Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35337 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva. |
id |
UFRGS-2_dee550daafb242a75922406f00dd3784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35337 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rilho, Lucas SulzbachCollares, Darli2011-12-10T01:20:11Z2011http://hdl.handle.net/10183/35337000794428O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva.application/pdfporLivros didaticosAulas práticas em Ciências : análise de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794428.pdf.txt000794428.pdf.txtExtracted Texttext/plain38823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/2/000794428.pdf.txt23a183b130868876906325a20380f682MD52ORIGINAL000794428.pdf000794428.pdfTexto completoapplication/pdf727305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/1/000794428.pdfee30bdee77ec9bd2aae7053a9d5f593bMD51THUMBNAIL000794428.pdf.jpg000794428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/3/000794428.pdf.jpg2ebb87f159d91b93a3499863292e172dMD5310183/353372018-10-08 09:14:50.88oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:14:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
title |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
spellingShingle |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos Rilho, Lucas Sulzbach Livros didaticos |
title_short |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
title_full |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
title_fullStr |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
title_sort |
Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos |
author |
Rilho, Lucas Sulzbach |
author_facet |
Rilho, Lucas Sulzbach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rilho, Lucas Sulzbach |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didaticos |
topic |
Livros didaticos |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-10T01:20:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35337 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35337 |
identifier_str_mv |
000794428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/2/000794428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/1/000794428.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/3/000794428.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23a183b130868876906325a20380f682 ee30bdee77ec9bd2aae7053a9d5f593b 2ebb87f159d91b93a3499863292e172d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224418987343872 |