Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29766 |
Resumo: | O setor bancário brasileiro é altamente competitivo e tem passado por grandes transformações nos últimos anos, como incorporações e fusões. Para acompanhar o ritmo e garantir sua sobrevivência, os bancos têm investido pesado em Tecnologia da Informação. Alguns desses investimentos são feitos em Sistemas de Apoio à Decisão. Um desses recursos é o Data Warehouse, que é o núcleo dos Sistemas de Informações Gerenciais e apoio à decisão, sendo um grande repositório que armazena informações de vários sistemas. Como ele está em uma área estratégica para o banco, ele precisa ter qualidade e esse é o objetivo desse trabalho, analisar a qualidade da informação de um Data Warehouse utilizado no modelo de gestão de negócios de um banco múltiplo brasileiro. Para isso, esse estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação de questionários aos desenvolvedores do sistema, para verificar quais das 15 dimensões da qualidade da informação eles consideravam mais importante para o sistema. A outra etapa foi a aplicação de um segundo questionário aos usuários do sistema, com sentenças relativas às dimensões, para que os usuários atribuíssem notas de acordo com suas opiniões. As dimensões foram analisadas de forma separada e depois ordenadas e os resultados entre os dois questionários foram comparados entre si. O resultado mostrou que os usuários consideram que a informação do sistema é aplicável e relevante para as suas tarefas. Em contrapartida, foi verificado que os usuários não consideram a informação completa e exata o suficiente, afetando também a facilidade de entendimento. |
id |
UFRGS-2_de87500882b762b95d675c5e222efd0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29766 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Elsenbruch Neto, Henrique CarlosJanissek-Muniz, RaquelSteffanello, Marinês2011-06-28T06:00:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/29766000772470O setor bancário brasileiro é altamente competitivo e tem passado por grandes transformações nos últimos anos, como incorporações e fusões. Para acompanhar o ritmo e garantir sua sobrevivência, os bancos têm investido pesado em Tecnologia da Informação. Alguns desses investimentos são feitos em Sistemas de Apoio à Decisão. Um desses recursos é o Data Warehouse, que é o núcleo dos Sistemas de Informações Gerenciais e apoio à decisão, sendo um grande repositório que armazena informações de vários sistemas. Como ele está em uma área estratégica para o banco, ele precisa ter qualidade e esse é o objetivo desse trabalho, analisar a qualidade da informação de um Data Warehouse utilizado no modelo de gestão de negócios de um banco múltiplo brasileiro. Para isso, esse estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação de questionários aos desenvolvedores do sistema, para verificar quais das 15 dimensões da qualidade da informação eles consideravam mais importante para o sistema. A outra etapa foi a aplicação de um segundo questionário aos usuários do sistema, com sentenças relativas às dimensões, para que os usuários atribuíssem notas de acordo com suas opiniões. As dimensões foram analisadas de forma separada e depois ordenadas e os resultados entre os dois questionários foram comparados entre si. O resultado mostrou que os usuários consideram que a informação do sistema é aplicável e relevante para as suas tarefas. Em contrapartida, foi verificado que os usuários não consideram a informação completa e exata o suficiente, afetando também a facilidade de entendimento.application/pdfporTecnologia da informaçãoSistemas de apoio a decisaoSetor bancárioQualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000772470.pdf000772470.pdfTexto completoapplication/pdf826525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29766/1/000772470.pdf9eae861da49317f42a80fefc4b8d8fffMD51TEXT000772470.pdf.txt000772470.pdf.txtExtracted Texttext/plain87123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29766/2/000772470.pdf.txt1402af128bc430fd524a68c92b65de1bMD52THUMBNAIL000772470.pdf.jpg000772470.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29766/3/000772470.pdf.jpgf75b578968d2ed1b4534b9db0900ab49MD5310183/297662018-10-09 09:21:54.718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29766Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:21:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
title |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
spellingShingle |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional Elsenbruch Neto, Henrique Carlos Tecnologia da informação Sistemas de apoio a decisao Setor bancário |
title_short |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
title_full |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
title_fullStr |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
title_full_unstemmed |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
title_sort |
Qualidade da informação de um Data Warehouse em um banco múltiplo nacional |
author |
Elsenbruch Neto, Henrique Carlos |
author_facet |
Elsenbruch Neto, Henrique Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elsenbruch Neto, Henrique Carlos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Janissek-Muniz, Raquel |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Steffanello, Marinês |
contributor_str_mv |
Janissek-Muniz, Raquel Steffanello, Marinês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Sistemas de apoio a decisao Setor bancário |
topic |
Tecnologia da informação Sistemas de apoio a decisao Setor bancário |
description |
O setor bancário brasileiro é altamente competitivo e tem passado por grandes transformações nos últimos anos, como incorporações e fusões. Para acompanhar o ritmo e garantir sua sobrevivência, os bancos têm investido pesado em Tecnologia da Informação. Alguns desses investimentos são feitos em Sistemas de Apoio à Decisão. Um desses recursos é o Data Warehouse, que é o núcleo dos Sistemas de Informações Gerenciais e apoio à decisão, sendo um grande repositório que armazena informações de vários sistemas. Como ele está em uma área estratégica para o banco, ele precisa ter qualidade e esse é o objetivo desse trabalho, analisar a qualidade da informação de um Data Warehouse utilizado no modelo de gestão de negócios de um banco múltiplo brasileiro. Para isso, esse estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação de questionários aos desenvolvedores do sistema, para verificar quais das 15 dimensões da qualidade da informação eles consideravam mais importante para o sistema. A outra etapa foi a aplicação de um segundo questionário aos usuários do sistema, com sentenças relativas às dimensões, para que os usuários atribuíssem notas de acordo com suas opiniões. As dimensões foram analisadas de forma separada e depois ordenadas e os resultados entre os dois questionários foram comparados entre si. O resultado mostrou que os usuários consideram que a informação do sistema é aplicável e relevante para as suas tarefas. Em contrapartida, foi verificado que os usuários não consideram a informação completa e exata o suficiente, afetando também a facilidade de entendimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29766 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772470 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29766 |
identifier_str_mv |
000772470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29766/1/000772470.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29766/2/000772470.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29766/3/000772470.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9eae861da49317f42a80fefc4b8d8fff 1402af128bc430fd524a68c92b65de1b f75b578968d2ed1b4534b9db0900ab49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224410499121152 |