Humanização da assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194314 |
Resumo: | Objetivo: investigar produções científicas acerca da humanização da assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal, publicadas em bases de dados científicas. Método: revisão sistemática de abordagem qualitativa acerca da humanização da assistência de enfermagem com pais em unidade de terapia intensiva neonatal. A análise de dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: emergiram três categorias: Percepção dos pais sobre o cuidado prestado na unidade de terapia intensiva neonatal; Humanização nas relações entre pais e equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva neonatal e Percepção dos pais sobre o cuidado prestado na unidade de terapia intensiva neonatal. Conclusões: ficou evidente a necessidade de educação permanente da equipe assistencial na unidade de terapia intensiva neonatal. Além de oferecer mais subsídios aos trabalhadores, os hospitais vêm qualificando os profissionais com o objetivo de tornar suas práticas assistenciais com foco no paciente e seus familiares mais humanas e reflexivas. |
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Riegel, FernandoSiqueira, Diego SilveiraOliveira, Beatriz dePredebon, Caroline Maier2019-05-17T02:38:31Z20142238-7234http://hdl.handle.net/10183/194314000981483Objetivo: investigar produções científicas acerca da humanização da assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal, publicadas em bases de dados científicas. Método: revisão sistemática de abordagem qualitativa acerca da humanização da assistência de enfermagem com pais em unidade de terapia intensiva neonatal. A análise de dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: emergiram três categorias: Percepção dos pais sobre o cuidado prestado na unidade de terapia intensiva neonatal; Humanização nas relações entre pais e equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva neonatal e Percepção dos pais sobre o cuidado prestado na unidade de terapia intensiva neonatal. Conclusões: ficou evidente a necessidade de educação permanente da equipe assistencial na unidade de terapia intensiva neonatal. Além de oferecer mais subsídios aos trabalhadores, os hospitais vêm qualificando os profissionais com o objetivo de tornar suas práticas assistenciais com foco no paciente e seus familiares mais humanas e reflexivas.Objective: to investigate scientific productions on humanization of nursing care in the neonatal intensive care unit, published in scientific databases. Methods: a systematic review of qualitative approach on humanization of nursing care with parents in the neonatal intensive care unit. Data analysis was performed based on the content analysis proposed by Bardin. Results: three categories emerged: Perceptions of parents on the care provided in the neonatal intensive care; Humanization in relations between parents and nursing staff in the neonatal intensive care unit and perception of parents about the care provided in the neonatal intensive care unit. Conclusions: it was evident the need for continuing education of health care staff in the neonatal intensive care unit. Besides offering more subsidies to workers, hospitals have qualifying professionals with the goal of making their healthcare practices with a focus on the patient and their family more humane and reflective.Objetivo: investigar la producción científica sobre humanización de la atención de enfermería en la unidad de cuidados intensivos neonatales, publicado en bases de datos científicas. Métodos: revisión sistemática de enfoque cualitativo en la humanización de la atención de enfermería con los padres en la unidad de cuidados intensivos neonatales. Se realizó el análisis de datos a partir del análisis de contenido propuesto por Bardin. Resultados: tres categorías surgieron: Percepciones de los padres sobre la atención recibida en el cuidado intensivo neonatal; La humanización de las relaciones entre los padres y el personal de enfermería en la unidad de cuidados intensivos neonatales y la percepción de los padres sobre la atención recibida en la unidad de cuidados intensivos neonatales. Conclusiones: se evidenció la necesidad de la formación continua del personal de salud en la unidad de cuidados intensivos neonatales. Además de ofrecer más subsidios a los trabajadores, los hospitales cuentan con profesionales que califiquen con el objetivo de hacer sus prácticas de salud con un enfoque en el paciente y su familia más humano y reflexivo.application/pdfporREUFPI: Revista de enfermagem da UFPI. Teresina. Vol. 3, n. 2 (abr./jun. 2014), p. 98-102.Unidades de terapia intensiva neonatalHumanização da assistênciaCuidados de enfermagemHumanization of assistanceIntensive care units neonatalParentsNursingHumanización de la atenciónUnidades de cuidado intensivo neonatalPadresEnfermeríaHumanização da assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatalHumanization nursing care in neonatal intensive care unit Humanizacion cuidados de enfermería en la unidad de cuidados intensivos neonatal info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000981483.pdf.txt000981483.pdf.txtExtracted Texttext/plain19255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194314/2/000981483.pdf.txt7d5f0aa010aceac821d63742847b07d2MD52ORIGINAL000981483.pdfTexto completoapplication/pdf325523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194314/1/000981483.pdf649f56c168a485108bf317dcd89ac829MD5110183/1943142021-05-07 05:01:04.839101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194314Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:01:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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