Análise da influência da temperatura sobre o limite pressão-velocidade (PV) do poliacetal copolímero com aditivo negro-de-fumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211337 |
Resumo: | No presente trabalho buscou-se avaliar o limite PV de um polímero comercial (POM-C) aditivado com negro-de-fumo em faixas de temperatura distintas, quando atritado em um contracorpo de ferro fundido cinzento. O ensaio de desgaste foi executado em um tribômetro tipo pino-sobre-disco, variando-se a velocidade de deslizamento e a temperatura inicial dos testes. Foram utilizados dois lotes diferentes do mesmo polímero durante os ensaios, sendo que um deles possuía histórico térmico, originado por utilização prévia em ensaios de desgaste. Foi identificado o limite PV para as temperaturas iniciais de 30 ºC, 55 ºC e 85 ºC. Para as temperaturas de 30 ºC 55 ºC verificou-se dois limites PV distintos na mesma temperatura. Os ensaios do lote de amostras que havia sido afetado pelo histórico térmico, realizados nas temperaturas de 55 ºC e 85 ºC, apresentaram um comportamento fortemente influenciado pela temperatura, exibindo falha térmica localizada em algumas velocidades. Observou-se que as amostras testadas no presente estudo não apresentaram efeito de variação do atrito na condição de atingimento do limite PV. Em mais alta temperatura, formou-se mais filme no disco, reduzindo o desgaste em relação aos ensaios de mais baixa temperatura. |
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Velozo, Edson StocheroNeis, Patric Daniel2020-07-04T03:50:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/211337001114045No presente trabalho buscou-se avaliar o limite PV de um polímero comercial (POM-C) aditivado com negro-de-fumo em faixas de temperatura distintas, quando atritado em um contracorpo de ferro fundido cinzento. O ensaio de desgaste foi executado em um tribômetro tipo pino-sobre-disco, variando-se a velocidade de deslizamento e a temperatura inicial dos testes. Foram utilizados dois lotes diferentes do mesmo polímero durante os ensaios, sendo que um deles possuía histórico térmico, originado por utilização prévia em ensaios de desgaste. Foi identificado o limite PV para as temperaturas iniciais de 30 ºC, 55 ºC e 85 ºC. Para as temperaturas de 30 ºC 55 ºC verificou-se dois limites PV distintos na mesma temperatura. Os ensaios do lote de amostras que havia sido afetado pelo histórico térmico, realizados nas temperaturas de 55 ºC e 85 ºC, apresentaram um comportamento fortemente influenciado pela temperatura, exibindo falha térmica localizada em algumas velocidades. Observou-se que as amostras testadas no presente estudo não apresentaram efeito de variação do atrito na condição de atingimento do limite PV. Em mais alta temperatura, formou-se mais filme no disco, reduzindo o desgaste em relação aos ensaios de mais baixa temperatura.The present paper aimed to evaluate the PV limit of a commercial polymer (POM-C) filled with carbon black in different temperature ranges when rubbed against a gray cast iron counterpart. The wear test was carried out through a pin-on-disk tribometer, varying the sliding speed and the initial temperature of the tests. Two different batches of the same polymer were used during the tests. One of the batches had a thermal history, originated by previous use in wear tests. The PV limit was identified for the initial temperatures of 30 ºC, 55 ºC and 85 ºC. For the temperatures of 30 °C 55 °C two distinct PV limits were found in the same temperature. The tests from the batch of samples which had been affected by the thermal history, performed at the temperature of 55 ºC and 85 ºC, presented a behavior strongly influenced by the temperature, showing localized thermal failure at some speeds. It was observed that the samples tested in the present study showed no effect of friction variation on the condition where the PV limit was reached. At higher temperature, more film formed on the disc, reducing wear compared to lower temperature tests.application/pdfporTribologiaPOM-CPV limitTribologyAnálise da influência da temperatura sobre o limite pressão-velocidade (PV) do poliacetal copolímero com aditivo negro-de-fumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114045.pdf.txt001114045.pdf.txtExtracted Texttext/plain53256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211337/2/001114045.pdf.txt23aa4566388fb48637121bafaf1698c4MD52ORIGINAL001114045.pdfTexto completoapplication/pdf1521674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211337/1/001114045.pdf1c4e0cde9458530f52db60c172212b00MD5110183/2113372020-07-05 03:36:18.966269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-05T06:36:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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No presente trabalho buscou-se avaliar o limite PV de um polímero comercial (POM-C) aditivado com negro-de-fumo em faixas de temperatura distintas, quando atritado em um contracorpo de ferro fundido cinzento. O ensaio de desgaste foi executado em um tribômetro tipo pino-sobre-disco, variando-se a velocidade de deslizamento e a temperatura inicial dos testes. Foram utilizados dois lotes diferentes do mesmo polímero durante os ensaios, sendo que um deles possuía histórico térmico, originado por utilização prévia em ensaios de desgaste. Foi identificado o limite PV para as temperaturas iniciais de 30 ºC, 55 ºC e 85 ºC. Para as temperaturas de 30 ºC 55 ºC verificou-se dois limites PV distintos na mesma temperatura. Os ensaios do lote de amostras que havia sido afetado pelo histórico térmico, realizados nas temperaturas de 55 ºC e 85 ºC, apresentaram um comportamento fortemente influenciado pela temperatura, exibindo falha térmica localizada em algumas velocidades. Observou-se que as amostras testadas no presente estudo não apresentaram efeito de variação do atrito na condição de atingimento do limite PV. Em mais alta temperatura, formou-se mais filme no disco, reduzindo o desgaste em relação aos ensaios de mais baixa temperatura. |
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