Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112216 |
Resumo: | A pesar da diversidade dos problemas metodológicos suscitados nos usos de informações estatísticas pelas ciências sociais, o presente texto está centrado num outro eixo geral de problemas. Trata-se das relações entre as classificações sociais e as modalidades de imposição de princípios de legitimação, particularmente aqueles associados às classificações ocupacionais e à escolarização e respectivas categorias e suas implicações para a análise do espaço de posições sociais. As bases empíricas consistem no aproveitamento parcial de um trabalho com uma temática mais ampla, no qual foram analisados os processos de importação e de adaptação de esquemas de classificação estatística no Brasil e seus efeitos para a análise do espaço de posições sociais. Portanto, frente à abrangência do tema, a opção adotada foi a de privilegiar um eixo da problemática, além de abrir mão das demonstrações empíricas mais detalhadas. |
id |
UFRGS-2_dd1ed96baf885a6adb10fd0e88c6d2d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112216 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coradini, Odaci Luiz2015-03-19T01:58:03Z20130327-4829http://hdl.handle.net/10183/112216000954968A pesar da diversidade dos problemas metodológicos suscitados nos usos de informações estatísticas pelas ciências sociais, o presente texto está centrado num outro eixo geral de problemas. Trata-se das relações entre as classificações sociais e as modalidades de imposição de princípios de legitimação, particularmente aqueles associados às classificações ocupacionais e à escolarização e respectivas categorias e suas implicações para a análise do espaço de posições sociais. As bases empíricas consistem no aproveitamento parcial de um trabalho com uma temática mais ampla, no qual foram analisados os processos de importação e de adaptação de esquemas de classificação estatística no Brasil e seus efeitos para a análise do espaço de posições sociais. Portanto, frente à abrangência do tema, a opção adotada foi a de privilegiar um eixo da problemática, além de abrir mão das demonstrações empíricas mais detalhadas.This article presents the results of a study regarding the processes of adaptation of statistical classification schemes in Brazil. The major aspects first concern the relationship between social classification schemes and official statistics. Second, the problems related to the expansion of international statistical classification schemes and their effects on developing societies such as Brazil are discussed. Third, specific problems regarding the relationships between sociology and the formulation and use of statistical classification schemes are analyzed. In general, this paper hypothesizes that, aside from the major weaknesses of sociology compared with other disciplines (e.g., economics and statistics) and the instrumental nature regarding governmental policies of data collection and use, the major problem in these relationships arise from the unidimensionality of the schemes used to define and classify. This unidimensional nature of the statistical classification schemes tends to increase with the growing adoption of codes originated in the ILO (International Labor Organization). Thus, although statistical classification schemes, especially those related to occupations, tend to assert themselves in an increasingly unidimensional way, the problems related to multidimensionality in analyses of social structures are central to the majority of sociological theories.Este artículo presenta los resultados de una investigación que estudia los procesos de adaptación de los esquemas de clasificación estadística en Brasil. Los aspectos principales se refieren, en primer lugar, a la relación entre los esquemas de clasificación social y las estadísticas oficiales. En segundo lugar, se discuten aquellos problemas relacionados con la expansión de los sistemas internacionales de clasificación estadística y sus efectos en sociedades en desarrollo como Brasil. En tercer lugar, se analizan aquellos problemas específicos relativos a las relaciones entre la sociología y la formulación y el uso de los sistemas de clasificación estadística. Este trabajo plantea la hipótesis de que, además de las principales debilidades de la sociología en comparación con otras disciplinas (por ejemplo, la economía y la estadística) y el carácter instrumental respecto de las políticas gubernamentales de recopilación y uso de datos, los principales problemas de estas relaciones surgen de la unidimensionalidad de los esquemas empleados para definir y clasificar. Esta naturaleza unidimensional de los esquemas de clasificación estadística se tiende a incrementar con la creciente adopción de códigos originados en la OIT (Organización Internacional del Trabajo). Así, mientras los esquemas estadísticos de clasificación, especialmente aquellos relacionados con las ocupaciones, tienden a reafirmarse de un modo cada vez más unidimensional, los problemas relacionados con la multidisciplinariedad en los análisis de