Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222142 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito articular o uso de imagens, como sendo um dispositivo, para potencializar o pensamento quando se realiza o ato de pesquisar. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas filosóficas de Wittgenstein e Foucault. Estaremos no apoiando nas noções wittgensteinianas de forma de vida, jogos de linguagem, regras de significações, semelhanças de família e nas noções foucaultianas de poder-saber. Em seguida, realizamos a prática de olhar inspiradas pelas obras de Rodrigo Dias Pereira para então tecermos alguns entendimentos envolvendo a imagem como potência problematizadora para a pesquisa. |
id |
UFRGS-2_de596a37ba1e1baf1376427dc661a486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222142 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Juciara GuimarãesDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:28:38Z20151982-5153http://hdl.handle.net/10183/222142000992577Este artigo tem como propósito articular o uso de imagens, como sendo um dispositivo, para potencializar o pensamento quando se realiza o ato de pesquisar. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas filosóficas de Wittgenstein e Foucault. Estaremos no apoiando nas noções wittgensteinianas de forma de vida, jogos de linguagem, regras de significações, semelhanças de família e nas noções foucaultianas de poder-saber. Em seguida, realizamos a prática de olhar inspiradas pelas obras de Rodrigo Dias Pereira para então tecermos alguns entendimentos envolvendo a imagem como potência problematizadora para a pesquisa.This article aims to articulate the use of images, as a device to enhance the thinking when performing the act of searching. At first, we place the main philosophical theoretical contributions of Wittgenstein and Foucault. We will be supporting in the Wittgensteinian notions of life form, language games, rules of meanings, family resemblances and in Foucault's notions of power-knowledge. Then perform the practice of looking inspired by the works of Rodrigo Dias Pereira and then we may weave some understandings involving the image as problem-power for research.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 2 (2015), p. 107-122EtnomatemáticaEducação MatemáticaPescadoresEthnomathematicsMath educationFishermenDiálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemáticaDialogues between image, subject artisanal fisherman, subject researcher in ethnomatematics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992577.pdf.txt000992577.pdf.txtExtracted Texttext/plain38454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222142/2/000992577.pdf.txt647fa4ff273d5ebeb59409860906e5aaMD52ORIGINAL000992577.pdfTexto completoapplication/pdf491642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222142/1/000992577.pdfb3c2b7584aca6ba82a0c3033af70673bMD5110183/2221422021-06-26 04:42:04.039338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dialogues between image, subject artisanal fisherman, subject researcher in ethnomatematics |
title |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
spellingShingle |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática Carvalho, Juciara Guimarães Etnomatemática Educação Matemática Pescadores Ethnomathematics Math education Fishermen |
title_short |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
title_full |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
title_fullStr |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
title_sort |
Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática |
author |
Carvalho, Juciara Guimarães |
author_facet |
Carvalho, Juciara Guimarães Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Juciara Guimarães Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Educação Matemática Pescadores |
topic |
Etnomatemática Educação Matemática Pescadores Ethnomathematics Math education Fishermen |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethnomathematics Math education Fishermen |
description |
Este artigo tem como propósito articular o uso de imagens, como sendo um dispositivo, para potencializar o pensamento quando se realiza o ato de pesquisar. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas filosóficas de Wittgenstein e Foucault. Estaremos no apoiando nas noções wittgensteinianas de forma de vida, jogos de linguagem, regras de significações, semelhanças de família e nas noções foucaultianas de poder-saber. Em seguida, realizamos a prática de olhar inspiradas pelas obras de Rodrigo Dias Pereira para então tecermos alguns entendimentos envolvendo a imagem como potência problematizadora para a pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T04:28:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222142 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5153 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992577 |
identifier_str_mv |
1982-5153 000992577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 2 (2015), p. 107-122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222142/2/000992577.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222142/1/000992577.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
647fa4ff273d5ebeb59409860906e5aa b3c2b7584aca6ba82a0c3033af70673b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020530229248 |