Psychometric properties of Social Rhythm Metric in regular shift employees

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimitt, Regina Lopes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zanetti, Talita, Mayer, Mayara, Koplin, Cristiane, Guarienti, Fabiana Amaral, Hidalgo, Maria Paz Loayza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30457
Resumo: Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas da Escala de Ritmo Social e apresentar o algoritmo para cálculo dos escores em trabalhadores de turno regular. Método: Este estudo tem delineamento transversal. A escala Escala de Ritmo Social, que afere a regularidade de atividades diárias, foi aplicada durante nove dias, em 145 trabalhadores de turno regular, ambos os sexos, 27,6% sexo masculino e 72,4% sexo feminino, com idades entre 18 e 60 anos, média = 36,1 (sd = 9,87). A análise da diferença entre as médias foi realizada por meio do teste t de Student para amostras independentes e ANOVA. A análise fatorial foi realizada por meio de análise de componentes principais; a confiabilidade foi analisada através da correlação de Spearman. Resultados: O teste t de Student não revelou diferença significativa entre os sexos para o Índice de Regularidade de Atividades (t = 0,60; p = 0,55) e para o Escore do Total de Atividades (t = 0,67; p = 0,95). Os escores apresentaram uma distribuição gaussiana na amostra estudada. A análise fatorial mostrou que a escala se agrupa em três componentes, o primeiro deles composto pelas atividades mais impositivas e imprescindíveis para a sobrevivência; o segundo relacionado a trabalho e lazer, e o terceiro o das atividades às quais as pessoas podem frequentemente dispensar sem prejuízo de sua sobrevivência. Discussão: Esta versão permite aferição de um importante zeitgeber em humanos, contribuindo para próximos estudos nos quais possa ser avaliado o papel determinante do ritmo social. Conclusão: A Escala de Ritmo Social apresenta validade de conteúdo e boa fidedignidade teste-reteste.
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