Atrasos nos encaminhamentos de pacientes com câncer bucal : avaliação qualitativa da percepção dos cirurgiões-dentistas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101539 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar, na percepção dos cirurgiões-dentistas atuantes em Atenção Primária em Saúde (APS) em Porto Alegre (RS), quais as possíveis razões que justifiquem o atraso da chegada do paciente com câncer bucal aos setores de atenção em saúde de maior complexidade. O presente estudo teve como público-alvo cirurgiões-dentistas atuantes em cinco diferentes realidades laborais em APS em Porto Alegre. Foram utilizados como critérios de inclusão profissionais com formação em APS e que estivessem atuando na Atenção Básica. O instrumento para coleta de dados foi a técnica de grupo focal com aplicação de questionário estruturado. Uma vez coletados os dados, foi realizada análise interpretativa e categorização das informações em quatro eixos centrais: profissional, equipe, comunidade e rede de serviços. Os resultados sugerem que os seguintes fatores estão associados ao atraso da chegada do paciente com câncer bucal aos setores de atenção em saúde de maior complexidade: falha na identificação precoce, ausência de trabalho multidisciplinar, desvalorização da necessidade de corresponsabilização pela própria saúde por parte da comunidade e a deficiência da rede de atenção no que tange a qualidade da comunicação entre profissionais de diferentes níveis de atenção. |
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Lombardo, Eduardo MadrugaCunha, Amanda Ramos daCarrard, Vinícius CoelhoBavaresco, Caren Serra2014-08-21T02:11:34Z20141413-8123http://hdl.handle.net/10183/101539000917843O objetivo deste estudo é verificar, na percepção dos cirurgiões-dentistas atuantes em Atenção Primária em Saúde (APS) em Porto Alegre (RS), quais as possíveis razões que justifiquem o atraso da chegada do paciente com câncer bucal aos setores de atenção em saúde de maior complexidade. O presente estudo teve como público-alvo cirurgiões-dentistas atuantes em cinco diferentes realidades laborais em APS em Porto Alegre. Foram utilizados como critérios de inclusão profissionais com formação em APS e que estivessem atuando na Atenção Básica. O instrumento para coleta de dados foi a técnica de grupo focal com aplicação de questionário estruturado. Uma vez coletados os dados, foi realizada análise interpretativa e categorização das informações em quatro eixos centrais: profissional, equipe, comunidade e rede de serviços. Os resultados sugerem que os seguintes fatores estão associados ao atraso da chegada do paciente com câncer bucal aos setores de atenção em saúde de maior complexidade: falha na identificação precoce, ausência de trabalho multidisciplinar, desvalorização da necessidade de corresponsabilização pela própria saúde por parte da comunidade e a deficiência da rede de atenção no que tange a qualidade da comunicação entre profissionais de diferentes níveis de atenção.The scope of this study was to verify the possible reasons to justify the delay in the referral of oral cancer patients to specialized health care sectors from the standpoint of the dental surgeons involved in Primary Health Care (PHC) in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. This target public of this study was dental surgeons working in five different labor environments in PHC in Porto Alegre. Criteria for inclusion was dental surgeons graduated in and working in PHC. The data collection instrument was the focus group technique and application of a structured questionnaire. After data collection, interpretative analysis was conducted with classification of the information under four main headings: professional, team, community and services network. The results suggest that there are several factors associated with delayed in referral of patients with oral cancer to specialized health care sectors. These include omission of early diagnosis, lack of multidisciplinary work and insufficient attention to the need for joint community responsibility with patients for their own health status. It is also due to deficiencies in the health service network, specifically regarding the quality of communication between professionals at different levels of the health services.application/pdfporCiência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 19, n.4 (2014), p. 1233-1232Neoplasias bucaisCâncerAtenção primária à saúdeDelayed diagnosisPrimary health careDentist’s behavior patternsAtrasos nos encaminhamentos de pacientes com câncer bucal : avaliação qualitativa da percepção dos cirurgiões-dentistasDelayed referrals of oral cancer patients : the perception of dental surgeonsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917843.pdf000917843.pdfTexto completoapplication/pdf92542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101539/1/000917843.pdf79c80e26c565c3d1beb8ba8f2fdf7ce9MD51TEXT000917843.pdf.txt000917843.pdf.txtExtracted Texttext/plain42688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101539/2/000917843.pdf.txtdfc075477e3cab71396206fdab568094MD52THUMBNAIL000917843.pdf.jpg000917843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101539/3/000917843.pdf.jpgb088481534d065226475efd2e5522b7fMD5310183/1015392018-10-22 09:22:58.476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101539Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T12:22:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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