Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Rodrigo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169514
Resumo: O presente trabalho aborda e discute as representações de gênero e de masculinidades na última campanha promocional da Axe, “Find Your Magic”. Em um momento de tensionamento, debates e discussões acerca de questões sociais, de gênero e de sexualidade, a Axe busca trazer uma nova forma de dialogar com o consumidor. O objetivo da pesquisa é compreender como as masculinidades são representadas na campanha e identificar as possíveis novas formas de “ser homem”. Para isso, relacionam-se as teorias discutidas na revisão bibliográfica, que abordam gênero e sexualidade, junto da análise do corpus de pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza-se a Análise de Conteúdo, com o objetivo de aprofundar-se no assunto. A análise comprova que a marca dá visibilidade para minorias e masculinidades subalternas, mas ainda reforça certas características consideradas hegemônicas e normativas.
id UFRGS-2_ddbba0d1f3c3dda39d399a2e22bfd863
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, RodrigoRodrigues, André Iribure2017-10-18T05:36:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/169514001048878O presente trabalho aborda e discute as representações de gênero e de masculinidades na última campanha promocional da Axe, “Find Your Magic”. Em um momento de tensionamento, debates e discussões acerca de questões sociais, de gênero e de sexualidade, a Axe busca trazer uma nova forma de dialogar com o consumidor. O objetivo da pesquisa é compreender como as masculinidades são representadas na campanha e identificar as possíveis novas formas de “ser homem”. Para isso, relacionam-se as teorias discutidas na revisão bibliográfica, que abordam gênero e sexualidade, junto da análise do corpus de pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza-se a Análise de Conteúdo, com o objetivo de aprofundar-se no assunto. A análise comprova que a marca dá visibilidade para minorias e masculinidades subalternas, mas ainda reforça certas características consideradas hegemônicas e normativas.application/pdfporCampanha publicitáriaRepresentação do masculinoAche sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048878.pdf001048878.pdfTexto completoapplication/pdf2236630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/1/001048878.pdf3bfd78305fbe30d9a1f4bd62fca70107MD51TEXT001048878.pdf.txt001048878.pdf.txtExtracted Texttext/plain107550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/2/001048878.pdf.txtfe9971274ca18b3d928a562415a55b78MD52THUMBNAIL001048878.pdf.jpg001048878.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/3/001048878.pdf.jpgc271e485bcabbc6d130406ad20a3bdcbMD5310183/1695142018-10-29 09:05:13.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
title Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
spellingShingle Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
Barcelos, Rodrigo
Campanha publicitária
Representação do masculino
title_short Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
title_full Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
title_fullStr Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
title_full_unstemmed Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
title_sort Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
author Barcelos, Rodrigo
author_facet Barcelos, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Rodrigo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária
Representação do masculino
topic Campanha publicitária
Representação do masculino
description O presente trabalho aborda e discute as representações de gênero e de masculinidades na última campanha promocional da Axe, “Find Your Magic”. Em um momento de tensionamento, debates e discussões acerca de questões sociais, de gênero e de sexualidade, a Axe busca trazer uma nova forma de dialogar com o consumidor. O objetivo da pesquisa é compreender como as masculinidades são representadas na campanha e identificar as possíveis novas formas de “ser homem”. Para isso, relacionam-se as teorias discutidas na revisão bibliográfica, que abordam gênero e sexualidade, junto da análise do corpus de pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza-se a Análise de Conteúdo, com o objetivo de aprofundar-se no assunto. A análise comprova que a marca dá visibilidade para minorias e masculinidades subalternas, mas ainda reforça certas características consideradas hegemônicas e normativas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:36:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169514
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048878
url http://hdl.handle.net/10183/169514
identifier_str_mv 001048878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/1/001048878.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/2/001048878.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/3/001048878.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bfd78305fbe30d9a1f4bd62fca70107
fe9971274ca18b3d928a562415a55b78
c271e485bcabbc6d130406ad20a3bdcb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224538989527040