Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275636 |
Resumo: | Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa. |
id |
UFRGS-2_dd88df3075dbb0a3a2958874fc86e7fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275636 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo daBaldissera, RudimarVinhola, Bruno GarciaSilveira, Amanda Braga2024-06-08T06:29:55Z20221983-5930http://hdl.handle.net/10183/275636001161784Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.In this article, we reflect on the Media Criticism Challenge, an extension activity, as a training proposalfor media competence of public high school students. In view of this, the main objective is to problematize the perceptions of participants of the Media Criticism Challenge in relation to their media skills. For this, in addition to undertaking a bibliographic survey, we carried out empirical research, through interviews with eight participants. To analyze the collected data, we were inspired by the dimensions and indicators of media competence (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). As main results, we understand that the Challenge participants perceive that they have developed different media skills, which contributes to the use and appropriation of the media in a critical way, especially in the fight against disinformation, while encouraging participatory citizenship.En este artículo reflexionamos sobre el Desafío de la Crítica Mediática, una actividad extensionista, como propuesta de formación para la competencia mediática de estudiantes de escuelas secundarias públicas. Ante ello, el objetivo principal es problematizar las percepciones de los participantes del Desafío de la Crítica Mediática en relación a sus habilidades mediáticas. Para ello, además de realizar un levantamiento bibliográfico, realizamos una investigación empírica, a través de entrevistas a ocho participantes. Para analizar los datos recopilados, nos inspiramos en las dimensiones e indicadores de la competencia mediática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principales resultados entendemos que los participantes del Desafío perciben que han desarrollado diferentes habilidades mediáticas, lo que contribuye al uso y apropiación de los medios de manera crítica, especialmente en la lucha contra la desinformación, al tiempo que fomenta la ciudadanía participativa.application/pdfporCultura Midiática : Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: UFPB. Vol. 17 (dez 2022), p. 47-67.Competência midiáticaExtensão universitáriaMedia productsUniversity extensionCritical analysisMedia competenceHigh schoolProductos de mediosExtensión universitariaAnálisis críticoCompetencia mediáticaEscuela secundariaDesafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiáticaMedia criticism challenge : training public high school students for media competenceDesafío de la crítica mediática : formación de los estudiantes de escuelas secundarias públicas para la competencia mediáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161784.pdf.txt001161784.pdf.txtExtracted Texttext/plain45500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/2/001161784.pdf.txt1fcdb98bf155d9c55b319735358b07c1MD52ORIGINAL001161784.pdfTexto completoapplication/pdf1041548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/1/001161784.pdf264b14baad68cf4849654b197c25f92aMD5110183/2756362024-06-09 06:42:47.22028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275636Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-06-09T09:42:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Media criticism challenge : training public high school students for media competence |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Desafío de la crítica mediática : formación de los estudiantes de escuelas secundarias públicas para la competencia mediática |
title |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
spellingShingle |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da Competência midiática Extensão universitária Media products University extension Critical analysis Media competence High school Productos de medios Extensión universitaria Análisis crítico Competencia mediática Escuela secundaria |
title_short |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
title_full |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
title_fullStr |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
title_full_unstemmed |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
title_sort |
Desafio de crítica da mídia : formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática |
author |
Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da |
author_facet |
Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da Baldissera, Rudimar Vinhola, Bruno Garcia Silveira, Amanda Braga |
author_role |
author |
author2 |
Baldissera, Rudimar Vinhola, Bruno Garcia Silveira, Amanda Braga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto, Sérgio Gabriel Fajardo da Baldissera, Rudimar Vinhola, Bruno Garcia Silveira, Amanda Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência midiática Extensão universitária |
topic |
Competência midiática Extensão universitária Media products University extension Critical analysis Media competence High school Productos de medios Extensión universitaria Análisis crítico Competencia mediática Escuela secundaria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media products University extension Critical analysis Media competence High school |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Productos de medios Extensión universitaria Análisis crítico Competencia mediática Escuela secundaria |
description |
Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-08T06:29:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275636 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-5930 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001161784 |
identifier_str_mv |
1983-5930 001161784 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura Midiática : Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: UFPB. Vol. 17 (dez 2022), p. 47-67. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/2/001161784.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275636/1/001161784.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fcdb98bf155d9c55b319735358b07c1 264b14baad68cf4849654b197c25f92a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725192778022912 |