Processo de enfermagem na pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre : a prática das enfermeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canella, Thais Odorizi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107847
Resumo: O Processo de Enfermagem é o instrumento através do qual se estruturam as bases teóricas da profissão; confere identidade à prática profissional das enfermeiras e contribui para a construção do conhecimento na área de enfermagem. O presente estudo tem por objetivo verificar se os registros da anamnese e exame físico, realizado pelas enfermeiras, das Unidades de Internação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, estão conforme o preconizado pela instituição. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, do tipo descritiva. A coleta de dados foi feita através da leitura dos prontuários e anotações no instrumento de coleta, de dez prontuários de crianças hospitalizadas na Pediatria do HCPA, as quais foram submetidas ao Processo de Enfermagem e estavam internadas há pelo menos cinco dias. Para a análise dos dados obtidos foi utilizada a Análise de Conteúdo Manifesto. Na pré-análise, os dados foram organizados em unidades de registros e de contexto. Na fase exploratória foi conduzida uma análise vertical e uma análise horizontal. Por último, na terceira fase, esses resultados foram interpretados à luz da literatura específica, para que fosse possível aplicar o que foi definido na fase anterior. O projeto do Trabalho de Conclusão de Curso foi aprovado inicialmente pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFRGS, sendo posteriormente aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HCPA. A pesquisa revelou quais etapas são registradas e quais são os itens contemplados em cada etapa. Mostrou também os dados que deixaram de ser registrados. Foram muitos os dados omitidos frente a isto, sugere-se uma reavaliação desse instrumento, por tratar-se de uma ferramenta de extrema importância para a avaliação do paciente pediátrico.
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