Da exclusão e sofrimento à inclusão social e leitura : a Biblioteca de São Paulo como referência de biblioteca inclusiva no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tressino, Camila Schoffen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69707
Resumo: Aborda a Biblioteca de São Paulo e suas práticas no que tange à inclusão social através da leitura e de atividades culturais. Constitui um estudo das ações desenvolvidas pela referida biblioteca e a constituição de um espaço de inserção da comunidade local. Apresenta como referencial teórico as bibliotecas públicas, abrangendo seus conceitos, objetivos, funções, produtos e serviços, abordando o conceito de biblioteca inclusiva, a inclusão informacional e as normas de acessibilidade. Utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Os dados da observação são apresentados através da descrição do ambiente da biblioteca, assim como algumas atividades desenvolvidas. Os dados da entrevista são expostos em sua totalidade, possibilitando identificar a opinião dos sujeitos vinculados ao referencial teórico. O presente trabalho finaliza elencando as boas práticas adotadas pela Biblioteca de São Paulo, em relação ao leiaute, acervo, serviços e atividades, destacando que a biblioteca é amplamente utilizada pela comunidade, oferecendo produtos e serviços diferenciados e estimulando os usuários a descobrirem o prazer da leitura. Apresenta as ações realizadas em relação ao acesso e disponibilização de acervo e equipamentos adequados às Pessoas com Necessidades Especiais com limitação visual. Destaca melhorias para maior inclusão de pessoas com outras necessidades, tais como surdos e pessoas com mobilidade reduzida.
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