Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baldissera, Rudimar, Vinhola, Bruno Garcia, Silveira, Amanda Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275636
Resumo: Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.
id UFRGS-2_dd88df3075dbb0a3a2958874fc86e7fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275636
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo daBaldissera, RudimarVinhola, Bruno GarciaSilveira, Amanda Braga2024-06-08T06:29:55Z20221983-5930http://hdl.handle.net/10183/275636001161784Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.In this article, we reflect on the Media Criticism Challenge, an extension activity, as a training proposalfor media competence of public high school students. In view of this, the main objective is to problematize the perceptions of participants of the Media Criticism Challenge in relation to their media skills. For this, in addition to undertaking a bibliographic survey, we carried out empirical research, through interviews with eight participants. To analyze the collected data, we were inspired by the dimensions and indicators of media competence (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). As main results, we understand that the Challenge participants perceive that they have developed different media skills, which contributes to the use and appropriation of the media in a critical way, especially in the fight against disinformation, while encouraging participatory citizenship.En este artículo reflexionamos sobre el Desafío de la Crítica Mediática, una actividad extensionista, como propuesta de formación para la competencia mediática de estudiantes de escuelas secundarias públicas. Ante ello, el objetivo principal es problematizar las percepciones de los participantes del Desafío de la Crítica Mediática en relación a sus habilidades mediáticas. Para ello, además de realizar un levantamiento bibliográfico, realizamos una investigación empírica, a través de entrevistas a ocho participantes. Para analizar los datos recopilados, nos inspiramos en las dimensiones e indicadores de la competencia mediática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principales resultados entendemos que los participantes del Desafío perciben que han desarrollado diferentes habilidades mediáticas, lo que contribuye al uso y apropiación de los medios de manera crítica, especialmente en la lucha contra la desinformación, al tiempo que fomenta la ciudadanía participativa.application/pdfporCultura Midiática : Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: UFPB. Vol. 17 (dez 2022), p. 47-67.Competência midiáticaExtensão universitáriaMedia productsUniversity extensionCritical analysisMedia competenceHigh schoolProductos de mediosExtensión universitariaAnálisis críticoCompetencia mediáticaEscuela secundariaDesafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiáticaMedia criticism challenge : training public high school students for media competenceDesafío de la crítica mediática : formación de los estudiantes de escuelas secundarias públicas para la competencia mediáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161784.pdf.txt001161784.pdf.txtExtracted Texttext/plain45500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/2/001161784.pdf.txt1fcdb98bf155d9c55b319735358b07c1MD52ORIGINAL001161784.pdfTexto completoapplication/pdf1041548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/1/001161784.pdf264b14baad68cf4849654b197c25f92aMD5110183/2756362024-06-09 06:42:47.22028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275636Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-06-09T09:42:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Media criticism challenge : training public high school students for media competence
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desafío de la crítica mediática : formación de los estudiantes de escuelas secundarias públicas para la competencia mediática
title Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
spellingShingle Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da
Competência midiática
Extensão universitária
Media products
University extension
Critical analysis
Media competence
High school
Productos de medios
Extensión universitaria
Análisis crítico
Competencia mediática
Escuela secundaria
title_short Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
title_full Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
title_fullStr Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
title_full_unstemmed Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
title_sort Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
author Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da
author_facet Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da
Baldissera, Rudimar
Vinhola, Bruno Garcia
Silveira, Amanda Braga
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
Vinhola, Bruno Garcia
Silveira, Amanda Braga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da
Baldissera, Rudimar
Vinhola, Bruno Garcia
Silveira, Amanda Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Competência midiática
Extensão universitária
topic Competência midiática
Extensão universitária
Media products
University extension
Critical analysis
Media competence
High school
Productos de medios
Extensión universitaria
Análisis crítico
Competencia mediática
Escuela secundaria
dc.subject.eng.fl_str_mv Media products
University extension
Critical analysis
Media competence
High school
dc.subject.spa.fl_str_mv Productos de medios
Extensión universitaria
Análisis crítico
Competencia mediática
Escuela secundaria
description Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-08T06:29:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275636
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-5930
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161784
identifier_str_mv 1983-5930
001161784
url http://hdl.handle.net/10183/275636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cultura Midiática : Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: UFPB. Vol. 17 (dez 2022), p. 47-67.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/2/001161784.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/1/001161784.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fcdb98bf155d9c55b319735358b07c1
264b14baad68cf4849654b197c25f92a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725192778022912