Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169514 |
Resumo: | O presente trabalho aborda e discute as representações de gênero e de masculinidades na última campanha promocional da Axe, “Find Your Magic”. Em um momento de tensionamento, debates e discussões acerca de questões sociais, de gênero e de sexualidade, a Axe busca trazer uma nova forma de dialogar com o consumidor. O objetivo da pesquisa é compreender como as masculinidades são representadas na campanha e identificar as possíveis novas formas de “ser homem”. Para isso, relacionam-se as teorias discutidas na revisão bibliográfica, que abordam gênero e sexualidade, junto da análise do corpus de pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza-se a Análise de Conteúdo, com o objetivo de aprofundar-se no assunto. A análise comprova que a marca dá visibilidade para minorias e masculinidades subalternas, mas ainda reforça certas características consideradas hegemônicas e normativas. |
id |
UFRGS-2_ddbba0d1f3c3dda39d399a2e22bfd863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169514 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, RodrigoRodrigues, André Iribure2017-10-18T05:36:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/169514001048878O presente trabalho aborda e discute as representações de gênero e de masculinidades na última campanha promocional da Axe, “Find Your Magic”. Em um momento de tensionamento, debates e discussões acerca de questões sociais, de gênero e de sexualidade, a Axe busca trazer uma nova forma de dialogar com o consumidor. O objetivo da pesquisa é compreender como as masculinidades são representadas na campanha e identificar as possíveis novas formas de “ser homem”. Para isso, relacionam-se as teorias discutidas na revisão bibliográfica, que abordam gênero e sexualidade, junto da análise do corpus de pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza-se a Análise de Conteúdo, com o objetivo de aprofundar-se no assunto. A análise comprova que a marca dá visibilidade para minorias e masculinidades subalternas, mas ainda reforça certas características consideradas hegemônicas e normativas.application/pdfporCampanha publicitáriaRepresentação do masculinoAche sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048878.pdf001048878.pdfTexto completoapplication/pdf2236630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/1/001048878.pdf3bfd78305fbe30d9a1f4bd62fca70107MD51TEXT001048878.pdf.txt001048878.pdf.txtExtracted Texttext/plain107550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/2/001048878.pdf.txtfe9971274ca18b3d928a562415a55b78MD52THUMBNAIL001048878.pdf.jpg001048878.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/3/001048878.pdf.jpgc271e485bcabbc6d130406ad20a3bdcbMD5310183/1695142018-10-29 09:05:13.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:05:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
title |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
spellingShingle |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe Barcelos, Rodrigo Campanha publicitária Representação do masculino |
title_short |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
title_full |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
title_fullStr |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
title_full_unstemmed |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
title_sort |
Ache sua mágica: as representações das masculinidades na campanha publicitária “Find Your Magic” da marca Axe |
author |
Barcelos, Rodrigo |
author_facet |
Barcelos, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Rodrigo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha publicitária Representação do masculino |
topic |
Campanha publicitária Representação do masculino |
description |
O presente trabalho aborda e discute as representações de gênero e de masculinidades na última campanha promocional da Axe, “Find Your Magic”. Em um momento de tensionamento, debates e discussões acerca de questões sociais, de gênero e de sexualidade, a Axe busca trazer uma nova forma de dialogar com o consumidor. O objetivo da pesquisa é compreender como as masculinidades são representadas na campanha e identificar as possíveis novas formas de “ser homem”. Para isso, relacionam-se as teorias discutidas na revisão bibliográfica, que abordam gênero e sexualidade, junto da análise do corpus de pesquisa. Como procedimento metodológico, utiliza-se a Análise de Conteúdo, com o objetivo de aprofundar-se no assunto. A análise comprova que a marca dá visibilidade para minorias e masculinidades subalternas, mas ainda reforça certas características consideradas hegemônicas e normativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T05:36:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169514 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048878 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169514 |
identifier_str_mv |
001048878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/1/001048878.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/2/001048878.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169514/3/001048878.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bfd78305fbe30d9a1f4bd62fca70107 fe9971274ca18b3d928a562415a55b78 c271e485bcabbc6d130406ad20a3bdcb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224538989527040 |