Uma experiência com a técnica Delfi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1980 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234413 |
Resumo: | A Técnica Delfi é um processo de planejamento que pode ser utilizada para colher as opiniões de pessoas que participam do processo decisório para planejamento educacional, político, econômico, administrativo ... , de maneira a eliminar as pressões psicológicas do grupo sobre o inldivíduo, o que freqüentemente ocorre em reuniões. Organiza-se questionários, sendo que o primeiro é composto de perguntas sobre o futuro como é percebido pelos envolvidos, a respeito de uma determinada área. A partir deste levantamento, compõem-se questionários subseqüentes, onde são atribuídos graus de valor a cada ítem, de forma a hierarquizar a importância do mesmo em relação aos demais. Este procedimento conduz, gradualmente, a um consenso cada vez mais preciso até que se alcance um grau satisfatório de concordâncias, o que se obtém com a tabulação dos resultados. Assim, os participantes têm a oportunidade de refletir profundamente sobre o assunto em pauta, antes de emitir sua opinião, a qual estará livre de pressões por ser anônima e implicará num engajamento na busca de uma solução. A técnica Delfi é de grande valor em planejamento a longo prazo e na busca de soluções alternativas, permitindo também que o parecer da minoria seja considerado, desde que bem fundamentado. Este artigo descreve o uso desta técnica no curso de planejamento em pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde os alunos de pós-graduação a utilizaram na avaliação do progresso educacional brasileiro nos próximos 50 anos. |
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