Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Basso, Fabiane Puntel
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169552
Resumo: Esse texto traz o relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no estágio de linguagem do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), especialmente relacionado ao trabalho realizado com pacientes com Transtornos Específicos de Aprendizagem. Buscou-se mostrar quais os procedimentos utilizados no estágio, seguindo uma abordagem neuropsicológica. As intervenções são baseadas em evidências científicas atuais, focalizando nas habilidades de processamento fonológico e princípio alfabético, assim como na estimulação combinada em várias habilidades, dependendo do caso. A abordagem de resposta à intervenção (Response to intervention – RTI) é apresentada como sendo importante para o diagnóstico e adequação do processo terapêutico. Por fim, são abordadas as competências esperadas do estudante com a participação no estágio e evidencia-se a importância da clínica escola na formação do futuro profissional da fonoaudiologia.
id UFRGS-2_df8c64ad9ca89e1868ebc44d94c96b21
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salles, Jerusa Fumagalli deBasso, Fabiane Puntel2017-10-18T05:37:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/169552001051307Esse texto traz o relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no estágio de linguagem do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), especialmente relacionado ao trabalho realizado com pacientes com Transtornos Específicos de Aprendizagem. Buscou-se mostrar quais os procedimentos utilizados no estágio, seguindo uma abordagem neuropsicológica. As intervenções são baseadas em evidências científicas atuais, focalizando nas habilidades de processamento fonológico e princípio alfabético, assim como na estimulação combinada em várias habilidades, dependendo do caso. A abordagem de resposta à intervenção (Response to intervention – RTI) é apresentada como sendo importante para o diagnóstico e adequação do processo terapêutico. Por fim, são abordadas as competências esperadas do estudante com a participação no estágio e evidencia-se a importância da clínica escola na formação do futuro profissional da fonoaudiologia.application/pdfporNavas, Ana Luiza Gomes Pinto . . [et al.] (orgs.). Guia de boas práticas : do diagnóstico à intervenção de pessoas com transtornos específicos de aprendizagem [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : Instituto ABCD, 2017. p. 83-88, capítulo 14FonoaudiologiaFormação profissionalNeuropsicologiaRelato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051307.pdf001051307.pdfCapítuloapplication/pdf304408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169552/1/001051307.pdf705175ec254a68af39bf4c6b09ced32dMD51TEXT001051307.pdf.txt001051307.pdf.txtExtracted Texttext/plain32992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169552/2/001051307.pdf.txt8ec3a4a652b68e9da31ace8cc6552e1bMD52THUMBNAIL001051307.pdf.jpg001051307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169552/3/001051307.pdf.jpg234db99c094cffd564d0ad8fd8b563b2MD5310183/1695522023-01-05 06:07:41.199244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:07:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
title Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
spellingShingle Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
Salles, Jerusa Fumagalli de
Fonoaudiologia
Formação profissional
Neuropsicologia
title_short Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
title_full Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
title_fullStr Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
title_full_unstemmed Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
title_sort Relato do processo de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem no contexto de estágio de linguagem do curso de fonoaudiologia da UFRGS
author Salles, Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles, Jerusa Fumagalli de
Basso, Fabiane Puntel
author_role author
author2 Basso, Fabiane Puntel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Basso, Fabiane Puntel
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Formação profissional
Neuropsicologia
topic Fonoaudiologia
Formação profissional
Neuropsicologia
description Esse texto traz o relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no estágio de linguagem do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), especialmente relacionado ao trabalho realizado com pacientes com Transtornos Específicos de Aprendizagem. Buscou-se mostrar quais os procedimentos utilizados no estágio, seguindo uma abordagem neuropsicológica. As intervenções são baseadas em evidências científicas atuais, focalizando nas habilidades de processamento fonológico e princípio alfabético, assim como na estimulação combinada em várias habilidades, dependendo do caso. A abordagem de resposta à intervenção (Response to intervention – RTI) é apresentada como sendo importante para o diagnóstico e adequação do processo terapêutico. Por fim, são abordadas as competências esperadas do estudante com a participação no estágio e evidencia-se a importância da clínica escola na formação do futuro profissional da fonoaudiologia.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:37:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051307
url http://hdl.handle.net/10183/169552
identifier_str_mv 001051307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Navas, Ana Luiza Gomes Pinto . . [et al.] (orgs.). Guia de boas práticas : do diagnóstico à intervenção de pessoas com transtornos específicos de aprendizagem [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : Instituto ABCD, 2017. p. 83-88, capítulo 14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169552/1/001051307.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169552/2/001051307.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169552/3/001051307.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 705175ec254a68af39bf4c6b09ced32d
8ec3a4a652b68e9da31ace8cc6552e1b
234db99c094cffd564d0ad8fd8b563b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224930874884096