Agrupamento de funcionários baseado no Big Five Model em uma franquia de academias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anderson Bertarello
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249779
Resumo: O aumento da concorrência especialmente no setor de serviços faz com que as empresas procurem melhores práticas gerenciais. Nesse contexto, técnicas de clusterização vêm ganhando espaço para identificar ações que se adequem melhor aos perfis dos colaboradores. Além disso, técnicas da Psicologia Pessoal, especialmente a área de análise de personalidade tem ampla aplicação em estudos e empresas. O presente artigo aborda a clusterização por k-means e Fuzzy C-Means, avaliados através do Silhouette Index (SI), além da análise de componentes principais das amostras em uma loja de uma franquia de academia. As amostras foram caracterizadas tanto por características sociodemográficas e sua relação com a empresa, bem como seus escores nos testes de personalidade baseados no Five Factors Model (FFM). Os resultados indicam a formação dois grupos que se diferenciam especialmente em idade, tempo de empresa, salário e cargo, além de acompanhar os maiores escores no FFM. Os clusters formados foram analisados gerencialmente, possibilitando a proposição de ações para cada grupo.
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