Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rilho, Lucas Sulzbach
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35337
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva.
id UFRGS-2_dee550daafb242a75922406f00dd3784
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35337
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rilho, Lucas SulzbachCollares, Darli2011-12-10T01:20:11Z2011http://hdl.handle.net/10183/35337000794428O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva.application/pdfporLivros didaticosAulas práticas em Ciências : análise de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794428.pdf.txt000794428.pdf.txtExtracted Texttext/plain38823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/2/000794428.pdf.txt23a183b130868876906325a20380f682MD52ORIGINAL000794428.pdf000794428.pdfTexto completoapplication/pdf727305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/1/000794428.pdfee30bdee77ec9bd2aae7053a9d5f593bMD51THUMBNAIL000794428.pdf.jpg000794428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/3/000794428.pdf.jpg2ebb87f159d91b93a3499863292e172dMD5310183/353372018-10-08 09:14:50.88oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:14:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
title Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
spellingShingle Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
Rilho, Lucas Sulzbach
Livros didaticos
title_short Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
title_full Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
title_fullStr Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
title_full_unstemmed Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
title_sort Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
author Rilho, Lucas Sulzbach
author_facet Rilho, Lucas Sulzbach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rilho, Lucas Sulzbach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
topic Livros didaticos
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-10T01:20:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35337
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794428
url http://hdl.handle.net/10183/35337
identifier_str_mv 000794428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/2/000794428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/1/000794428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35337/3/000794428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23a183b130868876906325a20380f682
ee30bdee77ec9bd2aae7053a9d5f593b
2ebb87f159d91b93a3499863292e172d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224418987343872