las estructuras sociales son centrales para la mayoría de las teorías sociológicas.application/pdfporPropuesta educativa. Buenos Aires, Argentina. Vol. 22, n. 40 (nov. 2013), p. 32-47EducaçãoEstratificação socialOcupaçãoPosição socialStatistical and social classificationsStatistical classifications and social sciencesCultural importSocial stratificationSocial position and occupationsClasificaciones sociales y estadísticasClasificaciones estadísticas y ciencias socialesImportación culturalEstratificación socialPosiciones sociales y ocupacionesTitulação escolar, classificações ocupacionais e importação culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954968.pdf000954968.pdfTexto completoapplication/pdf1393061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/1/000954968.pdf9e72819133cf77357eb36f2c23cacb80MD51TEXT000954968.pdf.txt000954968.pdf.txtExtracted Texttext/plain76400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/2/000954968.pdf.txt2776489d325de7cd03538d2385990746MD52THUMBNAIL000954968.pdf.jpg000954968.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/3/000954968.pdf.jpgdbf9188f9433346583b70fd3bc17a0f5MD5310183/1122162019-01-26 02:35:12.984967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-26T04:35:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
title |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
spellingShingle |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural Coradini, Odaci Luiz Educação Estratificação social Ocupação Posição social Statistical and social classifications Statistical classifications and social sciences Cultural import Social stratification Social position and occupations Clasificaciones sociales y estadísticas Clasificaciones estadísticas y ciencias sociales Importación cultural Estratificación social Posiciones sociales y ocupaciones |
title_short |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
title_full |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
title_fullStr |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
title_full_unstemmed |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
title_sort |
Titulação escolar, classificações ocupacionais e importação cultural |
author |
Coradini, Odaci Luiz |
author_facet |
Coradini, Odaci Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coradini, Odaci Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estratificação social Ocupação Posição social |
topic |
Educação Estratificação social Ocupação Posição social Statistical and social classifications Statistical classifications and social sciences Cultural import Social stratification Social position and occupations Clasificaciones sociales y estadísticas Clasificaciones estadísticas y ciencias sociales Importación cultural Estratificación social Posiciones sociales y ocupaciones |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistical and social classifications Statistical classifications and social sciences Cultural import Social stratification Social position and occupations |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Clasificaciones sociales y estadísticas Clasificaciones estadísticas y ciencias sociales Importación cultural Estratificación social Posiciones sociales y ocupaciones |
description |
A pesar da diversidade dos problemas metodológicos suscitados nos usos de informações estatísticas pelas ciências sociais, o presente texto está centrado num outro eixo geral de problemas. Trata-se das relações entre as classificações sociais e as modalidades de imposição de princípios de legitimação, particularmente aqueles associados às classificações ocupacionais e à escolarização e respectivas categorias e suas implicações para a análise do espaço de posições sociais. As bases empíricas consistem no aproveitamento parcial de um trabalho com uma temática mais ampla, no qual foram analisados os processos de importação e de adaptação de esquemas de classificação estatística no Brasil e seus efeitos para a análise do espaço de posições sociais. Portanto, frente à abrangência do tema, a opção adotada foi a de privilegiar um eixo da problemática, além de abrir mão das demonstrações empíricas mais detalhadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-19T01:58:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/112216 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0327-4829 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954968 |
identifier_str_mv |
0327-4829 000954968 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/112216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Propuesta educativa. Buenos Aires, Argentina. Vol. 22, n. 40 (nov. 2013), p. 32-47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/1/000954968.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/2/000954968.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112216/3/000954968.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e72819133cf77357eb36f2c23cacb80 2776489d325de7cd03538d2385990746 dbf9188f9433346583b70fd3bc17a0f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224867501047808 |