Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Juliana Letícia Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115795
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET). O local da pesquisa foi selecionado por ser uma escola da rede municipal de Porto Alegre que além de estar aberta à pesquisa, tem em seu currículo o ensino de música. A pesquisa busca contribuir com a discussão sobre a Educação Musical na organização curricular; a importância do ensino de música e suas contribuições no contexto da EJA a partir da perspectiva dos envolvidos: alunos, docente, equipe diretiva. O estudo se configura como estudo de caso e as seguintes estratégias metodológicas foram adotadas: observações, entrevistas com a professora, alunas e alunos do grupo pesquisado e questionários para a equipe diretiva e coordenação pedagógica. O eixo central da análise organiza-se principalmente através de entrevistas com a professora, alunos e aluna. As análises se inspiraram em apontamentos sobre dialogismo de Mikhail Bakhtin e em autores específicos da área de Educação Musical. Com base na análise realizada, é possível afirmar que, no contexto pesquisado, o ensino de música é reconhecido como parte do desenvolvimento integral do sujeito da EJA, sendo que o ensino de música para estes tem uma base comum o prazer/lazer/diversão e concomitantemente é reconhecido como promotor de ensino/aprendizados musicais específicos, ensino/aprendizados múltiplos e sociais.
id UFRGS-2_def5a98491da17cfa8b0049881d447fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115795
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rangel, Juliana Letícia CardosoAlves, Evandro2015-05-05T01:58:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/115795000954083O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET). O local da pesquisa foi selecionado por ser uma escola da rede municipal de Porto Alegre que além de estar aberta à pesquisa, tem em seu currículo o ensino de música. A pesquisa busca contribuir com a discussão sobre a Educação Musical na organização curricular; a importância do ensino de música e suas contribuições no contexto da EJA a partir da perspectiva dos envolvidos: alunos, docente, equipe diretiva. O estudo se configura como estudo de caso e as seguintes estratégias metodológicas foram adotadas: observações, entrevistas com a professora, alunas e alunos do grupo pesquisado e questionários para a equipe diretiva e coordenação pedagógica. O eixo central da análise organiza-se principalmente através de entrevistas com a professora, alunos e aluna. As análises se inspiraram em apontamentos sobre dialogismo de Mikhail Bakhtin e em autores específicos da área de Educação Musical. Com base na análise realizada, é possível afirmar que, no contexto pesquisado, o ensino de música é reconhecido como parte do desenvolvimento integral do sujeito da EJA, sendo que o ensino de música para estes tem uma base comum o prazer/lazer/diversão e concomitantemente é reconhecido como promotor de ensino/aprendizados musicais específicos, ensino/aprendizados múltiplos e sociais.The present work is the result of a qualitative research conducted at the Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET). The research site was selected because it is a municipal school at Porto Alegre that, besides being open to research, has music teaching in its curriculum. The research aims at contributing to the discussion on Music Education in the curricular organization; the importance of music teaching and its contributions in the context of youth and adult education from the perspective of those involved. Observations, interviews with the Teacher and students from the researched group and questionnaires to the board of directors and pedagogical coordination were adopted as methodological strategies for this study of case. The core of the analysis is organized mainly through interviews with the teacher and students. The analyzes were inspired by notes on dialogism of Mikhail Bakhtin and in specific authors of Music Education. Based on the realized analysis it is possible to affirm that in the context researched, music education is recognized as part of the overall development of the individual of youth and adult education as, to them, it has a common basis: pleasure/leisure/entertainment and concurrently it is recognized as a promoter of specific musical teaching/learning and multiple and social teaching/learning.application/pdfporEducação de jovens e adultosMúsicaEducação musicalMusic educationMusic teachingYouth and adult educationCurriculumConsonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954083.pdf000954083.pdfTexto completoapplication/pdf909297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115795/1/000954083.pdfe4145cfe98c4844dfdca4fb59409c2e6MD51TEXT000954083.pdf.txt000954083.pdf.txtExtracted Texttext/plain127879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115795/2/000954083.pdf.txt86d449d772e32ebaafe14cf2224dc144MD52THUMBNAIL000954083.pdf.jpg000954083.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115795/3/000954083.pdf.jpg2178bb050ecf22523e8544a8127e3a9bMD5310183/1157952018-10-22 07:42:45.107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115795Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
title Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
spellingShingle Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
Rangel, Juliana Letícia Cardoso
Educação de jovens e adultos
Música
Educação musical
Music education
Music teaching
Youth and adult education
Curriculum
title_short Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
title_full Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
title_fullStr Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
title_full_unstemmed Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
title_sort Consonâncias e dissonâncias do ensino de música no currículo da EJA : uma experiência do CMET Paulo Freire
author Rangel, Juliana Letícia Cardoso
author_facet Rangel, Juliana Letícia Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Juliana Letícia Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Música
Educação musical
topic Educação de jovens e adultos
Música
Educação musical
Music education
Music teaching
Youth and adult education
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Music education
Music teaching
Youth and adult education
Curriculum
description O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET). O local da pesquisa foi selecionado por ser uma escola da rede municipal de Porto Alegre que além de estar aberta à pesquisa, tem em seu currículo o ensino de música. A pesquisa busca contribuir com a discussão sobre a Educação Musical na organização curricular; a importância do ensino de música e suas contribuições no contexto da EJA a partir da perspectiva dos envolvidos: alunos, docente, equipe diretiva. O estudo se configura como estudo de caso e as seguintes estratégias metodológicas foram adotadas: observações, entrevistas com a professora, alunas e alunos do grupo pesquisado e questionários para a equipe diretiva e coordenação pedagógica. O eixo central da análise organiza-se principalmente através de entrevistas com a professora, alunos e aluna. As análises se inspiraram em apontamentos sobre dialogismo de Mikhail Bakhtin e em autores específicos da área de Educação Musical. Com base na análise realizada, é possível afirmar que, no contexto pesquisado, o ensino de música é reconhecido como parte do desenvolvimento integral do sujeito da EJA, sendo que o ensino de música para estes tem uma base comum o prazer/lazer/diversão e concomitantemente é reconhecido como promotor de ensino/aprendizados musicais específicos, ensino/aprendizados múltiplos e sociais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954083
url http://hdl.handle.net/10183/115795
identifier_str_mv 000954083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115795/1/000954083.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115795/2/000954083.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115795/3/000954083.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e4145cfe98c4844dfdca4fb59409c2e6
86d449d772e32ebaafe14cf2224dc144
2178bb050ecf22523e8544a8127e3a9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483955015680