O movimento Escola sem Partido na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Leonardi de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201931
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a opinião dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação a respeito das possíveis implicações sobre a democracia e a autonomia universitária que teriam os Projetos de Lei inspirados no Movimento Escola Sem Partido (MESP), caso aprovados. Para tanto, o presente estudo, de natureza exploratória,analisou os fundamentos que substanciam as propostas do MESP, bem como os Projetos de Lei 867/015 e 193/2016, nele inspirados. Para saber qual a opinião dos servidores sobre o conteúdo substantivo do MESP, dos referidos projetos e das possíveis implicações que podem trazer para a UFRGS, utilizou-se de um questionário como instrumento de coleta específico, o Google Forms. Foi possível concluir da pesquisa que, segundo os pesquisados, a aprovação de tais Projetos de Lei poderia impactar negativamente no processo democrático da instituição e teriam interferência direta em suas atividades profissionais. Ademais, foi possível inferir que as premissas da universidade em busca de uma sociedade mais justa e democrática sofreriam possível impacto negativo.A partir do que foi obtido, faz-se necessário uma pesquisa mais ampla a respeito do assunto.
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