Desonestidade acadêmica e profissional : avaliação das percepções de estudantes de Administração e Contabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33371 |
Resumo: | Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes de Instituições de Ensino gaúchas que examinou as percepções acerca da desonestidade nas salas de aula e no contexto de trabalho. A pesquisa teve como base um artigo americano, portanto os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os mesmos, porém traduzidos. Os dados foram coletados de estudantes da graduação de 15 Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul e separados em diversos grupos para serem analisados de acordo com os seus respectivos cursos, sexos, idades, dentre outros. Os resultados demonstraram que a “cola” é uma atividade comum dentro das Instituições de Ensino, mesmo que a maioria dos estudantes tema uma possível punição. Um número bastante elevado de alunos considera que a “cola” é socialmente aceitável e um ato não antiético. Alguns dos grupos analisados se destacaram por apresentarem padrões éticos significantemente elevados, destaque para as mulheres frente aos homens, aos estudantes de contabilidade frente aos estudantes de administração e aos maiores de 25 anos frente aos alunos com até 25 anos, que obtiveram todas as médias de respostas significantes para o estudo superiores às médias dos grupos a que estavam sendo comparados. Quando abordados para avaliarem as percepções éticas a respeito de comportamentos na Instituição de Ensino e no ambiente de trabalho, os estudantes concordaram que as atitudes relacionadas ao âmbito profissional são mais severamente desonestas. |
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