MD52THUMBNAIL000954968.pdf.jpg000954968.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/3/000954968.pdf.jpgdbf9188f9433346583b70fd3bc17a0f5MD5310183/1122162019-01-26 02:35:12.984967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-26T04:35:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
title Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
spellingShingle Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
Coradini, Odaci Luiz
Educação
Estratificação social
Ocupação
Posição social
Statistical and social classifications
Statistical classifications and social sciences
Cultural import
Social stratification
Social position and occupations
Clasificaciones sociales y estadísticas
Clasificaciones estadísticas y ciencias sociales
Importación cultural
Estratificación social
Posiciones sociales y ocupaciones
title_short Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
title_full Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
title_fullStr Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
title_full_unstemmed Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
title_sort Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
author Coradini, Odaci Luiz
author_facet Coradini, Odaci Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coradini, Odaci Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estratificação social
Ocupação
Posição social
topic Educação
Estratificação social
Ocupação
Posição social
Statistical and social classifications
Statistical classifications and social sciences
Cultural import
Social stratification
Social position and occupations
Clasificaciones sociales y estadísticas
Clasificaciones estadísticas y ciencias sociales
Importación cultural
Estratificación social
Posiciones sociales y ocupaciones
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical and social classifications
Statistical classifications and social sciences
Cultural import
Social stratification
Social position and occupations
dc.subject.spa.fl_str_mv Clasificaciones sociales y estadísticas
Clasificaciones estadísticas y ciencias sociales
Importación cultural
Estratificación social
Posiciones sociales y ocupaciones
description A pesar da diversidade dos problemas metodológicos suscitados nos usos de informações estatísticas pelas ciências sociais, o presente texto está centrado num outro eixo geral de problemas. Trata-se das relações entre as classificações sociais e as modalidades de imposição de princípios de legitimação, particularmente aqueles associados às classificações ocupacionais e à escolarização e respectivas categorias e suas implicações para a análise do espaço de posições sociais. As bases empíricas consistem no aproveitamento parcial de um trabalho com uma temática mais ampla, no qual foram analisados os processos de importação e de adaptação de esquemas de classificação estatística no Brasil e seus efeitos para a análise do espaço de posições sociais. Portanto, frente à abrangência do tema, a opção adotada foi a de privilegiar um eixo da problemática, além de abrir mão das demonstrações empíricas mais detalhadas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-19T01:58:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112216
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0327-4829
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954968
identifier_str_mv 0327-4829
000954968
url http://hdl.handle.net/10183/112216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Propuesta educativa. Buenos Aires, Argentina. Vol. 22, n. 40 (nov. 2013), p. 32-47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/1/000954968.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/2/000954968.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/3/000954968.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e72819133cf77357eb36f2c23cacb80
2776489d325de7cd03538d2385990746
dbf9188f9433346583b70fd3bc17a0f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224867501047808